Fala da Presidência durante a 82ª Sessão Especial, no Senado Federal

Abertura da sessão especial destinada a homenagear os Missionários da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima.

Autor
Hélio José (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/DF)
Nome completo: Hélio José da Silva Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
RELIGIÃO:
  • Abertura da sessão especial destinada a homenagear os Missionários da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima.
Publicação
Publicação no DSF de 31/05/2016 - Página 5
Assunto
Outros > RELIGIÃO
Indexação
  • ABERTURA, SESSÃO ESPECIAL, OBJETIVO, HOMENAGEM, MISSIONARIO, IMAGEM RELIGIOSA, MULHER, IGREJA CATOLICA.

    O SR. PRESIDENTE (Hélio José. PMDB - DF) - Declaro aberta a sessão.

    Sob a proteção de Deus, iniciamos nossos trabalhos.

    A presente sessão especial destina-se a homenagear os Missionários da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, nos termos do Requerimento nº 258, de 2016, do Senador Hélio José e outros Senadores.

    Composição da Mesa.

    Convidamos à Mesa, representando o Arcebispo Metropolitano de Brasília, Dom Sérgio, o Reverendo Sr. Padre André Pereira Lima. (Palmas.)

    Representando o fundador da Obra Missionária Nossa Senhora de Fátima, "A Peregrina", o Sr. Missionário Valdemar Reis Servo de Maria. (Palmas.)

    Gostaria de agradecer aos membros da Obra Missionária Nossa Senhora de Fátima, "A Peregrina", aqui presentes.

    Gostaria de agradecer a todos os devotos de Nossa Senhora de Fátima. Gostaria de agradecer às pessoas do meu gabinete, às pessoas de Brazlândia e também ao Corregedor-Auxiliar da Advocacia-Geral da União, Sr. Francisco de Assis Oliveira Duarte, mais conhecido por Dr. Kiko, aqui presente.

    Gostaria de agradecer também à representante de Singapura, que esteve aqui até há poucos minutos, mas teve de sair, Srª Chin Siew Fei, representando a Ministra Conselheira Encarregada de Negócios da República de Singapura. Nós tivemos de esperar - esperei meia hora pela representante de Portugal, a Srª Perla. Está presente? (Pausa.)

    Não chegou ainda. Tão logo ela chegue, nós a convidaremos para compor a Mesa.

    Convido a todos para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional.

(Procede-se à execução do Hino Nacional.)

    O SR. PRESIDENTE (Hélio José. PMDB - DF) - Esta homenagem vem fazer justiça a um cidadão que há 25 anos, um servidor público, teve uma visão e preparou esse belíssimo encontro, que todos os anos acontece em Brasília, da Mãe Nossa Senhora de Fátima e do Menino Jesus de Praga, lá na nossa querida Igreja do Menino Jesus de Praga, em Brazlândia. É um evento que reúne multidões no Distrito Federal.

    Eu tive o privilégio de neste ano estar lá presente e fui contemplado com muita fé, com muita participação. O Sr. Valdemar, que está aqui do meu lado, e também a nossa Arquidiocese, representada aqui pelo Pe. André, que muito bem tem sabido tocar essa importante homenagem a Nossa Senhora de Fátima, aqui em Brasília e no Brasil, porque, como o Sr. Valdemar mais tarde vai colocar, hoje é uma realidade no País essa homenagem que ele concebeu 25 anos atrás.

    E a minha alegria é tamanha, porque ele e o Nilo - Nilo, levante-se, para o pessoal vê-lo direitinho - estão juntos neste momento. Uma salva de palmas para os dois. (Palmas.)

    São dois servidores públicos - ele, servidor público federal, hoje já aposentado; e o Nilo, servidor público do Distrito Federal - que estão juntos, à frente desse movimento, dedicando suas vidas há mais de vinte anos. Esse movimento arrasta tanta gente e faz com que haja tanta manifestação de fé que, a cada ano que passa, é cada vez maior.

    Acabou de vir da cidade de Águas Lindas de Goiás, em que nesse final de semana, no sábado e no domingo, foi repleto de muita manifestação de fé, com uma participação muito intensa de pessoas que acreditam na fé cristã. Isso é muito importante. Por isso é que eu vou proferir algumas palavras aqui sobre esta importante homenagem que o Senado Federal hoje, transmitindo para o Brasil inteiro, faz a essa importante obra que você concebeu, Valdemar.

    A presente sessão especial tem por objetivo rendermos homenagem aos Missionários da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, ícone do catolicismo lusitano.

    A valiosa imagem nos chega de Portugal, de quem herdamos a moral cristã, para conosco ficar por quase dois meses.

