Pela ordem durante a 116ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração dos 155 anos de fundação do município de Porto Nacional (TO).

Autor
Vicentinho Alves (PR - Partido Liberal/TO)
Nome completo: Vicente Alves de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Comemoração dos 155 anos de fundação do município de Porto Nacional (TO).
Publicação
Publicação no DSF de 14/07/2016 - Página 33
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, MUNICIPIO, PORTO NACIONAL (TO), ESTADO DO TOCANTINS (TO), ELOGIO, POPULAÇÃO, HISTORIA, CIDADE.

    O SR. VICENTINHO ALVES (Bloco Moderador/PR - TO. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Presidente, Senador Jorge Viana e Senador Wilder, que também compõe a Mesa, eu apresentei um requerimento de votos de aplauso pelo aniversário da minha terra natal, Porto Nacional, que completa hoje 155 anos de emancipação política, mas com mais de 300 anos de existência, porque a nossa história remonta desde Porto da Salvação; Porto Real, na época do reinado; Porto Imperial, na época do Império; e agora Porto Nacional, na República.

    Quando os expedicionários adentraram Belém do Grão Pará com destino à Amazônia, ao Rio Amazonas, também subiram o Rio Tocantins. Nós temos essa origem.

    Não pude estar hoje no desfile da cidade, nas comemorações, pelo compromisso aqui em plenário e nas comissões - uma quarta-feira, dia de muita atividade aqui em Brasília.

    Mas quero, nesta oportunidade, além de apresentar o requerimento de votos de aplauso, homenagear a cidade. Como filho de lá, sou muito grato aos portuenses, que já me fizeram prefeito da minha terra, fui presidente da Associação Tocantinense de Municípios, fui deputado estadual por dois mandatos,...

(Soa a campainha.)

    O SR. VICENTINHO ALVES (Bloco Moderador/PR - TO) - ... presidente da Assembleia, Deputado Federal e, com muita honra, Senador da República, Senador Wilder. E sempre os portuenses, com a sua generosidade, nos deram uma votação expressiva. Nesse último pleito, elegeram o meu filho, Deputado Federal Vicentinho Júnior, com uma votação expressiva também na nossa cidade. Portanto, o sentimento de gratidão a essa nobre gente da minha terra querida é permanente dentro de mim.

    Quero deixar registrado no Senado Federal, nos Anais da Casa, as minhas homenagens a Porto Nacional, minha centenária cidade, através naturalmente do nosso querido Prefeito Otoniel Andrade, que já é prefeito pela terceira vez, um companheiro queridíssimo nosso; do Vice-Prefeito, o meu irmão Pedro Henrique; dos vereadores da Câmara Municipal - eu cumprimento todos através do Presidente, o Vereador Miúdo -, e de todos os líderes religiosos, empresariais, trabalhadores da minha cidade, de modo que daqui quero me congratular pela passagem de aniversário dessa nossa cidade importante no contexto do Estado.

    Foi ali, Senador Paim, o palco de liberdade da história dos tocantinenses quando lutávamos, há mais de cem anos, pela criação do Tocantins. Porto Nacional foi o grande palco dessa luta libertária que se concluiu aqui, no Congresso Nacional, com Siqueira Campos à frente, e os Senadores e Deputados, como V. Exª, que foi constituinte. Nós somos muito gratos pelo seu voto favorável pela criação do Tocantins.

    O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) - Votei com muita satisfação e tenho orgulho até hoje.

    O SR. VICENTINHO ALVES (Bloco Moderador/PR - TO) - Com certeza, o seu voto me fez chegar aqui como Senador da República.

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) - Essa foi uma diplomacia enorme.

    O SR. VICENTINHO ALVES (Bloco Moderador/PR - TO) - Porque, se fossemos Goiás, com todo o respeito e apreço, esse cidadão, filho nativo do norte, jamais chegaria aqui por causa das oligarquias goianas. E essa era a grande causa de nos libertar para dar oportunidade a todos.

    Portanto, quero também agradecer às escolas que desfilaram e que renderam uma modesta homenagem a esse simples filho portuense.

    Como aviador. Portanto, fica mais uma vez a minha gratidão.

    Tenho trabalhado muito pela nossa cidade, levando recursos daqui para lá, na área da saúde, da educação, creches, asfaltos, praças, etc. A cidade, hoje, cresceu e é uma cidade importante na área do agronegócio. É uma cidade também universitária. Hoje, temos, Senador José Aníbal, cursos de Medicina na nossa cidade. É uma cidade universitária, referência no Brasil, e também histórica, tradicional e cultural.

    Portanto, eu tenho muita honra, como filho nativo desta nossa querida Porto Nacional, de poder estar aqui, homenageando a todos os portuenses por essa passagem do aniversário.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.

    O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) - Muito bem, Senador Vicentinho.

    Eu recebo o seu pedido e o requerimento, cuja introdução vou ler, de autoria de V. Exª: "Requeiro, nos termos do art. 222, do Regimento Interno do Senado Federal, voto de aplauso pelo aniversário dos 155 anos de emancipação política do Município de Porto Nacional, Estado do Tocantins."

    A Mesa encaminhará, na forma do Regimento, a homenagem, com esse voto de aplauso, encaminhada, neste momento, por V. Exª.

    O SR. VICENTINHO ALVES (Bloco Moderador/PR - TO) - Sr. Presidente, só para complementar: na justificação consta exatamente isso que eu acabo de relatar.

    O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) - Muito bem.

    O SR. VICENTINHO ALVES (Bloco Moderador/PR - TO) - São quase 300 anos. Fomos educados pelos padres franceses, que ali construíram uma bela catedral. Há mais de cem anos somos sede de bispado. Então, é uma referência. E eu tenho esse privilégio de ter nascido naquele torrão, em que tenho um prazer enorme.

    Aliás, Porto Nacional é a mãe de quase todas aquelas cidades. A sua divisa ia da Bahia ao Araguaia. Palmas é filha de Porto. E eu tive o privilégio de assinar...

(Soa a campainha.)

    O SR. VICENTINHO ALVES (Bloco Moderador/PR - TO) - ... o desmembramento de Porto Nacional, para criar Taquarussu e Palmas - mas morando em Porto, Presidente.

    Somos o Senador mais votado da história de Palmas, mas sem deixar a nossa referência de morar ali, casar com a moça de lá, Dona Adailde, ter os filhos ali e criados ali.

    Portanto, é um gesto que eu procuro manter, de ter a referência na nossa cidade. E, naturalmente, com o apoio de todas. Por exemplo: o Prefeito da maior cidade de Tocantins, Araguaína, está ali, o Prefeito Ronaldo Dimas.

    O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) - Seja bem-vindo ao plenário do Senado.

    O SR. VICENTINHO ALVES (Bloco Moderador/PR - TO) - Ronaldo Dimas, que foi seu colega na Câmara, Senador José Aníbal. É um excelente prefeito também. E sou muito grato à comunidade, à população de Araguaína.

    E registro, como visita ilustre... Aproveito a oportunidade para registrar a presença do nosso bom amigo e companheiro Ronaldo Dimas, aqui no nosso Senado Federal.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/07/2016 - Página 33