Discurso durante a 95ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apoio à recondução de Mário Povia ao cargo de Diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Defesa do Projeto de Lei da Câmara dos Deputados que cria a Universidade Federal de Rondonópolis (MT).

Autor
Wellington Fagundes (PR - Partido Liberal/MT)
Nome completo: Wellington Antonio Fagundes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TRANSPORTE:
  • Apoio à recondução de Mário Povia ao cargo de Diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
EDUCAÇÃO:
  • Defesa do Projeto de Lei da Câmara dos Deputados que cria a Universidade Federal de Rondonópolis (MT).
Publicação
Publicação no DSF de 15/06/2016 - Página 11
Assuntos
Outros > TRANSPORTE
Outros > EDUCAÇÃO
Indexação
  • APOIO, MENSAGEM PRESIDENCIAL, MICHEL TEMER, PRESIDENTE DA REPUBLICA, INTERINO, RESPONSAVEL, ELISEU PADILHA, MINISTRO DE ESTADO, CASA CIVIL, OBJETO, RECONDUÇÃO, CARGO PUBLICO, DIRETOR, AGENCIA NACIONAL DE TRANSPORTES AQUAVIARIOS (ANTAQ), IMPORTANCIA, ATUAÇÃO, AUTARQUIA FEDERAL, SISTEMA, LOGISTICA, TRANSPORTE, ARMAZENAGEM.
  • DEFESA, PROJETO DE LEI DA CAMARA (PLC), OBJETO, CRIAÇÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL, RONDONOPOLIS (MT), ESTADO DE MATO GROSSO (MT), AGRADECIMENTO, WALDIR MARANHÃO, DEPUTADO FEDERAL, PRESIDENTE, CAMARA DOS DEPUTADOS, PEDIDO, APOIO, SENADOR.

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Moderador/PR - MT. Sem revisão do orador.) - Eu gostaria de registrar aqui, Srª Presidente, o envio a esta Casa da mensagem, pelo Ministro Eliseu Padilha, assinada pelo Presidente da República, o Vice-Presidente em exercício, submetendo à consideração desta Casa o nome do Sr. Mário Povia, para ser reconduzido ao cargo de Diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

    Da mesma forma, de forma bastante célere, quero aqui inclusive agradecer à Mesa, ao Presidente, Renan Calheiros, que já encaminha também à Comissão de Infraestrutura, de conformidade com o art. 52, inciso III, alínea "f", da Constituição, combinado com o inciso I do art. 53 da Lei nº 10.233, de 5 de junho de 2011, e art. 6º do Anexo I do Decreto nº 4.122, de 13 de fevereiro de 2002, submetendo à consideração de V. Exª o nome do Sr. Mário Povia, para ser reconduzido ao cargo de Diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

    Já tive a deferência do nosso Presidente da Comissão de Infraestrutura, onde estarei relatando essa matéria.

    Aqui, faço questão de registrar, dada a importância que representa hoje esse ato. A nomeação de mais um diretor representa dar celeridade a nossa Antaq.

    Hoje, a Antaq só é composta por três diretores. O Dr. Mário Povia era diretor. Venceu o prazo, e agora não temos o voto de Minerva. Só com dois votos, fica difícil a agência funcionar.

    Então, espero - e tenho certeza que o faremos - que votemos a matéria na próxima semana, na Comissão de Infraestrutura, para vir de imediato ao plenário.

    Nós, principalmente, da Região Norte, dependemos muito do Arco Norte, dos portos do Arco Norte, que estão em fase de licitação.

    Por isso, é muito importante essa questão da Antaq para o Brasil inteiro; todos os sistemas portuários do Brasil. E falo aqui como Presidente da Frente Parlamentar pelo aperfeiçoamento do nosso sistema, a Frente Parlamentar da Logística de Transportes e Armazenagem. Hoje, o custo maior que temos no Brasil não é produzir e, sim, levar o nosso produto aos portos.

    Da mesma forma, hoje, deve estar sendo votado na Câmara dos Deputados, Srª Presidente, um projeto de lei, criando a universidade federal de Rondonópolis, minha cidade natal.

    Esse é um trabalho em relação ao qual temos lutado, como Deputado Federal, há mais de 15 anos, e esse campus vem se fortalecendo. É um campus que já existe há mais de 30 anos. Portanto, não teremos muito ou quase nenhum impacto econômico, porque toda a infraestrutura já está pronta.

    Com essa decisão, após a Presidente da República mandar a mensagem para a Câmara dos Deputados, na semana passada, votamos a urgência, e espero que, hoje, possamos votar o relatório.

    O Aelton Freitas deverá ser o Relator. Ele foi o Relator na Comissão de Trabalho e, agora, deve ser o Relator ad hoc no plenário.

    Portanto, quero agradecer ao Presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Waldir Maranhão, e também ao nosso colega de Partido, o Deputado Fernando Giacobo, que está presidindo em alguns momentos, para que esse sonho de toda a região Sul de Mato Grosso seja concretizado.

    Claro que esse projeto ainda vem para o Senado. Quero, portanto, pedir o apoio de V. Exª, porque sei da sua atuação nessa área da educação, assim como a da Senadora Vanessa Grazziotin. Já falei também com o Presidente, Renan Calheiros.

    Acredito que teremos aqui, da mesma forma, um trâmite muito rápido, dada a importância do projeto para o Estado que mais desenvolve como o maior produtor de grãos, de commodities agrícolas.

    Agradeço imensamente, Presidente, este espaço, desculpando-me com o Senador Humberto Costa, que já está na tribuna.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/06/2016 - Página 11