    De fato, no dia 2 de abril de 2016, a imagem da Santa Mãe de Cristo chegou a Brasília. Coube a Brazlândia representar todo o nosso sentimento. Oitenta mil pessoas de lá fizeram-se presentes no Santuário Menino Jesus de Praga para a recepção desse valioso símbolo de nossa fé cristã.

    A visita de Nossa Senhora de Fátima ao Santuário Menino Jesus de Praga, em Brazlândia, quer significar a visita da mãe ao filho do Pai Eterno. E a esse significado primeiro acrescentamos outro, em face da grave problemática que a sociedade brasileira enfrenta no presente momento.

    Srªs e Srs. Senadores, senhoras e senhores convidados, pedimos vênia aos integrantes deste templo laico e cívico da República, o Senado Federal, para nos postarmos com humildade e respeito ante a imagem de Nossa Senhora de Fátima.

    Às energias humanas que haveremos de empregar no enfrentamento de nossa crise política, ousamos acrescentar a força de nossas orações cristãs. Ousamos, portanto, invocar a intercessão do Pai para que o Brasil encontre o seu caminho de paz, de amor, de respeito ao próximo e de prosperidade espiritual e material. Está no sentir e no pensar de todos e de cada um a complexidade do impasse em que ora nos encontramos.

    Srªs e Srs. Senadores, senhoras e senhores presentes, porque nossas agruras e nossa mais amarga aporia radicam em uma crise moral sem precedentes neste País, que parece ter invertido os sinais e as balizas da vida civilizada que almejamos instaurar.

    Necessitamos, mais do que nunca, do silêncio reverencial, eloquente em seu condão de verberar em nossas almas o sentido divino da vida cristã, a grandeza da multiplicação pela partilha e o incomparável exemplo de amor mundi, que inscreveu pela eternidade o nome de Jesus Cristo no coração humano, ao lado do nome de sua Mater exemplar, doce, virtuosa e adorável.

    Senhoras e senhores, no silêncio eloquente de uma breve pausa de adoração, reverencial e circunspecta, na miríade de temas políticos que ecoam todos os dias nas paredes deste templo laico a que chamamos Senado, bendizemos a imagem de Nossa Senhora de Fátima em Brazlândia e no Distrito Federal.

    Que a Santa Mãe de Cristo faça percolar todo o seu amor nos corações do povo brasileiro, e que este amor incondicional, ardente e inefável possa transbordar nas ruas, nos lares, nas praças, nas instituições, nas mentes e nas almas de cada um de nós.

    Que a Santa Mãe de Cristo faça percolar todo o seu amor nos corações do povo brasileiro, e que este amor incondicional, ardente e inefável possa transbordar nas ruas, nos lares, nas praças, nas instituições, nas mentes e nas almas de cada um de nós. Fiz questão de repetir esse parágrafo porque ele é de uma profundidade muito grande. A espiritualidade e a presença da necessidade desse amor cristão está muito bem retratado aqui nesse parágrafo.

    Que a Santa Fátima nos religue ao núcleo duro da vida cristã, que haverá de ser o contrário da ruína moral e do proceder desumano em que nos encontramos.

    Bem-vinda ao Brasil, Nossa Senhora de Fátima! Inspire-nos com seu amor e, mesmo na sua partida, fique entre nós!

    Eu teria mais algumas palavras a dizer aqui preparadas pela minha assessoria, além dessas, preparadas pela assessoria da Presidência da Mesa, que eu faço questão de dizer, porque de Deus, de Cristo e de Nossa Senhora quanto mais a gente falar mais a gente se purifica, mais a gente fica uma pessoa boa, mais a gente fica uma pessoa com capacidade de poder fazer o bem, de unir os nossos povos e de, realmente, fazer leis melhores, pois aqui é a Casa das Leis. Aqui é uma Casa laica. Por isso a nossa imagem está ali recepcionando todos no nosso recinto mais nobre, que é o Auditório Petrônio Portela, que homenageia um grande homem que foi presidente desta Casa, que passou por aqui. (Palmas.)

    Essa imagem estará, até quase que no final do dia, para ser adorada pelos membros desta Casa, pela população de Brasília e do Brasil, que, porventura, venha à nossa Casa, o Senado Federal, hoje, podendo reverenciar essa imagem tão importante que vem de Portugal todos os anos para esse encontro no Distrito Federal.

    Em respeito à minha assessoria, vou ler também as palavras escritas por ela, que são importantes.

    Eu queria, antes de ler as palavras da minha assessoria, convidar para compor a Mesa a nossa Ministra-Conselheira da República Portuguesa, Srª Florbela Alhinho Paraíba. (Palmas.)

