Discurso durante a 96ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações a respeito do protagonismo de Renan Calheiros, Presidente do Senado Federal, no cenário político brasileiro e responsabilidade que deve ter nas decisões que concernem à relação institucional com os demais poderes.

Autor
Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Ana Amélia de Lemos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO:
  • Considerações a respeito do protagonismo de Renan Calheiros, Presidente do Senado Federal, no cenário político brasileiro e responsabilidade que deve ter nas decisões que concernem à relação institucional com os demais poderes.
Publicação
Publicação no DSF de 16/06/2016 - Página 22
Assunto
Outros > SENADO
Indexação
  • COMENTARIO, NECESSIDADE, RESPONSABILIDADE, RENAN CALHEIROS, PRESIDENTE, SENADO, INFORMAÇÃO, POPULAÇÃO, PROGRAMA MAIS MEDICOS, REGISTRO, IMPORTANCIA, RESPEITO, SEPARAÇÃO, PODERES CONSTITUCIONAIS, ENFASE, APRECIAÇÃO, ADMISSIBILIDADE, PEDIDO, IMPEACHMENT, AUTORIDADE PUBLICA.

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS. Sem revisão da oradora.) - Queria apenas fazer dois registros. Em relação a essa questão, Presidente Renan Calheiros, também destacando o seu protagonismo nessa questão levantada pelo Senador Randolfe Rodrigues, nesta crise que estamos vivendo - que é uma crise política aguda, uma crise social e econômica sem precedentes, com muitos milhões de desempregados -, lideranças, sem a responsabilidade adequada, neste momento, em vez de ajudarem a tranquilizar o País, estão fomentando, através, eu diria, de um terrorismo verbal, ao anunciar coisas que não vão acontecer, sem base ou sem informação segura sobre um programa como esse. São aquelas mentiras que se espalham para tentar exatamente imobilizar ainda mais o País. E aí não entro no mérito nem faço juízo de valor do Governo que está hoje no comando do País. Estou apenas falando, porque temos a experiência dessa, digamos, ação negativa que não ajuda o nosso País.

    Quanto às decisões e às posições de V. Exª na relação institucional com os demais poderes, parece-me absolutamente oportuno o que V. Exª já fez em relação aos pedidos que envolvem o Procurador-Geral da República, arquivando os pedidos. Tenho a certeza, Senador Renan Calheiros, pela atitude tomada por V. Exª, quando o inusitado da solicitação que envolveu V. Exª, o ex-Presidente José Sarney e o Senador Romero Jucá, V. Exª, com a prudência de comandar uma instituição como o Senado Federal, não fomentou e não alimentou a ampliação da crise provocada pela determinação. Esse gesto de V. Exª foi extremamente relevante para que os fatos fossem seguindo nas instâncias devidas e o Supremo Tribunal Federal se manifestasse.

    Penso que esse caminho é muito importante. E, quanto maior for o cuidado de V. Exª em defender a instituição, mais nós Senadores estaremos abrigados pela responsabilidade que temos aqui, como representantes eleitos pelo povo, de estar defendendo a instituição do Senado Federal. Foi assim que fizemos quando cassamos o mandato do Senador Demóstenes Torres, foi assim que fizemos quando cassamos o mandato do Senador Delcídio do Amaral - e V. Exª é testemunha disso.

    Então, a nossa preocupação é que esse equilíbrio das instituições seja feito. E o gesto de V. Exª, certamente, poderá pautar também o comportamento das outras lideranças dos outros Poderes.

    Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/06/2016 - Página 22