Discurso durante a 89ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pesar pelo falecimento da acriana Yolanda Sousa e Silva.

Autor
Jorge Viana (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Jorge Ney Viana Macedo Neves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Pesar pelo falecimento da acriana Yolanda Sousa e Silva.
Publicação
Publicação no DSF de 08/06/2016 - Página 34
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • APRESENTAÇÃO, PROPOSIÇÃO LEGISLATIVA DE REQUERIMENTO NO PROCESSO LEGISLATIVO (RQS), HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, FUNDADOR, CLUBE, ESPORTE, FUTEBOL, ESTADO DO ACRE (AC), ELOGIO, VIDA PUBLICA, PESAMES, FAMILIA.

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Apoio Governo/PT - AC. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu queria, cumprimentando V. Exª, fazer referência a um requerimento que apresento, com homenagem de pesar e apresentação de condolências à família pelo falecimento de uma acriana muito querida, a Srª Yolanda Sousa e Silva. Em homenagem à querida Yolanda, mais conhecida como D. Yolanda, falecida em Rio Branco no dia 6, ontem, aos 91 anos, estou requerendo, nos termos do Regimento Interno, esta homenagem de pesar.

    D. Yolanda, filha do Sr. Manoel Julião de Sousa e da Srª Raimunda Pereira de Souza, nasceu no dia 9 de janeiro de 1925, em Rio Branco; na década de 1960 foi fundadora do grupo Anos Dourados, formado exclusivamente por mulheres membros de famílias tradicionais do Acre. Ficou muito conhecida também como Madrinha Yolanda por ter sido fundadora e símbolo do Clube Atlético Juventus.

    D. Yolanda foi uma das figuras mais queridas do nosso Acre. Era amiga dos meus pais e viveu conosco as boas transformações do nosso Estado. Sempre me estimulou e, com sua alegria contagiante, cativava a todos. Fico triste por não estar no Acre nesta hora, mas daqui queria agradecer a amizade sincera que ela tinha por mim e por todos da minha família.

    D. Yolanda foi casada com o Sr. Antão Manoel da Silva, já falecido, e teve quatro filhos: Severina Maria Sousa e Silva, já falecida; Lauro Julião, ex-Reitor da Universidade; Humberto Antão e Andreia de Sousa e Silva. Deixa doze netos e seis bisnetos. D. Yolanda, por tudo que foi e fez, merece as mais elevadas homenagens desta Casa Legislativa. É nesse sentido, Sr. Presidente, que apresento este requerimento de homenagem de pesar. Agradeço a V. Exª.

    Queria também, Sr. Presidente, ...

(Interrupção do som.)

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Apoio Governo/PT - AC) - ... cumprimentá-lo - eu ouvi pelo rádio enquanto estava me dirigindo para cá - pelo posicionamento à altura da responsabilidade que o cargo de Presidente do Senado e do Congresso lhe impõe.

    Eu queria cumprimentar V. Exª pela serenidade, firmeza e senso de responsabilidade com que V. Exª, ainda há pouco, se dirigiu à Nação e a todos nós, seus colegas aqui no Senado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/06/2016 - Página 34