Discurso durante a 101ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Satisfação com o apoio de todos os Estados à renegociação das dívidas de alguns deles com a União.

Autor
Simone Tebet (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Simone Nassar Tebet
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ECONOMIA:
  • Satisfação com o apoio de todos os Estados à renegociação das dívidas de alguns deles com a União.
Publicação
Publicação no DSF de 23/06/2016 - Página 38
Assunto
Outros > ECONOMIA
Indexação
  • ELOGIO, APOIO, AMBITO ESTADUAL, ASSUNTO, RENEGOCIAÇÃO, DIVIDA PUBLICA, ESTADOS, DEVEDOR, UNIÃO FEDERAL, CREDOR, DEFESA, APROVAÇÃO, PROJETO DE LEI DA CAMARA (PLC), AUTORIA, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, OBJETO, PLANO DE GOVERNO, REFINANCIAMENTO, BANCO OFICIAL, BENEFICIARIO, RIO DE JANEIRO (RJ), SÃO PAULO (SP), RIO GRANDE DO SUL (RS), ESTADO DE ALAGOAS (AL), ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS), NECESSIDADE, ESTABILIDADE, FINANÇAS PUBLICAS, SOLUÇÃO, CRISE, ECONOMIA NACIONAL.

    A SRª SIMONE TEBET (PMDB - MS. Sem revisão da oradora.) – Sr. Presidente, apenas quero endossar as palavras de V. Exª.

    Acho que esta foi uma semana que precisa ser mais bem avaliada. Começamos a semana, pela primeira vez em muito tempo, dando uma demonstração de como é que se supera a crise. Vejo V. Exª, muitas vezes, dizer que o Senado não é o problema, é a solução para as crises que assolam o País. Vi 27 Estados da Federação brasileira, independentemente de coloração partidária, unidos no mesmo ideal. Olha, sabemos o que temos, a crise que nos assola, mas temos de nos unir para pensar no projeto maior, que é o País. Vi Estados que nem serão beneficiados pela renegociação da dívida, num reconhecimento à situação difícil por que passam as finanças dos Estados brasileiros, entenderem que, embora não sejam beneficiados, têm de se somar aos demais Estados.

    Aqui, quero fazer uma consideração: não são apenas os Estados que têm dívidas com a União. É importante dizer e reconhecer que a Presidente Dilma mandou para o Congresso Nacional um PLC em regime de urgência falando não só de renegociação da dívida, mas também de um plano de auxílio aos Estados que se refere a um refinanciamento aos bancos públicos como o BNDES. Provavelmente, esse projeto vai ser aproveitado.

    Deixo claro que não apenas os Estados mais desenvolvidos estão sendo beneficiados, como Rio, São Paulo, Rio Grande do Sul, mas também os Estados menos desenvolvidos, como Alagoas, de V. Exª, e Mato Grosso do Sul, meu Estado e Estado dos Senadores Moka e Pedro Chaves.

    Acho que é um passo muito importante, numa demonstração para o povo brasileiro de que somos maiores do que esta crise. Temos de nos unir para lembrar que, através dos Estados e dos Municípios, temos condições de superar estas crises. Se Estados e Municípios estiverem com as finanças saudáveis, eles terão condições de honrar seus compromissos junto aos seus servidores, de honrar compromissos juntos aos seus fornecedores, de investir em melhorias na saúde, na educação, na segurança pública e daí por diante.

    Acho que acabamos de fazer um gol de placa nessa renegociação, que teve a participação decisiva e unânime dos 27 Estados da Federação brasileira.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/06/2016 - Página 38