Fala da Presidência durante a 80ª Sessão de Premiações e Condecorações, no Senado Federal

Abertura da Sessão de Premiações e Condecorações destinada à entrega do Diploma José Ermínio de Moraes aos agraciados, Srs. Abilio Diniz, José Augusto Vieira e Jandir Milan.

Autor
Jorge Viana (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Jorge Ney Viana Macedo Neves
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Abertura da Sessão de Premiações e Condecorações destinada à entrega do Diploma José Ermínio de Moraes aos agraciados, Srs. Abilio Diniz, José Augusto Vieira e Jandir Milan.
Publicação
Publicação no DSF de 25/05/2016 - Página 4
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • ABERTURA, SESSÃO ESPECIAL, HOMENAGEM, OBJETIVO, ENTREGA, DIPLOMA, EMPRESARIO, DESTAQUE, ATIVIDADE ECONOMICA, ATIVIDADE INDUSTRIAL, CONTRIBUIÇÃO, CRESCIMENTO ECONOMICO, VALORIZAÇÃO, MEIO AMBIENTE, CULTURA, ECONOMIA NACIONAL.

    O SR. PRESIDENTE (Jorge Viana. Bloco Apoio Governo/PT - AC) - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

    Declaro aberta a sessão especial do Senado Federal destinada à entrega do Diploma José Ermírio de Moraes aos agraciados da sétima edição.

    O Diploma José Ermírio de Moraes, instituído pela Resolução nº 35, de 2009, é destinado a agraciar personalidades de destaque no setor da indústria que tenham oferecido contribuições relevantes à economia nacional, ao desenvolvimento sustentável e ao progresso do País.

    A apreciação leva o nome de um ícone do empreendedorismo brasileiro, José Ermírio. Filho de usineiros, nasceu no Engenho Santo Antônio, localizado em Nazaré da Mata, Estado de Pernambuco.

    Aos 25 anos, aceitou o convite do sogro para dirigir a Sociedade Anônima Votorantim. Sua gestão assegurou o desenvolvimento do Grupo Votorantim, que hoje vai da indústria têxtil à siderurgia, passando pela metalurgia, química, petroquímica, cimento, açúcar, papel e celulose. Construiu um legado ao lado da família Ermírio de Moraes. Tornou-se um exemplo de empresário, de líder, de brasileiro e de cidadão, sempre com muita dedicação e humildade em prol do desenvolvimento nacional e do crescimento do País.

    Agradecendo a presença dos Senadores que já me acompanham aqui na Mesa desta sessão, quero aproveitar para convidar para também compor a Mesa o Senador Ricardo Franco, para que possa nos dar a honra de estar presente. Peço licença ao Plenário para convidar uma figura muito querida, muito especial, um ícone também de toda a organização industrial do Brasil. Eu me refiro ao nosso ex-Senador, ex-governador e ex-Presidente da Confederação Nacional da Indústria, Albano Franco, que possa aqui nos dar o prazer da sua presença. (Palmas.)

    E, além do mais, eu tenho uma tendência porque sou um admirador e tenho uma amizade muito grande por ele, como todos nós. Estou do lado do Senador José Agripino, do Senador Eduardo Amorim e também do Senador Cidinho, que está aqui conosco.

    Dou as boas-vindas a todos.

    Temos aqui embaixadores. Quero cumprimentar o Embaixador de Portugal, que está aqui presente. É com satisfação, Sr. Francisco Ribeiro Telles. Minha família, além de enraizada no nosso País, tem origem também portuguesa; Deputado Federal Fabio Reis; Deputado Federal, no período de 2009 a 2011, José Carlos Machado; também ex-Governador e Deputado Federal Gilton Garcia; Gerente-Geral das Relações Governamentais do Grupo Votorantim, Sr. Lucelio de Moraes - bem-vindo, é um prazer tê-lo aqui -; também Gerente de Relações Trabalhistas e Sindicais do Grupo Votorantim, Sr. José Osório. Nós temos mais autoridades aqui, também o Secretário de Cultura de Sergipe está presente, Irineu Fontes.

    Composta a Mesa, vou pedir a todos que possam, em posição de respeito, ouvir o Hino Nacional. Depois faremos a leitura dos três agraciados nesta 7ª edição.

(Procede-se à execução do Hino Nacional.)

    O SR. PRESIDENTE (Jorge Viana. Bloco Apoio Governo/PT - AC) - Queria agradecer essa belíssima execução do Coral do Senado Federal.

