Discurso durante a 116ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Preocupação com a interrupção do transporte escolar para os estudantes da Cidade Estrutural (DF).

Autor
Reguffe (S/Partido - Sem Partido/DF)
Nome completo: José Antônio Machado Reguffe
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO:
  • Preocupação com a interrupção do transporte escolar para os estudantes da Cidade Estrutural (DF).
Publicação
Publicação no DSF de 14/07/2016 - Página 44
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO
Indexação
  • CRITICA, RETIRADA, TRANSPORTE ESCOLAR, REGIÃO ADMINISTRATIVA, DISTRITO FEDERAL (DF), RESPONSAVEL, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, NECESSIDADE, CONSTRUÇÃO, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, LOCAL.

    O SR. REGUFFE (S/Partido - DF. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Parlamentares, é claro que a maior parte do debate de nossa atuação parlamentar tem de ser em assuntos de âmbito federal, mas eu, como representante do Distrito Federal, todas as vezes que houver um assunto importante sobre o Distrito Federal, penso que é minha obrigação vir a esta tribuna e colocar aqui minha opinião.

    Está acontecendo, neste momento, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Parlamentares, um problema muito grave no Distrito Federal. Existe uma série de estudantes do ensino médio que moram numa cidade do Distrito Federal, aqui próximo do Plano Piloto, a Cidade Estrutural, e que estão sem poder ir ao colégio estudar. Existem na Cidade Estrutural do Distrito Federal mil estudantes que, por falta de um colégio de ensino médio na Cidade Estrutural, estudam fora da Cidade Estrutural: setecentos deles estudam no Guará e trezentos no Cruzeiro. Como eles se deslocavam para o Guará e para o Cruzeiro? Por meio de um ônibus escolar. Neste momento, a Secretaria de Educação retirou o transporte escolar desses estudantes, e muitos estão sem conseguir ir ao colégio para estudar.

    A primeira coisa que o Governo deveria fazer é construir uma escola de ensino médio na Estrutural. Nós fizemos uma pesquisa, e, na Estrutural, existem três áreas do Governo do Distrito Federal destinadas à construção de escolas que estão invadidas. Existem três áreas, todas as três invadidas. O Governo deveria ter pulso firme para construir lá uma escola. Há recursos no Orçamento da Bancada do Distrito Federal. A emenda impositiva para o ano de 2017 foi para a construção de escolas. Eu tenho uma emenda individual no valor de R$3 milhões para a construção de uma escola de tempo integral, que pode ser construída lá. Agora, o que não dá é para mil estudantes do ensino médio ficarem sem ter como estudar pela falta de uma escola.

    A Cidade Estrutural fica a poucos quilômetros daqui do Congresso Nacional, em plena Capital da República. Então, existem morando na Cidade Estrutural hoje mil estudantes que não conseguem estudar, sendo que setecentos deles estudam no Guará e trezentos no Cruzeiro. Os que estudam no Guará ainda têm o transporte escolar, mas existe uma ameaça de retirar esse transporte. Já os trezentos que estudam no Cruzeiro não têm transporte escolar para estudar no Cruzeiro. Alguns até conseguem ir, mas há casos de alunos que correram risco atravessando pista com seis faixas, há casos de alunos assaltados no caminho. Então, acho que não custa nada ao Secretário de Educação ter a sensibilidade de, enquanto essa escola não for construída - ela tem que ser construída e tem recursos para ser construída, pois nós colocamos recursos no Orçamento para ser construída essa escola -, de voltar com o transporte escolar para que esses jovens possam ir ao Cruzeiro estudar, até que essa escola na Estrutural seja construída.

    Era isso que eu tinha a dizer.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/07/2016 - Página 44