Discurso durante a 105ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pesar pelo falecimento da Senhora Ritta de Araújo Calderaro, Presidente da Rede Calderaro de Comunicação (RCC).

Autor
Vanessa Grazziotin (PCdoB - Partido Comunista do Brasil/AM)
Nome completo: Vanessa Grazziotin
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Pesar pelo falecimento da Senhora Ritta de Araújo Calderaro, Presidente da Rede Calderaro de Comunicação (RCC).
Publicação
Publicação no DSF de 29/06/2016 - Página 50
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, EMPRESARIO, ENCAMINHAMENTO, VOTO DE PESAR, APRESENTAÇÃO, PESAMES, FAMILIA, ELOGIO, VIDA PUBLICA.

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM. Sem revisão da oradora.) - Se V. Exª me permite também, Sr. Presidente, eu quero aproveitar essa oportunidade, enquanto os Senadores e Senadoras votam, de encaminhar à Mesa, comunicar que estou encaminhando à Mesa, de acordo com os arts. 218 e 221 do nosso Regimento Interno, uma inserção na ata de um voto de pesar pelo falecimento, no último dia 25, sábado, da Srª Ritta de Araújo Calderaro.

    A Srª Ritta de Araújo Calderaro, que era Presidente da Rede Calderaro de Comunicação, foi casada, desde 1951, com Umberto Calderaro Filho, um grande jornalista, fundador, ao lado de Dona Ritta, do jornal A Crítica, um dos jornais mais respeitados e mais antigos da nossa terra. Uma mulher que, independentemente da posição de seu marido, de seu companheiro, um aguerrido jornalista, sempre andou à frente de seu tempo.

    Antes mesmo de se casar, lecionou em colégios particulares, em escolas públicas. Era uma exímia pintora e ensinava pintura na rede pública de ensino do meu Estado do Amazonas. E foram dela as primeiras logomarcas do jornal A Crítica.

    Então, eu quero encaminhar à Mesa e, daqui deste microfone e deste plenário, desejar à Srª Cristina Calderaro, sua única filha - que certamente a sucederá à frente da direção da empresa -, muita força, muita coragem ao lado dos seus dois filhos e de sua filha, para continuar esse legado, esse trabalho de seu pai e também de sua mãe.

    Então, encaminho à Mesa, Presidente Renan, esse voto de pesar, para que seja registrado.

    Obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/06/2016 - Página 50