Discurso durante a 95ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Leitura de carta da senhora Maria de Fátima Santana, educadora física no município de Simões Filho, e solicitação para que o Governo Federal proceda ao recálculo do débito dos beneficiários do Fies que se encontram desempregados.

Autor
Otto Alencar (PSD - Partido Social Democrático/BA)
Nome completo: Otto Roberto Mendonça de Alencar
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO:
  • Leitura de carta da senhora Maria de Fátima Santana, educadora física no município de Simões Filho, e solicitação para que o Governo Federal proceda ao recálculo do débito dos beneficiários do Fies que se encontram desempregados.
Publicação
Publicação no DSF de 15/06/2016 - Página 41
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO
Indexação
  • PEDIDO, GOVERNO FEDERAL, REVISÃO, CALCULO, FUNDO DE FINANCIAMENTO AO ESTUDANTE DE ENSINO SUPERIOR (FIES), MOTIVO, AUMENTO, DESEMPREGO, POSSIBILIDADE, INADIMPLENCIA, EX-ALUNO, BENEFICIARIO, LEITURA, CARTA, AUTOR, PROFESSOR, EDUCAÇÃO FISICA, DESEMPREGADO, MUNICIPIO, SIMÕES FILHO (BA), ESTADO DA BAHIA (BA).

    O SR. OTTO ALENCAR (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - BA. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, nós vamos encaminhar o voto "sim".

    Gostaria, Sr. Presidente, de relatar uma frequência que tem acontecido nas nossas reuniões na Bahia. No Brasil não deve ser diferente.

    Ontem à noite, no Município de Simões Filho, região metropolitana de Salvador, tivemos uma reunião. Lá recebi a carta de uma professora de Educação Física. Ela diz exatamente:

Senador Otto Alencar, em nome dos universitários formados em 2002, que dependeram do Fies até esta época, venho solicitar que analise, junto ao Senado Federal, a possibilidade de isentá-los desse débito ou até de um novo recálculo de forma razoável.

No meu caso, pago o Fies desde 2002 e até os dias atuais, nesse período, fiz apenas uma vez esse recálculo. Acredito que já paguei até o valor devido em dobro.

Neste momento me encontro desempregada, tenho várias despesas e não posso pagar.

Atenciosamente,

Maria de Fátima Santana.

    Quero chamar a atenção do Senado Federal e do Governo Federal que com esse desemprego que estamos tendo no Brasil a maioria desses formandos que dependeram do Fies vai ficar inadimplente.

    Então, apelo ao Governo Federal, ao Presidente interino, ao Ministro da Educação que possam rever esse cálculo do Fies, para que esses formandos que dependem do seu trabalho e estão no desemprego possam, de alguma forma, recalcular os seus débitos e pagar suas dívidas.

    Portanto, é uma crise que atinge a todos aqueles que são vítimas da atual situação de desemprego no Brasil. Então, eu vou levar essa questão ao Ministro da Educação - vou formular esse questionamento - e também ao Presidente interino, para que se tome uma solução, no sentido de resolver esse problema, que é um problema grave, que me chamou atenção e é de alta importância para o meu Estado da Bahia e também para os formandos de 2002, que dependeram do Fies.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/06/2016 - Página 41