Discurso durante a 91ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da realização da 5ª Rondônia Rural Show, no município de Ji-Paraná (RO), e anúncio do início de uma série de exposições agropecuárias em Rondônia.

Autor
Valdir Raupp (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Valdir Raupp de Matos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO:
  • Registro da realização da 5ª Rondônia Rural Show, no município de Ji-Paraná (RO), e anúncio do início de uma série de exposições agropecuárias em Rondônia.
Publicação
Publicação no DSF de 10/06/2016 - Página 13
Assunto
Outros > AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO
Indexação
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, FEIRA AGROPECUARIA, MUNICIPIO, JI-PARANA (RO), ESTADO DE RONDONIA (RO), OBJETIVO, INCENTIVO, PRODUÇÃO, AGROPECUARIA, APRESENTAÇÃO, TECNOLOGIA, ENFASE, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), ANUNCIO, INICIO, GRUPO, EXPOSIÇÃO, ATIVIDADE AGROPECUARIA, ENTE FEDERADO.

    O SR. VALDIR RAUPP (PMDB - RO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Paulo Paim, Srªs e Srs. Senadores, antes de iniciar o meu pronunciamento, Sr. Presidente, queria falar em 30 segundos, respondendo um pouco, em nome do Governo Temer, ao que o Senador Humberto acabou de falar.

    Existem muitas áreas do Governo que estavam como uma espécie de bomba relógio. A qualquer momento iriam explodir. A saúde é uma delas. A saúde estava praticamente falida. Isso a Nação brasileira toda sabe.

    Da mesma forma, não vou aqui citar nomes, mas outros órgãos importantes do Brasil, a exemplo da saúde, estão como uma bomba relógio. Vão explodir a qualquer momento também outras instituições do nosso querido Brasil.

    O Brasil estava caminhando para sua insolvência, para a falência total, não só da saúde, mas de todos os órgãos do Brasil, se isso continuasse por mais dois, três anos, da forma que vinha acontecendo. A Nação brasileira toda sabe disso.

    Mas Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, senhoras e senhores ouvintes da Rádio Senado, telespectadores da TV Senado, minhas senhoras e meus senhores.

    O Município de Ji-Paraná sediou, nos dias 25 e 28 de maio, um evento da maior importância para a economia regional, com reflexo positivo não apenas no fomento da produção agropecuária, mas também na melhoria da qualidade de vida do homem do campo e na sustentabilidade. Trata-se, Sr. Presidente, da quinta edição da Rondônia Rural Show, uma feira lançada pelo Governo do Estado em 2012, pelo Governador Confúcio Moura, idealizada por ele, com a proposta de incentivar a produção da agricultura, da pecuária, da indústria e de outros setores do Estado. Vem se expandido a cada ano e já é considerada uma das vinte maiores do gênero de todo o Brasil. Vinte era no passado; hoje já é a nona feira de negócios do nosso País, a exemplo da feira de Cascavel, no Paraná; da de Minas Gerais, em Uberaba; da de São Paulo, em Ribeirão Preto; da Expointer, lá em Esteio, no Rio Grande do Sul. Então, a Rondônia Rural Show já é hoje a nona feira de negócios do Brasil.

    A 5ª Rondônia Rural Show foi realizada no Parque de Exposições Hermínio Victorelli, em Ji-Paraná, com entrada gratuita e com a participação de produtores, pecuaristas, além dos países vizinhos sul-americanos. Não só do Estado de Rondônia, como de todo o Brasil, mas de países vizinhos também.

    Aqui estão, na tribuna de honra, dois vereadores da cidade de Ji-Paraná, o Vereador Edilson Vieira, Presidente do meu Partido em Ji-Paraná, e o Vereador Jessé, um vereador experiente, já de vários mandatos, que presenciaram essa feira lá em Ji-Paraná.

    Para viabilizar operações financeiras, nos quatro dias da exposição, a previsão era de que seriam concedidos créditos no montante de um R$1 bilhão, por várias agências bancárias, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banco da Amazônia, cooperativas de crédito e outras agências bancárias. O acesso aos financiamentos foi garantido por bancos oficiais e cooperativas de crédito, que se instalaram na Rua do Crédito, no parque de exposições.

    Ao comentar sobre o volume esperado de negócios, o Vice-Governador Daniel Pereira, assim como o Secretário de Agricultura, Evandro Padovani, lembraram que a Rondônia Rural Show tem mostrado um potencial de crescimento bem superior às feiras mais antigas, com taxa de 20% de aumento na movimentação financeira a cada ano. A opinião é compartilhada pelo Secretário de Agricultura, Evandro Padovani, e pelo Prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires, que destaca também a projeção nacional e internacional do Município, graças ao evento.

