Discurso durante a 96ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração dos 161 anos do aniversário de fundação do município de Tefé no estado do Amazonas.

Comentário a respeito da desnecessidade dos Senadores alertarem o Presidente em exercício, Michel Temer, sobre a prioridade que deve ser dada ao Programa Mais Médicos e ao Fundo de Financiamento Estudantil.

Autor
Omar Aziz (PSD - Partido Social Democrático/AM)
Nome completo: Omar José Abdel Aziz
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Comemoração dos 161 anos do aniversário de fundação do município de Tefé no estado do Amazonas.
GOVERNO FEDERAL:
  • Comentário a respeito da desnecessidade dos Senadores alertarem o Presidente em exercício, Michel Temer, sobre a prioridade que deve ser dada ao Programa Mais Médicos e ao Fundo de Financiamento Estudantil.
Publicação
Publicação no DSF de 16/06/2016 - Página 23
Assuntos
Outros > HOMENAGEM
Outros > GOVERNO FEDERAL
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, MUNICIPIO, TEFE (AM), ESTADO DO AMAZONAS (AM).
  • COMENTARIO, DESNECESSIDADE, AVISO, DESTINATARIO, MICHEL TEMER, PRESIDENTE DA REPUBLICA, INTERINO, ASSUNTO, PRIORIDADE, PROGRAMA MAIS MEDICOS, FUNDO DE FINANCIAMENTO AO ESTUDANTE DE ENSINO SUPERIOR (FIES), RESPONSABILIDADE, GOVERNO FEDERAL.

    O SR. OMAR AZIZ (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - AM. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, são duas questões que eu queria colocar para V. Exª e para o Plenário. Primeiro, hoje é aniversário de 161 anos de uma cidade muito importante no meu Estado, a cidade de Tefé, e eu estou aqui, encaminhando à Mesa uma moção de aplausos à cidade e aos tefeenses, que são uma população muito carinhosa.

    A segunda questão é a questão levantada pelo Senador Randolfe. Não é em nome da crise que o Presidente Michel Temer não tenha que dar prioridade à questão do Mais Médicos. Eu acho que não seria nem necessário o Senador Randolfe ou qualquer outro Senador aqui colocar essa prioridade. O Presidente Michel Temer tem assessoria para isso: tem Ministro da Casa Civil, tem secretário da instituição, tem outros Ministros aí que têm que mostrar para que é que vieram; não podem esperar que se crie o caos, que se crie a insegurança, que se crie uma série de coisas em relação ao Mais Médicos, para depois se tomar uma solução.

    Isso não só em relação ao Mais Médicos, mas em relação ao Fies também, que ontem, muito bem colocado aqui pelo Senador Otto Alencar, que se preocupou com essa questão, e é uma preocupação nossa, porque há milhares e milhares de estudantes agora, neste momento, com uma incerteza. E as prioridades do Governo têm que ser baseadas em três questões: saúde, educação e segurança. Aí, sim, baseado nisso, o Governo vai estar caminhando para a atividade-fim, para resolver os problemas.

    Por isso, Senador Randolfe, eu acho que V. Exª coloca aqui uma grande preocupação, e é louvável. Mas não é uma iniciativa nossa, é iniciativa do Governo.

    E o Presidente Michel Temer não pode ser alertado pelo Senado; ele que tem que tomar iniciativa juntamente com os Ministros que ele nomeou, para que ele possa tomar essas decisões e nós não chegarmos ao momento da insegurança com esses trabalhadores que estão atendendo milhões de brasileiros diariamente ao longo deste País todo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/06/2016 - Página 23