Discurso durante a 115ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pesar pelo falecimento da professora Luiza Bairros, ex-Secretária da Promoção da Igualdade Racial do Governo de Dilma Rousseff.

Autor
Fátima Bezerra (PT - Partido dos Trabalhadores/RN)
Nome completo: Maria de Fátima Bezerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Pesar pelo falecimento da professora Luiza Bairros, ex-Secretária da Promoção da Igualdade Racial do Governo de Dilma Rousseff.
Publicação
Publicação no DSF de 13/07/2016 - Página 16
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, PROFESSOR, MULHER, EX-CHEFE, SECRETARIA, IGUALDADE RACIAL, GOVERNO FEDERAL, GESTÃO, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ELOGIO, VIDA PUBLICA, APRESENTAÇÃO, PESAMES, FAMILIA.

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, enfim, eu quero aqui registrar nosso pesar e nossa homenagem à professora, à militante, à intelectual, à Professora Luiza Bairros, que nos deixou na manhã de hoje. Ela nos deu a honra, Senador Jorge Viana, de ter assumido, por exemplo, a Secretaria da Promoção da Igualdade Racial no primeiro mandato da Presidenta Dilma.

    Portanto o dia de hoje, Senadora Angela, é um dia, claro, de muita tristeza, porque Luiza não foi uma pessoa qualquer. Repito: feminista, uma aguerrida militante da causa dos povos indígenas, das mulheres, dos direitos humanos e, sobretudo, da causa da igualdade racial. Por onde passou, ela sempre deixou essas lições de esperança, de convicção, de compromisso com a luta em defesa da justiça social.

    Então, eu quero aqui, Senador Jorge Viana, neste momento, repito, expressar o nosso sentimento de tristeza, de pesar, mas também de solidariedade aos familiares da Professora Luiza Bairros e à imensa legião de admiradores e de admiradoras que ela tem pelo País afora.

    Termino aqui, portanto, a nossa homenagem destacando as palavras da Presidenta Dilma, quando - abre aspas - disse: "Luiza foi uma incansável militante da causa negra e da democracia brasileira. Sua obra permanece viva e continua sendo um símbolo da luta contra o preconceito e em favor das melhores causas da vida política nacional", porque é bom que se diga - repito -, foi feminista, militante aguerrida da luta em prol dos direitos humanos, mas o foco dela, Senadora Angela, foi exatamente o combate ao racismo e a defesa da igualdade racial.

    E, para terminar mesmo, Senador Jorge Viana, faço minhas as palavras da Deputada Maria do Rosário, que foi Ministra da Secretaria de Promoção dos Direitos Humanos e que, portanto, conviveu com a Profª Luiza Bairros, à época em que ela estava à frente da Secretaria da Igualdade Racial, junto...

(Soa a campainha.)

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) - ... também com a Profª Eleonora à frente da Secretaria das Mulheres. Portanto, ninguém melhor do que a Deputada Maria do Rosário para também homenagear a Profª Luiza dizendo o seguinte - abre aspas: "Tomara que todas as meninas negras já nasçam luizas".

    Obrigada, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/07/2016 - Página 16