    Então, dando continuidade, nesta sessão especial, o Senado - como já falei - presta homenagem aos Missionários da Imagem Peregrina Nossa Senhora de Fátima e homenageia também, simultaneamente, a realização do 23º Encontro da Mãe com o Filho, no Santuário Menino Jesus de Praga, situado em Brazlândia, cidade do Distrito Federal.

    Desde a década de 70, Brazlândia se tornava já célebre pela condição de centro de peregrinação de milhares de devotos do menino Jesus. A essa bonita tradição veio se acrescentar um signo cujo simbolismo já atravessa séculos: trata-se da imagem esculpida, há mais de duzentos anos, por um artista romano, que ficava no Convento das Irmãs do Menino Jesus, nas proximidades da Basílica de Santa Maria Maior, em Roma.

    Em 23 de setembro de 1972, o Arcebispo de Brasília, D. José Newton de Almeida Baptista, entregou à população de Brazlândia a valiosa imagem que, somada à imensa fé dos peregrinos, logo deu lugar à ocorrência de milagres, ainda na pequena capela que abrigava o menino Jesus.

    Mas quem visita hoje Brazlândia depara com um magnífico santuário que recebe dezenas de milhares de fiéis todos os anos, especialmente em maio, para a romaria do Encontro da Mãe com o Filho, que nós estamos homenageando hoje aqui.

    Desde o mês de abril passado e por todo este mês de maio, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima está sendo conduzida por todo o Brasil. Procedente diretamente de Portugal, desembarcou em Brasília no sábado, dia 2 de abril de 2016. Em nossa cidade, foi recebida por cerca de 80 mil pessoas que foram ao Santuário Menino Jesus de Praga, em Brazlândia.

    Essa celebração é somente mais uma das que ocorrem em todo o mundo, para mostrar a devoção e o agradecimento dos fiéis a Nossa Senhora, que se faz presente em todos os lugares do mundo e em todas as épocas, sempre que a humanidade precisa de sua intervenção.

    Particularmente, o aparecimento de Nossa Senhora em Fátima trouxe algumas revelações. Em 13 de outubro de 1917, a Virgem Maria apareceu a três crianças portuguesas: Lúcia de Jesus dos Santos, então com dez anos; Francisco Marto, à época com nove anos; e Jacinta Marto, na ocasião com sete anos. Entretanto, essa Senhora, mais brilhante do que o sol, já se mostrara às três crianças desde maio daquele ano, daí as comemorações em maio.

    A imagem de Nossa Senhora de Fátima tem feito peregrinações pelo Brasil desde há muito. E não são poucas as cidades em que se encontra um monumento chamado comumente de "Arco de Fátima", erguido pelas populações em homenagem a essas passagens da imagem em peregrinação.

    Para uma nação predominantemente católica como é a brasileira - e onde, felizmente, impera um Estado laico a proteger todas as crenças e confissões religiosas -, Nossa Senhora representa justamente a conexão da humanidade com Deus e, ao mesmo tempo, simboliza o amor pela família.

    Para a comunidade cristã católica do Distrito Federal, a imagem consagrada de Nossa Senhora é um dos pontos culminantes da religiosidade e afeição à mãe do Nosso Senhor, mas não se olvide que a homenagem realizada pelo Senado Federal denotará a importância de Maria na vida, na fé e na cultura do nosso povo, bem como os valores da mãe e do filho como encarnação da primazia dos valores da família.

    Aos milhares de peregrinos que vieram a este Encontro da Mãe com o Filho, os nossos respeitos e as nossas homenagens. Que o Brasil siga sendo esse exemplo de Nação que, com fé e esperança, supera os mais tenebrosos entraves; que, com tolerância religiosa e respeito aos direitos humanos, frutifica a espiritualidade tão necessária aos seres humanos.

    Agradeço a presença de todos e, com humildade, homenageio os missionários e as missionárias desse importante evento que acontece todos os anos aqui na nossa cidade, Brasília, Distrito Federal, notadamente em Brazlândia.

    Concedo a palavra ao Missionário Valdemar, que concebeu toda essa grande homenagem no Distrito Federal. Ele vai poder historiar para nós essa importante homenagem que ocorre todos os anos.

    Antes de o Valdemar falar, nobre representante da Embaixada de Portugal, eu tive o privilégio de conhecer e saber o quanto Fátima é importante. Fico muito lisonjeado de recebê-la aqui e de fazer esta homenagem.

    Valdemar, com a palavra. Fique à vontade, Valdemar.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/05/2016 - Página 5