    Ao mesmo tempo, queria agradecer a todos que ajudaram e ajudam na organização desta sessão.

    Faço o anúncio dos agraciados e após farei um pronunciamento em meu nome e do Presidente Renan, na sequência desta solenidade.

    Tenho a honra de anunciar os agraciados da 7ª Edição do Diploma José Ermírio de Moraes: Sr. Abilio Diniz, representado pelo Sr. Fábio Varella;

    Sr. Jandir José Milan e o Sr. José Augusto Vieira. Esses são os agraciados desta sétima edição.

    É com enorme satisfação que eu me dirijo a V. Sªs, cumprimentando todos os que participam desta sessão especial do Senado destinada à entrega do Diploma José Ermírio de Moraes.

    Tenho sempre repetido, minhas prezadas senhoras, meus prezados senhores, que o Senado Federal foi extremamente feliz ao tomar a iniciativa de instituir o referido diploma, em 30 de outubro de 2009, não apenas pelo reconhecimento que essa premiação permite que se faça a personagens da maior envergadura, mas também porque podemos aproveitar a oportunidade para refletir sobre a fundamental importância da atividade empreendedora para o progresso do País e, muito especialmente, para o bem-estar de nossa população.

    Estamos atravessando, como sabem todos que aqui se encontram, um momento muito delicado na vida nacional. E é exatamente nessas circunstâncias, nessas preocupantes circunstâncias que devemos valorizar o empreendedorismo. É nessas circunstâncias que se faz ainda mais indispensável a busca permanente de novas atividades produtivas e a vontade inabalável de realizar. Para isso, Srªs e Srs. Senadores, nada melhor do que buscarmos inspiração no trabalho desenvolvido por aqueles que não têm medo de empreender - e não têm medo de empreender, diga-se a bem da verdade, porque acreditam na resposta que será dada pela população brasileira na condição de cliente e consumidora de seus produtos e serviços.

    Os três notáveis brasileiros que hoje recebem o Diploma José Ermírio de Moraes são dignos representantes dessa estirpe de empreendedores que forjam a grandeza e o desenvolvimento do País. Nesta sétima premiação, o Diploma é entregue ao empresário Abilio Diniz, que forjou a grandeza do Grupo Pão de Açúcar de supermercados, integrou durante dez anos o Conselho Monetário Nacional e preside, atualmente, o Conselho de Administração da Brasil Foods, além de integrar o conselho mundial do Grupo Carrefour.

    Também recebe hoje o prêmio José Ermírio de Moraes o industrial Jandir Milan, proprietário das empresas Milanflex Indústria e Comércio de Móveis e Ábaco Tecnologia da Informação, e que preside com muita competência a Federação da Indústria do Estado de Mato Grosso.

    O terceiro agraciado desta sétima premiação é o empresário José Augusto Vieira, criador e condutor do pujante grupo Maratá, que atua nas áreas de alimento, fumo, embalagens, agropecuária, comércio e construção civil, além de se dedicar com grande entusiasmo ao setor da educação.

    A Resolução nº 35, de 2009, que instituiu o Diploma José Ermírio de Moraes, dispõe, no parágrafo único de seu art. 1º, que o Diploma é destinado a agraciar, abro aspas, "empresas ou empresários do setor da indústria que se destacaram na promoção do crescimento econômico mediante geração de emprego e renda e pela contribuição com os programas de responsabilidade, valorização ambiental, cultural social e econômica do País."

    Tenho a plena convicção, senhoras e senhores, de que nossos homenageados atendem com singular brilhantismo a esses requisitos. Ademais, há outro aspecto dessa premiação, que me deixa especialmente gratificado. Se um dos três empresários que hoje recebem o Diploma José Ermírio de Moraes representa o poderoso Estado de São Paulo, a verdade é que os outros dois ergueram gigantes na indústria nacional em unidades da Federação menos ricas e menos influentes. Refiro-me aos Estados do Mato Grosso e de Sergipe.

    Isso demonstra que o espírito empreendedor que se busca homenagear com o Diploma pode ser encontrado nos mais diversos pontos do País e não apenas nas regiões mais desenvolvidas economicamente. Aumenta nossa esperança de que, com o talento e dedicação de tantos realizadores, o Brasil saia rapidamente da crise em que estamos mergulhados.

