Discurso durante a 90ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pesar pelo falecimento de Jarbas Passarinho, ex-Senador da República.

Pesar pelo falecimento de Hélio Garcia, ex-Governador de Minas Gerais.

Pesar pelo falecimento de Manoel Pereira dos Santos, ex-Prefeito de Natal.

Autor
José Agripino (DEM - Democratas/RN)
Nome completo: José Agripino Maia
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Pesar pelo falecimento de Jarbas Passarinho, ex-Senador da República.
HOMENAGEM:
  • Pesar pelo falecimento de Hélio Garcia, ex-Governador de Minas Gerais.
HOMENAGEM:
  • Pesar pelo falecimento de Manoel Pereira dos Santos, ex-Prefeito de Natal.
Publicação
Publicação no DSF de 09/06/2016 - Página 22
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, JARBAS PASSARINHO, EX SENADOR, APRESENTAÇÃO, PESAMES, FAMILIA.
  • HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, HELIO GARCIA, EX GOVERNADOR, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), APRESENTAÇÃO, PESAMES, FAMILIA.
  • HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, MANOEL PEREIRA DOS SANTOS, EX PREFEITO, MUNICIPIO, NATAL (RN), ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), APRESENTAÇÃO, PESAMES, FAMILIA, ELOGIO, VIDA PUBLICA.

    O SR. JOSÉ AGRIPINO (Bloco Social Democrata/DEM - RN. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu gostaria de usar a palavra para fazer um registro que até não gostaria de fazer.

    De uma semana para cá, o País perdeu algumas figuras importantes, como Jarbas Passarinho e o ex-Governador Hélio Garcia, que foi uma pessoa com quem eu convivi, como convivi com Jarbas Passarinho. Eu convivi como Governador, nas reuniões de Sudene. O querido amigo faleceu ontem. Aqui eu quero aproveitar a oportunidade para manifestar, de forma reiterada, às famílias enlutadas as minhas mais sinceras condolências.

    E o que eu quero registrar hoje é o falecimento de uma figura do meu Estado que, para mim pessoalmente, era muito querida. Foi ex-Prefeito de Natal, ex-Secretário de Planejamento do Estado do Rio Grande do Norte, ex-Reitor da Universidade Potiguar, uma pessoa com quem eu convivi a minha vida pública inteira. Eu me refiro ao Dr. Prof. Manoel Pereira dos Santos, um queridíssimo amigo que faleceu na madrugada de hoje, um homem que foi o meu primeiro auxiliar quando eu comecei minha vida pública como Prefeito de Natal. Ele foi meu Secretário de Planejamento, teve uma atuação exemplar. Natal é hoje um polo turístico muito devido à ação dele como funcionário exemplar que foi da Prefeitura e do Governo do Estado. Ele me ajudou a abrir espaço no Banco Interamericano de Desenvolvimento para que a ideia do Prodetur se transformasse em um plano regional para o Brasil.

    O Rio Grande do Norte foi o primeiro Estado do Brasil a assinar o contrato do Prodetur. E o Rio Grande do Norte foi quem, com o Presidente Enrique Iglesias, abriu espaço para que o Prodetur, que era uma ideia, se transformasse num projeto para o Brasil, voltado para o turismo.

    O Brasil e o meu Estado devem isso em grande medida a esse brasileiro, a esse potiguar que faleceu hoje ao qual me refiro, o Dr. Manoel Pereira dos Santos, que terminou Prefeito de Natal, Secretário de Planejamento e, como era um homem de múltiplas habilidades, também reitor de uma universidade. Era uma figura exemplar, homem probo, honesto, eficiente, competente, dedicado e, acima de tudo, leal e solidário - leal aos seus amigos.

    Aqui eu quero fazer, e o faço de forma sentida, o registro do falecimento do meu queridíssimo amigo, um grande potiguar a quem eu quero reverenciar, o Dr. Manoel Pereira dos Santos.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/06/2016 - Página 22