Pela Liderança durante a 90ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Alegria pela reassunção do mandato de Senador da República.

Autor
Eduardo Lopes (PRB - REPUBLICANOS/RJ)
Nome completo: Eduardo Benedito Lopes
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Alegria pela reassunção do mandato de Senador da República.
Publicação
Publicação no DSF de 09/06/2016 - Página 50
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • REGISTRO, POSSE, CARGO PUBLICO, SENADOR, COMENTARIO, PROPOSIÇÃO LEGISLATIVA, ASSUNTO, PRECATORIO, ELOGIO, ATUAÇÃO, MARCELO CRIVELLA, SENADO.

    O SR. EDUARDO LOPES (Bloco Moderador/PRB - RJ. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Agradeço, Presidente Paulo Paim, que comanda agora os trabalhos, pelo apoio e por também ter reconhecido que o projeto não trará nenhum prejuízo para o trabalhador. Por isso, nós fomos a favor do projeto.

    Mas quero agora cumprimentar todos...

    O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Foi aprovado praticamente por unanimidade.

    O SR. EDUARDO LOPES (Bloco Moderador/PRB - RJ) - Praticamente por unanimidade, e só não pela questão de quem se absteve, pois voto contra realmente não houve.

    Então, agradeço mais uma vez.

    Mas quero cumprimentar as Srªs Senadoras e os Srs. Senadores aqui presentes, como também aqueles que nos acompanham pela tevê, pela internet, pela rádio.

    E hoje quero manifestar minha satisfação de retornar a esta Casa, após pouco mais de dois anos desde meu último exercício no mandato de Senador.

    É com muito prazer que reencontro aqui colegas e que volto a conviver neste ambiente estimulante, que é o Senado Federal, cujo papel central na vida democrática do País é hoje, mais do que nunca, importante não somente realçar, como também ressaltar, reconhecer e também defender.

    O País que havia em 2012, quando assumi o mandato pela primeira vez, era diferente do que temos hoje. A inflexão ocorrida em 2013, amplificada pelas eleições de 2014, legou-nos um Brasil diferente.

    Não temos outra opção a não ser levar isso em conta e lidar com as consequências e os efeitos dessas mudanças, ao mesmo tempo em que tentamos entender as suas causas e procuramos encontrar os meios para fazer nosso País retomar o curso do desenvolvimento.

    Dito isso, Sr. Presidente, quero afirmar que reassumo com as mesmas crenças que me moviam há quatro anos, fiel aos mesmos princípios e compromissos que meu Partido Republicano Brasileiro, o PRB, representa, assim como o nosso Senador Marcelo Crivella, hoje licenciado para se dedicar ao povo do Rio de Janeiro, para se dedicar hoje à sua pré-campanha à prefeitura. O Senador Marcelo Crivella também soube defender nesta Casa, com muito brilho e competência, esses valores e esses princípios.

    Reassumo o mandato aqui, no Senado, mantendo, então, esse compromisso e mantendo os nossos objetivos, como aconteceu em 2012.

    O País é outro, mas, mais do que nunca, necessitamos de princípios fortes, de compromissos firmes, de integridade e de fidelidade aos valores que defendemos em nossa atuação pública. É com esse espírito, senhoras e senhores, que volto a esta Casa.

    Como em 2012, quero aqui reafirmar também o meu compromisso com o Estado do Rio de Janeiro, cujos interesses defenderei incansavelmente, sempre me colocando à disposição de todos os cidadãos fluminenses. Meu gabinete continuará aberto à interlocução com todos os agentes interessados no desenvolvimento do nosso Rio de Janeiro, em consonância com os grandes objetivos nacionais.

    Pretendo, igualmente, retomar a busca pela aprovação de vários projetos de minha autoria em tramitação no Senado, como, por exemplo, a Proposta de Emenda à Constituição n° 23, de 2012, que institui o regime especial de pagamento de precatórios para priorizar as pessoas com deficiência e as mulheres pobres responsáveis por famílias, ou seja, aquelas que são arrimo de família.

    Registro, neste momento, a aprovação na noite de ontem da PEC 159, de 2015, que, entre outras providências, estabeleceu essa prioridade de pagamento de precatórios às pessoas com deficiência, algo que propus há três anos.

    Urge agora que estendamos essa prioridade às mulheres pobres que sejam arrimo de família. Nesse sentido, apelo ao Presidente da Comissão de Constituição e Justiça, o nobre Senador José Maranhão, que designe relator para a matéria.

    Retornando ao tema do meu pronunciamento, também buscarei a aprovação do Projeto de Lei nº 81, de 2012, cuja relatoria foi confiada ao Senador Lindbergh Farias, que estende aos portadores de doenças graves ou incapacitantes o benefício do passe livre no sistema de transporte coletivo interestadual, algo que o Congresso Nacional já assegurou às pessoas portadoras de deficiência.

