Discurso durante a 106ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Críticas ao Ministro Osmar Terra, por não ter incluído em sua visita a Roraima um encontro com a Governadora Suely Campos.

Autor
Telmário Mota (PDT - Partido Democrático Trabalhista/RR)
Nome completo: Telmário Mota de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Críticas ao Ministro Osmar Terra, por não ter incluído em sua visita a Roraima um encontro com a Governadora Suely Campos.
Publicação
Publicação no DSF de 30/06/2016 - Página 28
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • REGISTRO, PRESENÇA, OSMAR TERRA, MINISTRO DE ESTADO, LOCAL, BOA VISTA (RR), RORAIMA (RR), OBJETIVO, ACOMPANHAMENTO, PROGRAMA ASSISTENCIAL, AUTORIA, PREFEITO, MULHER, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), CRITICA, ATUAÇÃO, MINISTRO, MOTIVO, FALTA, VISITA, GOVERNADOR.

    O SR. TELMÁRIO MOTA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PDT - RR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, telespectadores da TV Senado, ouvintes da Rádio Senado, hoje eu subo a esta tribuna com o coração partido, Senador Dário, porque custo a acreditar que o Governo interino do Sr. Michel Temer começa a olhar Roraima e a tratá-la com exceção, com discriminação, discriminando o meu Estado.

    O Ministro Osmar Terra visitou a sede do Programa Família que Acolhe, na capital. A Prefeita da capital, Teresa Surita, do PMDB, acompanhou a visita. O Ministro disse ainda que Boa Vista deve ser a primeira cidade a receber mais investimentos na área para incrementar o Família que Acolhe.

    Nada tenho contra a visita do Exmº Ministro. No entanto, causa estranheza um Ministro com a agenda lotada se deslocar até o Estado de Roraima para visitar apenas o programa da Prefeita, que, por sinal, é ex-mulher do Senador Romero Jucá.

    Sabe o que isso cheira para mim? Cheira a troca de favores entre o Ministro e o Senador do mal do meu Estado. Por que o Ministro não visitou a Governadora Suely? Por que, Ministro? V. Exª sai daqui no avião pago pela Nação brasileira, pelo suor do povo brasileiro, e não teve a preocupação de ouvir a Governadora, a maior autoridade daquele Estado.

    O Ministro demonstrou que estava ali a serviço não do povo de Roraima, mas de um grupo político. O Família que Acolhe é uma iniciativa louvável que defendemos todos os dias, se necessário for, mas é mais um programa social.

    Não coloque essa lorota, Sr. Ministro, de dizer que vai visitar a Prefeita e não convida a Governadora. Isso é deselegância! Isso é discriminação! Isso não existe, não é normal. Cheira mal, como tudo no governo tampão e o que vem do Senador do mal, sempre contra o governo e as pessoas do Estado de Roraima.

    A mim não convidaram, porque sabem que não me misturo com essas aves de rapina que esvaziaram os cofres do meu Estado. Pergunto agora aos Deputados que votaram contra a Presidente Dilma - de oito Deputados do Estado Roraima, sete votaram contra a Presidente Dilma: vocês foram convidados, Deputados, para essa visita só para a Prefeitura? Que vergonha, não é? Colocaram o Temer, e ele não respeita vocês. O Ministro ouviu de vocês as reivindicações do povo de Roraima, que elegeu vocês, Deputados? Aliás, vocês estão preocupados com nossos eleitores? Por que um Ministro dessa envergadura vai ao Estado de Roraima e os Deputados, que representam o povo, não foram convidados? É o Ministro Osmar Terra. De qual terra ele é?

    Ministro Terra, Roraima é uma terra muito boa e hospitaleira, mas cuidado com os rapineiros daquela terra. Neste Governo, o rapineiro-mor já caiu; V. Exª pode cair também. Por fim, convido o Ministro Osmar Terra a voltar ao Estado de Roraima, no mesmo avião, para ouvir a Governadora e conhecer vários programas sociais, programas na agricultura familiar, programas que atingem as pessoas do campo e também da área urbana. Não é possível que um Ministro se desloque a um Estado que teve, dos oito Deputados, sete votos para este Ministro estar aí e não tenha o respeito com o povo de Roraima. Essa é a diferença do Governo Temer para o Governo da Presidente Dilma que, em um ano só, foi duas vezes àquele Estado e conversou com todos os prefeitos, com todos os Deputados e com todos os Senadores. Sabe por quê? Porque a Dilma foi tirar as amarras que o governo do PSDB e o do PMDB colocaram no nosso Estado. Espero que o Sr. Osmar Terra volte à terra de Roraima para conhecer verdadeiramente as nossas necessidades.

    Obrigado, Srª Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/06/2016 - Página 28