Discurso durante a 89ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pesar pelo falecimento de Jarbas Gonçalves Passarinho, ex-Ministro de Estado e ex-Presidente do Senado.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Pesar pelo falecimento de Jarbas Gonçalves Passarinho, ex-Ministro de Estado e ex-Presidente do Senado.
Publicação
Publicação no DSF de 08/06/2016 - Página 35
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, JARBAS PASSARINHO, EX GOVERNADOR, EX PRESIDENTE, SENADO, EX MINISTRO DE ESTADO, ORIGEM, ESTADO DO PARA (PA), ELOGIO, VIDA PUBLICA, APRESENTAÇÃO, PESAMES, FAMILIA.

    O SR. FLEXA RIBEIRO (Bloco Oposição/PSDB - PA) - Presidente Renan, na mesma linha, eu quero aqui também apresentar voto de pesar pelo falecimento do ex-Governador, Senador, Ministro, por várias vezes, Jarbas Gonçalves Passarinho, que foi Presidente do Senado Federal. Que esse voto de pesar de todos os paraenses seja estendido aos familiares do Senador Jarbas Passarinho, que honrou o Estado do Pará por três mandatos no Senado Federal. Ele foi Ministro do Trabalho, da Educação e da Previdência Social no governo militar...

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Apoio Governo/PT - RJ) - Ministro da ditadura.

    O SR. FLEXA RIBEIRO (Bloco Oposição/PSDB - PA) - ... e também Ministro da Justiça no Governo...

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Apoio Governo/PT - RJ) - Ministro da ditadura, é preciso que se diga.

    O SR. FLEXA RIBEIRO (Bloco Oposição/PSDB - PA) - ... Fernando Collor.

(Soa a campainha.)

    O SR. FLEXA RIBEIRO (Bloco Oposição/PSDB - PA) - Recebeu inúmeras condecorações e 17 títulos de doutor honoris causa das Universidades Federais do Rio de Janeiro, Pará, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba; e Católicas do Rio Grande do Sul, Campinas, Petrópolis, Bahia, Recife e Goiás, entre outras.

    Além de sua atuação política, Jarbas era um homem das letras, decano da Academia Paraense de Letras. O imortal foi autor de dezenas de livros, artigos e textos relacionados à política e à Amazônia, região que defendia com toda firmeza e segurança de quem dominava a pluralidade da floresta tropical.

    Nosso querido Jarbas Passarinho deixa, além de uma grande saudade, cinco filhos: Carlos Passarinho, Jarbas Passarinho Junior, Angélica Passarinho, Eleonora Passarinho e Julia Maria Passarinho.

    Senador Renan, o Senador Jarbas Passarinho disse à sua família que não queria as honras a que teria direito, tendo sido Presidente do Senado, de ser velado no Salão Negro. Fez questão de ser velado na capela militar, de forma simples, como encaminhou toda sua vida.

    Então, é com pesar que o Estado do Pará e o Brasil perdem um homem da qualidade do Senador Jarbas Passarinho.

    Lamento que o Senador tenha feito referências indevidas quando eu fazia o voto de pesar. Inclusive quero dizer que é total falta de respeito à memória de um homem que trabalhou muito pelo Brasil e pelo Pará.

    Muito obrigado, Presidente.

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Apoio Governo/PT - RJ) - Sr. Presidente, só quero protestar aqui quanto a homenagens a Ministros que serviram à ditadura militar, que participaram ativamente, inclusive, da construção do AI-5, ato responsável por várias mortes de estudantes e de democratas brasileiros. Quero registrar aqui o meu protesto.

    O SR. FLEXA RIBEIRO (Bloco Oposição/PSDB - PA) - Protesto indevido, Presidente...

(Soa a campainha.)

    O SR. FLEXA RIBEIRO (Bloco Oposição/PSDB - PA) - ... e desrespeitoso. O Senador tem memória fraca...

(Soa a campainha.)

    O SR. FLEXA RIBEIRO (Bloco Oposição/PSDB - PA) - ... porque ele devia estar preocupado...

    O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - Senador Flexa, eu quero...

    O SR. FLEXA RIBEIRO (Bloco Oposição/PSDB - PA) - ... com o apoio que o Governo que ele defende deu a governos ditatoriais.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/06/2016 - Página 35