Discurso durante a 102ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro de artigo de imprensa publicado no jornal “O Liberal”, acerca da liberação de recursos para a conclusão da obra de prolongamento da Avenida João Paulo II, no Pará.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TRANSPORTE:
  • Registro de artigo de imprensa publicado no jornal “O Liberal”, acerca da liberação de recursos para a conclusão da obra de prolongamento da Avenida João Paulo II, no Pará.
Publicação
Publicação no DSF de 24/06/2016 - Página 58
Assunto
Outros > TRANSPORTE
Indexação
  • REGISTRO, ARTIGO DE IMPRENSA, O LIBERAL, ASSUNTO, LIBERAÇÃO, VERBA, CONCLUSÃO, OBRA DE ENGENHARIA, VIA TERRESTRE, ESTADO DO PARA (PA).

    O SR. FLEXA RIBEIRO (Bloco Social Democrata/PSDB - PA. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, hoje, faço uso da tribuna do Senado Federal para festejar mais uma vitória do povo do Pará que, por meio do Governo de Simão Jatene, vê a concretização de uma importante obra para a mobilidade urbana da Região Metropolitana de Belém.

    Matéria publicada no jornal O Liberal desta quarta-feira, 22, noticia a liberação de R$ 20 milhões por parte da Caixa Econômica Federal para que o Governo do Estado do Pará possa concluir a obra de prolongamento da Avenida João Paulo II.

    Os recursos liberados estavam retidos desde dezembro do ano passado por falta de entendimento entre a Caixa e o Ministério das Cidades sobre a necessidade de assinatura da Autorização de Início de Objeto.

    Gostaria de destacar aqui a atuação competente e dinâmica do ministro das Cidades, Bruno Araújo, para que este entrave fosse transposto e superado. No último dia 08 de junho, o ministro recebeu em audiência o governador Simão Jatene e a mim e, naquela ocasião, se comprometeu em encontrar uma solução, o que se concretizou em poucos dias com a transferência dos primeiros R$ 7 milhões pela Caixa Econômica, viabilizando assim a retomada das obras de prolongamento da Avenida.

    De acordo com o diretor da Caixa, José Carlos Medaglia, o atraso se deu por conta das mudanças políticas ocorridas no Brasil, com a troca de titulares nos ministérios. Se assim não fosse, os recursos já teriam sido liberados. Para o diretor da Caixa, a obra de prolongamento da Avenida João Paulo II "é uma das mais importantes de várias que a Caixa monitora em todo o Brasil".

    O restante dos recursos financiados para o prolongamento da Avenida João Paulo II, junto com a contrapartida do Estado, será liberado nos próximos quatro meses, possibilitando assim que a nova via de entrada e saída da capital paraense seja concluída até o segundo semestre do ano que vem.

    O prolongamento da Avenida João Paulo ÍI permitirá um melhor ordenamento do tráfego de veículos na Região Metropolitana de Belém. Ademais, a obra é muito importante para que o Governo do Estado implante o BRT Metropolitano, previsto no Projeto Ação Metrópole e que também terá por finalidade melhorar a mobilidade urbana na região.

    É isso que eu tinha a dizer.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/06/2016 - Página 58