Pela ordem durante a 91ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Manifestação de apoio à campanha nacional “Ratifica já”, que defende a imediata aprovação do decreto legislativo que autoriza a ratificação do Acordo de Paris, aprovado no dia 12 de dezembro de 2015, durante a 21ª Conferência das Partes.

Autor
Alvaro Dias (PV - Partido Verde/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
MEIO AMBIENTE:
  • Manifestação de apoio à campanha nacional “Ratifica já”, que defende a imediata aprovação do decreto legislativo que autoriza a ratificação do Acordo de Paris, aprovado no dia 12 de dezembro de 2015, durante a 21ª Conferência das Partes.
Publicação
Publicação no DSF de 10/06/2016 - Página 38
Assunto
Outros > MEIO AMBIENTE
Indexação
  • MANIFESTAÇÃO, APOIO, CAMPANHA NACIONAL, APROVAÇÃO, DECRETO LEGISLATIVO, AUTORIZAÇÃO, RATIFICAÇÃO, ACORDO, PARIS, PAIS ESTRANGEIRO, FRANÇA, CONFERENCIA INTERNACIONAL, PARTICIPAÇÃO, AUTORIDADE PUBLICA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE (MMA), LIDER, PARTIDO POLITICO, PARTIDO VERDE (PV), CAMARA DOS DEPUTADOS, ASSUNTO, COMBATE, EFEITO, MUDANÇA CLIMATICA, OBJETIVO, REDUÇÃO, EMISSÃO, GAS CARBONICO.

    O SR. ALVARO DIAS (Bloco Social Democrata/PV - PR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Apenas para um rápido registo, Sr. Presidente, em apoio a uma a campanha nacional, a campanha denominada "Ratifica Já", que pede a imediata aprovação do decreto legislativo que autoriza a ratificação do Acordo de Paris, aprovado no dia 12 de dezembro de 2015, durante a 21ª Conferência das Partes, COP 21.

    A Conferência do Clima de Paris é oficialmente conhecida como a 21ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, que constitui o órgão das Nações Unidas responsável pelo clima.

    A Frente Parlamentar Ambientalista está capitaneando a meritória campanha.

    Ontem, em evento que contou com a participação de representantes da sociedade organizada, do Ministro de Estado do Meio Ambiente...

(Soa a campainha.)

    O SR. ALVARO DIAS (Bloco Social Democrata/PV - PR) - ...e da Liderança do Partido Verde na Câmara dos Deputados, foi reiterado o pedido de aprovação do requerimento de urgência, de autoria do Deputado Evandro Gussi, no sentido de que a ratificação do Acordo de Paris seja votada pelo Plenário daquela Casa sem que seja necessário cumprir o itinerário das comissões técnicas.

    A ratificação do Acordo de Paris é um gesto emblemático e uma demonstração ostensiva do protagonismo do Brasil na vertente da sustentabilidade. O engajamento para reduzir as emissões de carbono e conter os efeitos do aquecimento do Planeta, sem dúvida, é responsabilidade de todas as nações.

    Registro a importância dessa ratificação do Acordo de Paris no âmbito legislativo, demonstração solar de que o Brasil não é apenas signatário, mas um ator relevante já compromissado com a causa.

    É o registro, Sr. Presidente.

    Peço a V. Exª que autorize a publicação.

SEGUE NA ÍNTEGRA PRONUNCIAMENTO DO SR. SENADOR ALVARO DIAS

    O SR. ALVARO DIAS (Bloco Social Democrata/PV - PR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, manifesto o nosso apoio à campanha nacional "Ratifica já" pela imediata aprovação do decreto legislativo que autoriza a ratificação do Acordo de Paris, aprovado no dia 12 de dezembro de 2015, durante a 21a Conferência das Partes (COP21).

    A Conferência do Clima de Paris é oficialmente conhecida como a 21a Conferência das Partes {ou "COP") da Convenção -Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, que constitui o órgão das Nações Unidas responsável pelo clima.

    A Frente Parlamentar Ambientalista está capitaneando a meritória campanha. Ontem, em evento que contou com a participação de representantes da sociedade organizada, do ministro de Estado do Meio Ambiente e da liderança do Partido Verde na Câmara dos Deputados, foi reiterado o pedido de aprovação do requerimento de urgência (de autoria do deputado Evandro Gussi) no sentido de que a ratificação do Acordo de Paris seja votada pelo Plenário daquela Casa, sem que seja necessário cumprir o itinerário das comissões técnicas.

    A ratificação do Acordo de Paris é um gesto emblemático e uma demonstração ostensiva do protagonismo do Brasil na vertente da sustentabilidade. O engajamento para reduzir as emissões de carbono e conter os efeitos do aquecimento do planeta, sem dúvida, é responsabilidade de todas as nações.

    Registro a importância dessa ratificação do Acordo de Paris no âmbito legislativo, demonstração solar de que o Brasil não é apenas signatário, mas um ator relevante já compromissado com a causa.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/06/2016 - Página 38