Pela ordem durante a 106ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da comemoração, em 25 de junho, na cidade de Cachoeira-BA, do início da batalha pela Independência do Brasil.

Autor
Lídice da Mata (PSB - Partido Socialista Brasileiro/BA)
Nome completo: Lídice da Mata e Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Registro da comemoração, em 25 de junho, na cidade de Cachoeira-BA, do início da batalha pela Independência do Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 30/06/2016 - Página 42
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • REGISTRO, COMEMORAÇÃO, CIDADE, CACHOEIRA, ESTADO DA BAHIA (BA), INICIO, LUTA, RESISTENCIA, DEFESA, INDEPENDENCIA, BRASIL, EXPULSÃO, OCUPAÇÃO, PORTUGUES.

    A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - BA. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Justamente, Sr. Presidente, para convocar o nosso Bloco, composto pelo partido da Rede, que está aqui presente; pelo PSB - quero chamar a atenção dos Srs. Senadores e das Srªs Senadoras do PSB para que compareçam, porque estamos tendo votação nominal -; e pelos Senadores, também, do PPS e do PCdoB. O nosso Bloco, Socialismo e Democracia, precisa da presença dos Senadores para que nós possamos contribuir com o quórum.

    Nessa dimensão, Sr. Presidente, quero chamar a atenção desta Casa, porque estive presente, na última sexta-feira, dia 25 de junho, em Cachoeira, a minha terra natal, que não é apenas a cidade onde nasci, mas é a cidade onde se iniciou a batalha da resistência, na Bahia, pela independência do Brasil.

    Todos os anos, por uma iniciativa nossa e do Governador Jaques Wagner, a capital do Estado é transferida para a cidade de Cachoeira. E, lá, iniciamos os festejos, as comemorações, a rememoração desse fato histórico extremamente importante para o Brasil, infelizmente pouco conhecido da maioria do povo brasileiro e, às vezes, até do próprio Congresso Nacional, que nos levará no próximo sábado a percorrer as ruas da cidade de Salvador, no nosso cortejo cívico do 2 de julho, data da verdadeira independência do Brasil, porque a independência conquistada com a luta do povo, que marca a resistência dos baianos, dos nordestinos, do povo também de Minas Gerais, que se integrou ao Batalhão dos Periquitos, para dar a vitória à resistência brasileira, expulsando definitivamente das nossas terras os portugueses.

    E é nessa dimensão que eu queria saudar o 2 de julho, já que vai acontecer num dia em que o Congresso estará fechado. E registro que o Recôncavo Baiano, especialmente a minha querida Cachoeira, chamada Cidade Heroica, conseguiu marcar a sua presença na vida nacional pela luta e pelo heroísmo do seu povo em defesa da independência. Todos os anos, neste momento, o movimento popular, os sindicatos, aqueles que representam a incorporação dos indígenas, dos negros, do povo em geral, a luta libertária pela independência do Brasil se manifesta nas ruas de Salvador.

    Viva o 2 de julho! Viva a independência do Brasil!

    Muito obrigada, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/06/2016 - Página 42