    Mas a Rondônia Rural Show, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, não se limitou a facilitar negócios entre fornecedores e produtores, ou entre os próprios produtores. Ela representou também uma oportunidade ímpar de divulgação de novas tecnologias, de transmissão de conhecimentos, para que o homem do campo possa aumentar sua produtividade e desenvolver uma atividade sustentável. Assim, ao lado da exposição dos produtores e da intermediação dos negócios, a feira tem sido sempre um evento de divulgação de novas tecnologias, de lançamento de livros e de ações de extensionismo.

    A Embrapa Rondônia, como nos anos anteriores, teve especial participação no evento, com a apresentação de várias tecnologias nas áreas de cafeicultura, produção animal, vegetal e florestal. O público que foi ao evento, de acordo com o chefe-geral da Embrapa Rondônia, Alaerto Marcolan, pôde conferir o que há de mais novo, em termos de tecnologia, desenvolvido pela Embrapa para o Estado e toda a região. Afinal, como destacou, são 40 anos de intensa produção científica da Embrapa para o Estado de Rondônia e para a Região Amazônica.

    Da mesma forma, Sr. Presidente, ressalto aqui o trabalho da Emater Rondônia, na pessoa do Secretário Luiz Gomes; do Idaron, na pessoa do Presidente Volpi; e de tantos outros órgãos do Estado que trabalharam firme na realização dessa feira, como o Sebrae, a Federação da Indústria e a Federação do Comércio, e tantas outras entidades que trabalharam firme na realização dessa feira.

    Assim, a Embrapa esteve presente em diversos setores da exposição, como a Vitrine Tecnológica, as salas temáticas Caminho do Leite e Caminho do Café, além de ter promovido workshops e palestras.

    Na Vitrine Tecnológica, foi lançado o livro Café na Amazônia, com 21 capítulos escritos por mais de 50 autores, com informações essenciais e atualizadas para aqueles que pretendem cultivar o café na região; e também o livro Ginecologia e Ultrassonografia Reprodutiva em Bovinos, um manual para profissionais e estudantes, de grande utilidade na condução adequada da avaliação reprodutiva. O livro resulta de uma parceria da Embrapa Rondônia com a Universidade do Estado de Santa Catarina.

    Além disso, a Embrapa apresentou uma nova tecnologia, chamada Vetscore, desenvolvida para avaliar a condição nutricional do rebanho, e ainda apresentou uma nova técnica de inseminação desenvolvida para raças zebuínas de corte, técnica que aumenta em 10% a 20% a taxa de prenhez em relação aos métodos convencionais.

    É interessante observar, Sr. Presidente, que a Rondônia Rural Show se inova a cada ano, como espaço para a realização de negócios, como fomento à produção agropecuária e como instrumento para a promoção da sustentabilidade. Além disso, consegue atrair tanto as pessoas ligadas à atividade rural quanto o público comum. Este ano, por exemplo, as salas temáticas, do café e do leite, funcionaram como espaços interativos, proporcionando aos visitantes uma experiência sensorial, aliada a informações sobre o cultivo desses produtos no Estado.

    Com apenas quatro edições anteriores, a Rondônia Rural Show já se firmou entre as grandes exposições do gênero em nosso País, o que demonstra o acerto, a seriedade e a competência dos seus organizadores e demonstra também a pujança de um Estado vocacionado para a agropecuária, grande produtor de café, soja, cacau, arroz, mandioca, feijão e milho, além de exportador de carne bovina.

    Sobretudo o evento nos mostra um Estado atento ao homem do campo e vocacionado para o progresso e o desenvolvimento sustentável.

    Por tudo isso, parabenizo os organizadores, o Governador Confúncio Moura...

(Soa a campainha.)

    O SR. VALDIR RAUPP (PMDB - RO) - ... e toda a sua equipe, todos os participantes, formulando votos para que a exposição continue a cada ano se projetando ainda mais no cenário dos grandes eventos agropecuários.

    E, para encerrar, Sr. Presidente, quero dizer ainda que, além dessa feira, da Rondônia Rural Show, nos próximos dias, mais precisamente na semana que vem, começará uma série de exposições agropecuárias em todo o Estado de Rondônia, começando por Espigão do Oeste, onde lá estaremos, eu e a Deputada Federal Marinha Raupp, participando como sempre na abertura e no decorrer dessas feiras agropecuárias, que começarão - repito - em Espigão do Oeste e se estenderão em todo o Estado de Rondônia até o mês de novembro. Isso demonstra a força, a pujança do agronegócio do Estado de Rondônia.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/06/2016 - Página 13