Fala da Presidência durante a Sessão Conjunta, no Congresso Nacional

Resposta ao questionamento da Senadora Vanessa Grazziotin, sobre a necessidade de parecer da Comissão Mista de Orçamentos Públicos e Fiscalização, sobre o Projeto de Lei do Congresso Nacional nº1, de 2016, argumentando que a Ação Direta de Inconstitucionalidade 4.029, trata da tramitação de medidas provisórias, o que não se aplica ao projeto em pauta.

Autor
Renan Calheiros (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
SENADO:
  • Resposta ao questionamento da Senadora Vanessa Grazziotin, sobre a necessidade de parecer da Comissão Mista de Orçamentos Públicos e Fiscalização, sobre o Projeto de Lei do Congresso Nacional nº1, de 2016, argumentando que a Ação Direta de Inconstitucionalidade 4.029, trata da tramitação de medidas provisórias, o que não se aplica ao projeto em pauta.
Publicação
Publicação no DCN de 25/05/2016 - Página 82
Assunto
Outros > SENADO
Indexação
  • RESPOSTA, QUESTIONAMENTO, VANESSA GRAZZIOTIN, SENADOR, AUSENCIA, NECESSIDADE, PARECER, COMISSÃO MISTA DE ORÇAMENTO (CMO), MOTIVO, DECISÃO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), APLICAÇÃO, MEDIDA PROVISORIA (MPV).

     O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - Eu queria, respeitosamente... Essa questão de ordem já foi colocada aqui...

     O SR. PEPE VARGAS (PT - RS) - Presidente.

     O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - ... e já foi respondida.

     Todos os anos - todos os anos! -, nós votamos matérias orçamentárias com parecer oral do Plenário do Congresso Nacional. E a decisão do Supremo Tribunal Federal é específica para medidas provisórias: é, com relação a medidas provisórias, que se exige o parecer prévio; apenas com relação a isso.

     O que nós invocamos, para convocar esta sessão, foi exatamente o art. 112, e não o art. 96, como referido aqui em outra questão de ordem.

     Finalizada a apuração...


Este texto não substitui o publicado no DCN de 25/05/2016 - Página 82