Discurso durante a 89ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações acerca de agenda cumprida por S. Exª ao visitar cidades importantes do Estado da Bahia.

Autor
Lídice da Mata (PSB - Partido Socialista Brasileiro/BA)
Nome completo: Lídice da Mata e Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Considerações acerca de agenda cumprida por S. Exª ao visitar cidades importantes do Estado da Bahia.
Publicação
Publicação no DSF de 08/06/2016 - Página 58
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • COMENTARIO, VISITA, ORADOR, LOCAL, MUNICIPIOS, CAETITE (BA), IRECE (BA), ESTADO DA BAHIA (BA), OBJETIVO, IMPLANTAÇÃO, PARQUE, ENERGIA EOLICA, INAUGURAÇÃO, RODOVIA, PARTICIPAÇÃO, CERIMONIA, POSSE, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, WALTER PINHEIRO, SENADOR, LANÇAMENTO, RUI COSTA, GOVERNADOR, PEDRA FUNDAMENTAL, HOSPITAL.

    A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - BA. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, enquanto chega o próximo Senador para garantir uma votação maior, eu queria registrar para esta Casa e para V. Exª que tive a oportunidade, nesses dois últimos fins de semana, de visitar cidades importantes do Estado da Bahia, levando a todas elas, com o Governador Rui Costa, uma importante ação do Governo, mesmo uma obra importante.

    Nessa direção, estive na cidade de Caetité, que é administrada pelo Prefeito Zé Barreira, do meu Partido. Tivemos lá um grande movimento. Na cidade de Caetité temos um importante parque eólico que, após a sua implantação, certamente será o maior parque eólico de toda a América do Sul e dará, portanto, uma importante contribuição ao mundo da energia sustentável neste País.

    Temos lá um Prefeito muito bem avaliado. E o Governador Rui Costa foi àquele Município para inaugurar uma importante rodovia que liga a sede de Caetité ao Distrito de Brejinho das Ametistas.

    Esse nome bonito é exatamente porque lá é um lugar onde se localiza uma grande...

    O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - Senador Jorge Viana.

    A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - BA) - ...mina de ametista, belíssimas pedras que fazem a riqueza da cidade e da Bahia.

    Está chegando o Senador Jorge Viana. Enquanto ele vota, Presidente, eu também quero dizer que estive neste fim de semana, na sexta-feira passada, na cidade de Irecê. Não, no sábado, melhor dizendo. Aliás, foi ontem que eu fui para Irecê, Presidente. Eu me atrapalhei um pouco, porque ontem participei da posse do nosso querido Senador Walter Pinheiro, que assumiu a Secretaria de Educação no Estado, uma posse muito concorrida. Cheguei a tempo para a posse, depois de ter passado a manhã na cidade de Irecê, uma importante cidade do nosso Estado também, onde o Governador Rui Costa lançou a pedra fundamental da policlínica, que é um programa de organização de policlínicas em todo o Estado da Bahia de maneira regionalizada. É a quarta policlínica do nosso Estado que vai ser instalada em Irecê.

    O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - Eu quero cumprimentar V. Exª, evidentemente sem interrompê-la, e cumprimentar a população baiana, o povo daquele Estado tão querido, porque é um privilégio muito grande ter o Senador Walter Pinheiro como Secretário de Educação. O Brasil precisa de muitas mudanças na área da educação, e a Bahia, sem dúvida nenhuma.

    Nós conhecemos o Senador Walter Pinheiro, sabemos da sua competência, dos seus compromissos com o País, com a Bahia. É um privilégio muito grande para um Estado ter Walter Pinheiro como Secretário da Educação.

    Eu gostaria muito que os outros Estados do Brasil, sobretudo o Estado de Alagoas pudesse ter também esse privilégio.

    A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - BA) - Sem dúvida, Sr. Presidente.

    Quero agradecer, em nome da Bahia, os elogios que faz ao Senador Walter Pinheiro. Para nós é uma grande alegria. Mas tenho certeza de que, no seu Estado, o Governador de Alagoas tem sido muito bem avaliado pela sua população, estando no ranking como o Governador mais bem avaliado.

    É claro que o nosso Governador também está muito próximo disso. Essa é uma concorrência muito legítima, que faz bem ao povo brasileiro.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/06/2016 - Página 58