    Da mesma forma, Sr. Presidente, caro colega que reencontro aqui também, Senador Eduardo Amorim, lá do nosso querido Sergipe, quero o mesmo empenho e, com o mesmo empenho, comprometo-me também a dar continuidade às propostas e aos projetos deixados pelo Senador Marcelo Crivella nesta Casa. Reitero, enfim, o meu compromisso com os princípios e valores defendidos pelo meu Partido, o PRB, da mesma forma que fiz no passado, tanto aqui, no Senado Federal, quanto na minha passagem como Ministro da Pesca e Aquicultura.

    Ao concluir, agradeço primeiramente a Deus, pela oportunidade de me confiar esta missão tão importante de representar o Estado do Rio de Janeiro e de fazer parte do Senado Federal. Também agradeço ao povo do meu Estado do Rio de Janeiro, um povo generoso, trabalhador e hospitaleiro.

    Também registro que sinto a grande responsabilidade de não apenas assumir o mandato de Senador da República, mas também de fazê-lo em substituição a esse homem público exemplar, por quem tenho a mais alta admiração, que é o nosso Senador Marcelo Crivella. A ele desejo todo o sucesso na empreitada que se inicia agora, licenciando-se do Senado.

    Agradeço, claro, ao meu Partido, o PRB, o qual tenho a honra de presidir neste momento, em substituição ao Dr. Marcos Pereira, que agora é o nosso Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, que, ao assumir o Ministério, se licenciou da presidência nacional do Partido. Eu assumi, de forma interina, a presidência nacional do PRB, acumulando também a presidência estadual, no Rio de Janeiro, do PRB.

    Então, agradeço ao Partido. Quero que o nosso sempre Presidente Dr. Marcos Pereira, hoje Ministro, também tenha êxito e muito sucesso, dos quais não tenho dúvida, dada a sua capacidade, dada a sua condição intelectual, e não só isso, mas a sua grande capacidade de articulação, de ouvir, de conversar com os setores. Eu desejo sucesso ao nosso Ministro, que agora está à frente do MDIC.

    Por fim e não menos importante, quero também deixar aqui o meu agradecimento, de coração, a toda a minha família, em especial à minha esposa, Rosana, fiel companheira há 33 anos - completamos este ano 30 anos de casamento, mais 3 anos de namoro e noivado. Há 33 anos essa mulher companheira, guerreira, a quem chamo de copiloto, está ao meu lado. O que essa mulher já viajou comigo! O que a minha esposa tem de quilômetros rodados junto comigo, ali no carro, atenta. Por isso é que eu a chamo de copiloto, porque ela não cochila; ela fica atenta, alertando para os perigos. Também agradeço aos meus filhos, Cauê e Ainuã, também parceiros na vida. Agradeço pela compreensão, porque o trabalho que exige de nós tanta dedicação, tantas viagens, faz com que muitas vezes fiquemos até semanas sem nos vermos pessoalmente, mas sempre quando nos vemos, há um carinho, um amor que vem de uma família bem alicerçada, bem estruturada. Então, agradeço à minha esposa, aos meus filhos, aos meus pais também, que estão me acompanhando agora.

    E termino, é claro, agradecendo também, mais uma vez, ao nosso Deus, porque iniciei a minha vida pregando o Evangelho por muitos anos. Continuo servindo agora e quero continuar servindo a Deus no meu trabalho à frente do Senado, como Senador, certamente crendo que Ele é que me capacita, me sustenta e me dá forças nas horas mais difíceis, nas horas em que mais preciso.

    Então, agradeço a todos. É com prazer, com alegria, Presidente, Senador Paim, que reassumo aqui os trabalhos como Senador, na plenitude da sua importância, na plenitude da sua responsabilidade.

    E eu quero dizer: Rio de Janeiro, conte comigo! Brasil, conte comigo!

    Um abraço a todos.

    O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Muito bem, Senador Eduardo Lopes, seja bem-vindo. V. Exª, que fez um belo trabalho como Ministro, vai dar continuidade ao seu excelente trabalho, agora atuando como Senador.

    O SR. EDUARDO LOPES (Bloco Moderador/PRB - RJ) - Muito obrigado.

    O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Parabéns a você e a sua família, à qual você, de forma muito carinhosa, referiu-se, relatando fatos das caminhadas, das viagens, enfim, da luta do dia a dia.

    Meus cumprimentos a todos.

    O SR. EDUARDO LOPES (Bloco Moderador/PRB - RJ) - Muito obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/06/2016 - Página 50