Discurso durante a 89ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Críticas à maneira como vem sendo divulgadas as notícias referentes a delações premiadas e ao Poder Judiciário pela falta de sigilo sobre as investigações que envolvem membros do Poder Legislativo.

Autor
Zeze Perrella (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/MG)
Nome completo: José Perrella de Oliveira Costa
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
IMPRENSA:
  • Críticas à maneira como vem sendo divulgadas as notícias referentes a delações premiadas e ao Poder Judiciário pela falta de sigilo sobre as investigações que envolvem membros do Poder Legislativo.
Publicação
Publicação no DSF de 08/06/2016 - Página 29
Assunto
Outros > IMPRENSA
Indexação
  • CRITICA, DIVULGAÇÃO, IMPRENSA, DELAÇÃO, AUTORIDADE PUBLICA, POLITICA, DESAPROVAÇÃO, JUDICIARIO, FALTA, SIGILO, INFORMAÇÃO, INVESTIGAÇÃO, CORRUPÇÃO, POLICIA FEDERAL, DESRESPEITO, PODER, LEGISLATIVO.

    O SR. ZEZE PERRELLA (Bloco Moderador/PTB - MG. Sem revisão do orador.) - Presidente Renan, nós estamos chegando a uma situação, no Brasil, que realmente é muito preocupante. Nós estamos sendo governados, na verdade, por delatores - por delatores.

    Esta Casa tem uma grande missão. Nós estamos às vésperas de votar o impedimento da Presidente Dilma ou a sua volta e acordamos de manhã vendo estas coisas todas acontecendo pela TV: pessoas sendo julgadas pela mídia, sem sequer serem julgadas pelo Judiciário. Acho que nós Parlamentares merecemos o mínimo de respeito do Judiciário. Eu reconheço o trabalho que o Judiciário vem fazendo, que a Polícia Federal vem fazendo, mas agora isso virou um negócio impressionante, um Big Brother. O Big Brother deve até estar perdendo ibope, porque, ao ligar a televisão de manhã, já se pensa em quem vai ser preso hoje, em quem vai pedir a prisão de quem, e o Brasil, enquanto isso, está parado. O Brasil está parado!

    Nós não somos contra a Operação Lava Jato, contra operação nenhuma, mas isso tem que ser feito com um mínimo de responsabilidade. Para que expor as pessoas dessa maneira, se elas não foram sequer julgadas? Nós temos que partir do princípio de que todo mundo tem o direito de se defender e de ser julgado culpado somente quando efetivamente ficar comprovada a participação de quem quer que seja.

    Os delatores viraram santos, e os delatados, bandidos. Amanhã, se não conseguirem provar - e eu tenho certeza de que a grande maioria não vai conseguir provar... Não estou defendendo ninguém, não sou advogado de ninguém. Eu estou preocupado com o País, porque, a cada manifestação dessas, a cada pedido de prisão desses, a cada operação dessas, o País para. Poderiam continuar, até o ano de 2050, com a Operação Lava Jato, mas que fizessem isso com o sigilo que essas operações merecem, sem esse estardalhaço, sem essa pirotecnia.

    Nós respeitamos, obviamente, todos os Poderes, mas acho que o Congresso Nacional também merece respeito, e, no meu entendimento, nós não estamos sendo respeitados.

    Era o que eu tinha a dizer.

    Minha solidariedade, Presidente Renan, Romero Jucá. Eu espero, sinceramente, e tenho certeza... Vocês já passaram por situações piores do que que esta e conseguiram sair por cima, tanto é que V. Exª dirige o Senado com o apoio de todos nós e com o prestígio que sua atuação política fez com que merecesse. O nosso abraço, a nossa solidariedade. Tenho certeza de que tudo isso vai passar.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/06/2016 - Página 29