Pronunciamento de Lindbergh Farias em 21/06/2016
Discurso durante a 100ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Elogio ao STF por desconsiderar a imunidade parlamentar no uso da palavra pelo Deputado Jair Bolsonaro, por possível apologia ao crime de estupro.
- Autor
- Lindbergh Farias (PT - Partido dos Trabalhadores/RJ)
- Nome completo: Luiz Lindbergh Farias Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
PODER JUDICIARIO:
- Elogio ao STF por desconsiderar a imunidade parlamentar no uso da palavra pelo Deputado Jair Bolsonaro, por possível apologia ao crime de estupro.
- Publicação
- Publicação no DSF de 22/06/2016 - Página 53
- Assunto
- Outros > PODER JUDICIARIO
- Indexação
-
- ELOGIO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), MOTIVO, AUSENCIA, APLICAÇÃO, IMUNIDADE PARLAMENTAR, SITUAÇÃO, DISCURSO, JAIR BOLSONARO, DEPUTADO FEDERAL, INCENTIVO, CRIME, ESTUPRO.
O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Apoio Governo/PT - RJ. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, da mesma forma, eu quero parabenizar o Supremo Tribunal Federal, que hoje transformou o Deputado Jair Bolsonaro em réu. Essa decisão do Supremo tem um alto impacto civilizatório. Ele foi transformado em réu por incitação ao estupro, aquela violência contra a Deputada Maria do Rosário, mas não é só isso. De quinze em quinze dias acontece uma coisa diferente. Na votação do próprio processo do impeachment, naquele momento em que se votava o impeachment lembrar do torturador Brilhante Ustra?
Chamo a atenção de que essa decisão do Supremo mostra que as instruções não estão a deixar passar práticas fascistas.
Semana passada, Senador Capiberibe, aconteceu um episódio do qual nós não podemos diminuir a importância. Um grupo de seguidores do Bolsonaro foram à UnB armados de porretes - e isso está em todos os jornais do nosso País -, gritando palavras de ordem homofóbicas, racistas e contra nordestinos. Houve pancadaria na UnB.
Então, eu acho que uma decisão com essa, dessa importância, é fundamental. É para dizer o seguinte: as instituições brasileiras prezam a democracia. As instituições brasileiras não vão aceitar o crescimento de discurso de ódio, de práticas fascistas.
Na minha avaliação, essa decisão de hoje é histórica, com alto grau de impacto civilizatório. Então, é dessa forma, Sr. Presidente, que eu parabenizo o Supremo Tribunal Federal. A partir de hoje, o Deputado Jair Bolsonaro é réu!