    Quero, encerrando, na pessoa desse querido e bom brasileiro Albano Franco, agradecer a presença de todos e, mais uma vez, felicitar os agraciados com esse Diploma porque entendo, e expresso aqui, que é bem criteriosa a disputa aqui, no Senado Federal, de vários nomes que, certamente, são merecedores desse reconhecimento. No entanto, hoje, quero cumprimentar os três agraciados e agradecer a presença de todos

    Muito obrigado. (Palmas.)

    Vamos fazer a entrega dos Diplomas e, após, teremos algumas falas durante esta sessão especial.

    Passamos, então, à outorga do Diploma José Ermírio de Moraes, que será feita aqui, em frente à mesa.

    Convido o colega Senador José Agripino para fazer a entrega do Diploma ao Sr. Fábio Varella representante do agraciado Sr. Abilio Diniz.

    Só um pouquinho. Antes, eu queria apenas fazer uma breve leitura.

    A vida desse paulistano é marcada por diversas paixões. É um exímio administrador; é também empresário, apaixonado por esportes. Ao lado de seu pai, criou e desenvolveu o Grupo Varejista Pão de Açúcar. Atualmente, é Presidente do Conselho de Administração da Península Participações, do Conselho de Administração da BR Foods e membro dos Conselhos de Administração do Grupo Carrefour e Carrefour Brasil.

    Então, convido o Senador José Agripino para que faça, em nome, do Senado Federal, a entrega do Diploma ao Sr. Fábio Varella, que, neste ato, representa o agraciado, Sr. Abilio Diniz. (Pausa.)

(Procede-se à entrega da placa e o Diploma José Ermírio de Moraes ao Sr. Fábio Varella, representante do empresário Abilio Diniz.)

    O SR. PRESIDENTE (Jorge Viana. Bloco Apoio Governo/PT - AC) - Bem; agora, vamos à entrega do Diploma e da placa ao Sr. José Augusto Vieira.

    Quero fazer uma leitura muito breve sobre o Sr. José Augusto Vieira.

    Natural de Aracaju, viveu sua infância em Lagarto, Estado de Sergipe. Iniciou na atividade industrial com a implantação de uma unidade fabril de torrefação de café. Hoje, lidera a empresa Maratá, responsável por um conglomerado de empresas atuantes nos mais variados segmentos do mercado, tais como alimentos, agronegócio, descartáveis, embalagens plásticas, construção civil e exportação. Ressalte-se que parte dos resultados de suas indústrias é investido em projetos sociais por meio da Fundação José Augusto Vieira.

    Eu peço aos colegas Senadores Ricardo Franco e Eduardo Amorim que façam a entrega do Diploma e da placa, aqui na frente, ao Sr. José Augusto Vieira. (Palmas.)

(Procede-se à entrega da placa e o Diploma José Ermírio de Moraes ao Sr. José Augusto Vieira.)

    O SR. PRESIDENTE (Jorge Viana. Bloco Apoio Governo/PT - AC) - Eu queria, com satisfação, registrar a presença do nosso colega ex-Senador Efraim Morais, bem como do Deputado Efraim Filho, que nos dão a honra das suas presenças.

    Registro também a presença entre nós do Deputado pelo Estado de Sergipe, Laércio Oliveira.

    Seja bem-vindo!

    E, agora, vamos, então, à entrega do Diploma e da placa ao Sr. Jandir José Milan.

    Catarinense de Concórdia, chegou à capital do Mato Grosso em 1980 para implantar a empresa Milan Móveis.

    Além de sua brilhante trajetória à frente da Milan, Jandir atualmente é Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso, além de Vice-Presidente da Diretoria da Confederação Nacional da Indústria (CNI) de 2014 a 2018.

    Peço ao colega Senador Cidinho Santos que faça a entrega do diploma e da placa ao Sr. Jandir José Milan. (Palmas.)

(Procede-se à entrega da placa e o Diploma José Ermírio de Moraes ao Sr. Jandir José Milan. )

    O SR. PRESIDENTE (Jorge Viana. Bloco Apoio Governo/PT - AC) - Eu queria mais uma vez agradecer - não vai fazer uso da palavra - ao Presidente do Conselho do Diploma José Ermírio de Moraes e agradecer o privilégio de ter aqui ao meu lado o Senador José Agripino.

    Passo, então, à lista de oradores.

    Convido o Senador Eduardo Amorim, como primeiro orador, a fazer uso da tribuna.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/05/2016 - Página 4