Discurso durante a 111ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defesa da liberdade individual econômica e reflexões sobre o papel do Estado como limitador do empreendedorismo.

Autor
Wilder Morais (PP - Progressistas/GO)
Nome completo: Wilder Pedro de Morais
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CIDADANIA:
  • Defesa da liberdade individual econômica e reflexões sobre o papel do Estado como limitador do empreendedorismo.
Outros:
Publicação
Publicação no DSF de 07/07/2016 - Página 118
Assuntos
Outros > CIDADANIA
Outros
Indexação
  • CRITICA, EXCESSO, INTERVENÇÃO, ESTADO, DIREITO A LIBERDADE, CIDADÃO, REGISTRO, IMPORTANCIA, LIBERDADE, OBJETIVO, DESENVOLVIMENTO NACIONAL, DESRESPEITO, PRINCIPIO CONSTITUCIONAL, SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, VEJA, ASSUNTO, DEFESA, LIBERDADE PESSOAL.

    O SR. WILDER MORAIS (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - GO. Sem apanhamento taquigráfico.) - Se. Presidente, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, recorrentemente, discurso nesta Casa sobre o valor do desenvolvimento empreendedor, pois foi este o caminho que percorri durante a minha vida.

    Desde menino, no interior de Taquaral, tive de traçar meu caminho por meio do trabalho na iniciativa privada, estudando até alcançar a oportunidade de me sustentar com o meu próprio serviço.

    E é esta a oportunidade que busco garantir a cada cidadão brasileiro: a liberdade de alcançar seus sonhos.

    É esse o objetivo de nossa Constituição Federal, que garante ao brasileiro o direito de se conduzir como bem entender, tendo apenas que respeitar as leis.

    No entanto, como bem retratou o jornalista J.R. Guzzo - colunista da revista Veja - em seu artigo "O Delito de ser Livre", ao afirmar que "a história começa com a pressão, cada dia maior, em favor da "intermediação do Estado", no máximo possível de aspectos da existência humana".

    Como se tal intervenção, limitadora da liberdade individual - em especial no que se refere a empreender, fosse resolver o que há de errado em nosso país.

    Isso, pelo contrário, tira de nossas mãos a responsabilidade de garantir a correção do que porventura está "errado", deixando aos governantes e agentes públicos o poder total de correção e, consequentemente, o poder total de decisão.

    Isso é uma afronta ao que conquistamos como liberdade de direitos e de ação.

    O jornalista, oportunamente, na coluna em que escreve, destacou bem o momento atual: "existe uma guerra não declarada, presente no debate político, nos meios de comunicação e até nos currículos escolares, contra quem quer se comportar de maneira independente - e o que está em jogo, aí, é a liberdade".

    Por isso, Srs. Senadores, em face dessa relevante reflexão levantada pelo colunista, peço para que este texto conste nos registros do Senado Federal, justamente, por defender a liberdade individual.

    O Estado, estrutura necessária para nosso desenvolvimento enquanto Nação, é essencial.

    Porém, este não deve cercear o desenvolvimento individual.

    Que só pode ser obtido por meio do esforço individual, por meio do trabalho e da qualidade empreendedora de cada um.

    A liberdade de prosperar não deve ser vista como uma condenação à prosperidade do país, mas sim como o caminho que nos leva, enquanto unidade, a nos desenvolvermos individualmente em prol do bem de todos.

    A liberdade econômica não deve ser temida, pelo contrário, é através dela que poderemos prosperar, impulsionando o desenvolvimento de quantos mais formos.

    É este o meu apelo, Srs. Senadores: que deixemos de temer o desenvolvimento empreendedor em nosso país, ao contrário: que visemos estabelecer parcerias com o setor produtivo que beneficiem nossa sociedade e garantam seu desenvolvimento.

    Em um mundo globalizado, seria um retrocesso temerário nos fecharmos ao desenvolvimento, deixando a poucos - detentores de mandato e cargos políticos - a definição de nosso futuro.

    Cada indivíduo deve fazer valer seu direito à liberdade e à livre iniciativa, para que possamos ver um real crescimento: que é aquele iniciado dentro de cada casa de nosso país.

    Muito obrigado.

DOCUMENTO ENCAMINHADO PELO SR. SENADOR WILDER MORAIS EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. art. 210, inciso I e §2º, do Regimento Interno.)

Matéria referida:

    - “O Delito de Ser Livre”.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/07/2016 - Página 118