Discurso durante a 95ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pesar pelo falecimento de Francisco Leite, trabalhador rural nascido em Campo Maior (PI).

Autor
Telmário Mota (PDT - Partido Democrático Trabalhista/RR)
Nome completo: Telmário Mota de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Pesar pelo falecimento de Francisco Leite, trabalhador rural nascido em Campo Maior (PI).
Publicação
Publicação no DSF de 15/06/2016 - Página 41
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, TRABALHADOR RURAL, ORIGEM, CAMPO MAIOR (PI), ESTADO DO PIAUI (PI), APRESENTAÇÃO, PESAMES, FAMILIA, ELOGIO, INTEGRIDADE, VIDA.

    O SR. TELMÁRIO MOTA (Bloco Apoio Governo/PDT - RR. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, quero hoje fazer um comunicado inadiável, apesar do horário. 

    É com pesar que o meu Estado amanheceu hoje, com certeza muito mais triste, porque hoje faleceu, no meu Estado, o Sr. Chico Leite, Francisco Leite.

    Francisco Leite nasceu na cidade de Campo Maior, no Piauí, da Senadora Regina, do Senador Veinho, que está aqui, Elmano, no dia 11 de agosto de 1915. É filho do casal José Leite Pereira Primo e Josefa de Alcântara Brito. A família chegou ao meu Estado de Roraima, Sr. Presidente, nos anos de 1920, foi para o interior com o patriarca José Leite e passou a trabalhar nas fazendas de uma grande empresa que havia em nosso Estado, a fazenda JG, na qual eu fui vaqueiro.

    Em 1933, Chico Leite casou-se com a senhora Patrocina da Silva Pereira. Tiveram 15 filhos. Hoje, com certeza, descendem de Chico Leite mais de 300 pessoas no meu Estado. Chico Leite era um homem que trabalhava no serviço rural, na roça, na lida com o gado, cuidando de suas fazendas Nascente, Tipiti, Congresso, Santo Antônio do Pão, Cauã e Salgado.

    Portanto, um piauiense desbravador que, nos anos de 1920, chegou ao Estado de Roraima e lá construiu uma grande família, deixando um grande legado de honestidade, de prosperidade e de progresso.

    Ficam aqui os nossos pêsames a toda a família. Roraima, hoje, com certeza, perde Chico Leite, mas fica o exemplo e o modelo de homem íntegro, Sr. Presidente.

    Meu muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/06/2016 - Página 41