Discurso durante a 95ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pedido de manifestação do Senado contra os assassinatos homofóbicos ocorridos nos Estados Unidos.

Autor
Marta Suplicy (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/SP)
Nome completo: Marta Teresa Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DIREITOS HUMANOS E MINORIAS:
  • Pedido de manifestação do Senado contra os assassinatos homofóbicos ocorridos nos Estados Unidos.
Publicação
Publicação no DSF de 15/06/2016 - Página 43
Assunto
Outros > DIREITOS HUMANOS E MINORIAS
Indexação
  • PEDIDO, MANIFESTAÇÃO, AUTORIA, SENADO, POSIÇÃO, HOMICIDIO, CASA NOTURNA, CIDADE, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), VITIMA, HOMOSSEXUAL, DEMONSTRAÇÃO, APOIO, COMBATE, HOMOFOBIA.

    A SRª MARTA SUPLICY (PMDB - SP. Sem revisão da oradora.) - Obrigada, Senador Randolfe, sempre muito gentil.

    O que eu gostaria de dizer é que ontem foi feita uma moção pelo Senador Paim e pela Comissão de Direitos Humanos, em relação aos assassinatos homofóbicos ocorridos nos Estados Unidos. Eu muito aprecio que a Comissão de Direitos Humanos tenha feito essa moção. Mas gostaria de perguntar, Senador Renan, se é possível o Senado Federal fazer - não sei se chama moção ou qual seria o termo regulamentar -, em nome do Senado Federal, uma posição sobre o que ocorreu nos Estados Unidos.

    Eu acredito que isso seja muito importante, porque o País não está tendo posições muito firmes em relação aos crimes homofóbicos, e isso a gente tem reiterado muitas vezes. Tanto que a própria Comissão da Reforma Penal passou retirando na Comissão tudo o que foi relativo a direitos de combate à homofobia. Há emendas minhas, do Senador Randolfe e de vários Senadores, o que está parado na CCJ há mais de ano agora.

    Então, não temos tido uma posição que não diria nem de vanguarda. É uma posição em relação aos direitos humanos, ao respeito, à tolerância. E seria muito importante se o Senado pudesse ter uma moção ou o nome que seja juridicamente falando da posição e do sentimento do Senado brasileiro a respeito desse hediondo crime que aconteceu.

    Obrigada, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/06/2016 - Página 43