Fala da Presidência durante a 102ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Solidariedade à Senadora Gleisi Hoffmann pelas operações de busca e apreensão realizadas em seu apartamento, decorrentes da Operação Custo Brasil, desdobramento da Operação Lava-Jato.

Autor
Elmano Férrer (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/PI)
Nome completo: Elmano Férrer de Almeida
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PUBLICA E IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA:
  • Solidariedade à Senadora Gleisi Hoffmann pelas operações de busca e apreensão realizadas em seu apartamento, decorrentes da Operação Custo Brasil, desdobramento da Operação Lava-Jato.
Publicação
Publicação no DSF de 24/06/2016 - Página 44
Assunto
Outros > CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PUBLICA E IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, GLEISI HOFFMANN, SENADOR, MOTIVO, OPERAÇÃO, BUSCA E APREENSÃO, POLICIA FEDERAL, INVESTIGAÇÃO, CORRUPÇÃO, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS).

    O SR. PRESIDENTE (Elmano Férrer. Bloco Moderador/PTB - PI) - Agradeço as palavras de V. Exª, ao tempo em que me somo às Senadoras e aos Senadores que se manifestaram neste instante em solidariedade a nossa colega, nossa companheira, Senadora Gleisi Hoffmann.

    Moro também, meu nobre Senador Lindbergh, Srªs e Srs. Senadores, no mesmo bloco, no apartamento 104, inferior ao 204, de Gleisi Hoffmann. E aproveitarei a oportunidade para dizer que, no instante em que a Polícia Federal se encontrava no local de residência de várias Senadoras e Senadores, minha mulher descia para um compromisso e ficou realmente pasma. Voltou ao meu apartamento para comunicar o fato. Todos nós, como seres humanos, como Senadores e Senadoras, sentimo-nos atingidos pelo fato.

    Um agravante também. Chegava ao meu apartamento, procedendo de um voo de Teresina, o nobre Deputado Themístocles Filho, Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí. Também ficou meio pasmo e teve problema para adentrar ao meu apartamento. Quando disse que ia para o apartamento do Senador Elmano, foi permitido, mas ficou chocado como político, como Deputado.

    Eu me permitiria dizer que nós vivemos um momento muito grave em nosso País e que nós temos a responsabilidade de preservar aquilo que nós conquistamos, quer dizer, a Nação conquistou, que é o Estado democrático de direito e a busca incessante pela harmonia dos Poderes do Estado. Não podemos alimentar uma desarmonia.

    É preciso que tenhamos nesse momento muito delicado da nossa história... Os partidos, acima de suas convicções, suas doutrinas, suas ideologias, existe uma nação, existe um Estado devidamente constituído pela Lei Maior, pela Lei Soberana, que é a nossa Constituição.

    Creio que é um momento delicado e que nós, aqui neste Senado, como dizemos sempre, a Casa da Federação, a Casa da união, dos Estados-membros da Federação, dos Municípios, Casa da expressão maior da política nacional, é que nós devemos ter o devido equilíbrio.

    De outra parte, quem é responsável pelo Estado brasileiro não é só o Poder Legislativo, mas nós temos dois outros Poderes do Estado.

    Somos três Poderes, e se consagrou a harmonia entre eles. Então nós temos que ter o devido equilíbrio para superar questões graves da natureza que V. Exªs trazem a esta Casa.

    Esperamos que o Presidente dela, Presidente Renan, e toda a Mesa Diretora da Casa, que nós possamos, à luz de um segundo fato que se repete naquele bloco da 309, o Bloco G, porque tivemos há bem pouco tempo o apartamento do ex-Presidente da República, colega nosso desta Casa, o Senador Collor de Mello, também uma ação dessa natureza...

    Eu peço a Deus que nos ilumine a todos, quando me refiro não só a nós outros nesta casa, mas a todos dos demais Poderes da República, da Nação, do Estado brasileiro, para que nós possamos sair com muita dignidade desses graves problemas, na superação do momento difícil que nós vivemos.

    Então, eu me somo a V. Exªs, Senadoras e Senadores, e levo também o meu abraço fraterno de solidariedade. E aqui eu dei uma imagem da Gabi, o filho dela, uma pessoa com deficiência, e não sei como ela se houve nesse momento difícil por que passou a nossa companheira e estimada Gleisi Hoffmann.

    Concedo a palavra pela ordem, aliás com a devida permissão da nossa estimada Senadora Vanessa Grazziotin, a Valdir Raupp, para usar a palavra, Senadora, para uma comunicação de apenas quatro, cinco minutos.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/06/2016 - Página 44