Discurso durante a 101ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solicitação de inclusão do nome de S. Exª. na Comissão de Reforma do Código Brasileiro de Aeronáutica.

Comentário sobre a falta de quórum para aprovação do Projeto de Lei Complementar, de autoria do Senador Romero Jucá, que altera os critérios da base do ISS.

Solidariedade ao Senador José Aníbal, vítima de ofensas políticas partidárias.

Autor
Roberto Rocha (PSB - Partido Socialista Brasileiro/MA)
Nome completo: Roberto Coelho Rocha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO:
  • Solicitação de inclusão do nome de S. Exª. na Comissão de Reforma do Código Brasileiro de Aeronáutica.
SENADO:
  • Comentário sobre a falta de quórum para aprovação do Projeto de Lei Complementar, de autoria do Senador Romero Jucá, que altera os critérios da base do ISS.
ATIVIDADE POLITICA:
  • Solidariedade ao Senador José Aníbal, vítima de ofensas políticas partidárias.
Publicação
Publicação no DSF de 23/06/2016 - Página 49
Assuntos
Outros > SENADO
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, INCLUSÃO, NOME, ORADOR, COMISSÃO ESPECIAL, REFORMULAÇÃO, CODIGO BRASILEIRO DE AERONAUTICA.
  • COMENTARIO, FALTA, QUORUM, APROVAÇÃO, PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR (PLP), AUTORIA, ROMERO JUCA, SENADOR, OBJETO, ALTERAÇÃO, CRITERIOS, IMPOSTO SOBRE SERVIÇO (ISS).
  • SOLIDARIEDADE, JOSE ANIBAL, VITIMA, MANIFESTAÇÃO, OFENSA, MOTIVO, OPOSIÇÃO, IDEOLOGIA, POLITICA PARTIDARIA.

    O SR. ROBERTO ROCHA (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - MA) - ... de, junto com Vicentinho e os colegas, contribuir com esse debate.

    Também quero falar sobre o projeto do Senador Jucá que altera os critérios da base do ISS. Creio que temos dificuldade em razão do quórum, em se tratando de mudança de lei complementar. Está na pauta este projeto. Quero dizer a V. Exª que estamos à disposição para, como Relator, proferir nosso relatório.

    E, por fim, quero me solidarizar com o que disse o Senador José Aníbal. Eu mesmo, Sr. Presidente, ao sair do hotel em que resido aqui em Brasília com a minha esposa na quinta-feira da semana passada, no carro oficial, fui agredido por uma senhora que veio até o carro e bateu no vidro me chamando de golpista. Como eu não reagi, ela partiu para uma agressão ainda maior. Vemos com muita tristeza isso, essa divisão de classes. Vi e solidarizo-me, de igual modo, com o Senador Humberto Costa e com a Senadora Lídice, que também foram agredidos por uma linha de pensamento absolutamente contrária. Ou seja, é agressão para todos os lados. E veja V. Exª que eu, em respeito à condição de juiz, diferente do Deputado, que tem neste processo de impeachment a condição mais de promotor - portanto, é parte, e quem é parte pode verbalizar e deve verbalizar... Ao juiz, ao Senador, cabe ter muito respeito ao direito de defesa do contraditório e se manifestar no momento em que achar mais apropriado. É assim que pensa o Senador Roberto Rocha. Mesmo assim, não deixo de ser vítima de agressões.

    Por fim, quero deixar aqui a minha lamentação porque isso é fruto de uma política que já não existe mais mundo afora, de práticas do bolchevismo, que adotava a prática de controle de classes sociais, controle dos meios de produção para maior facilidade da manutenção do poder.

    Essa prática de dividir as classes, de dividir as pessoas, leva a esse problema. E aí, agora, o Brasil está tendo que conviver com essa triste realidade.

    Eu espero que todos nós, brasileiros, tenhamos consciência da crise que vivemos para, no passo seguinte, resolvermos esses problemas que, no final, são de todos nós.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/06/2016 - Página 49