Discurso durante a 115ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem à Igreja Batista do Estado do Espírito Santo pelo aniversário de cem anos.

Autor
Ricardo Ferraço (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/ES)
Nome completo: Ricardo de Rezende Ferraço
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Homenagem à Igreja Batista do Estado do Espírito Santo pelo aniversário de cem anos.
Aparteantes
Garibaldi Alves Filho, José Medeiros, Sérgio Petecão.
Publicação
Publicação no DSF de 13/07/2016 - Página 68
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM, COMEMORAÇÃO, CENTENARIO, IGREJA EVANGELICA, LOCAL, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), COMENTARIO, HISTORIA, ENTIDADE.

    O SR. RICARDO FERRAÇO (Bloco Social Democrata/PSDB - ES. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna, não apenas em meu nome pessoal, mas em nome dos capixabas, que me deram a satisfação e o orgulho de representá-los aqui, no Senado da República, para um registro muito caro e muito especial aos nossos corações, aos corações dos homens e das mulheres de bem do Espírito Santo. O sentido, Sr. Presidente, da minha passagem pela tribuna é registrar toda a nossa gratidão e homenagem, até porque a gratidão é a memória do coração, aos líderes e aos fiéis da santa Igreja Batista do Estado do Espírito Santo.

    A Convenção Batista, em nosso Estado, completa esta semana cem anos de fundação. Não são cem dias, não são cem semanas, não são cem meses. Nós estamos falando aqui de uma instituição que está cravando, na história, um século de trabalho evangelizador e de uma longa dedicação ao desenvolvimento social e espiritual do nosso Estado.

    Falar de um século de história dos batistas, em nossas queridas terras capixabas, é também reconhecer o belo trabalho social e evangelizador de uma das mais importantes denominações cristãs do Brasil. Sua caminhada é uma caminhada exitosa, vitoriosa, e merece não apenas o aplauso, mas merece o reconhecimento e a nossa gratidão.

    A história da Igreja Batista, no Espírito Santo, tem seus primórdios ainda em 1894, com a chegada, ao Estado, de Francisco José da Silva, carinhosamente conhecido como Chiquinho. Ele veio da Bahia, para trabalhar como agrimensor, e aproveitava o seu raro tempo livre, no Município de Baixo Guandu, cidade do noroeste capixaba, para fazer o seu trabalho evangelizador.

    Chiquinho, como era carinhosamente chamado, encontrou dificuldade para difundir a doutrina batista naquela região povoada por imigrantes vindos da Itália, da Alemanha e de Portugal, países hegemonicamente católicos. Assim, mudou-se para Vitória, onde havia uma pequena comunidade evangélica que se reunia na região do bairro de Argolas, no Município de Vila Velha.

    Chiquinho era um evangelizador exemplar. Fez história e deixou um legado extraordinário no Espírito Santo.

    Com a crença de que apenas um pastor batista ordenado teria autoridade para batizar convertidos, convidou o missionário Ernesto Alonso Jackson a vir até o Espírito Santo. Ele atendeu ao pedido e, na ocasião, batizou 76 pessoas na praia que existia próxima à Curva do Saldanha, na região central de nossa capital, Vitória.

    Em 1903, os missionários que estavam semeando a obra batista no Brasil vieram ao Espírito Santo, com o intuito de conhecer e organizar as primeiras igrejas da denominação nas terras capixabas.

    Zachary Taylor, vindo da Bahia, e Alberto Dunstan, de Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro, desembarcaram em Vitória e foram ao encontro do popular e querido Chiquinho, que estava evangelizando pelo interior do Espírito Santo.

    Com a chegada desses novos missionários, Chiquinho foi o primeiro a ser consagrado ao ministério da palavra, no Estado do Espírito Santo.

    Naquele mesmo dia, em 21 de agosto de 1903, também se organizou a então primeira Igreja Batista do Espírito Santo, em Alto Firme - atualmente Município de Brejetuba -, na região das montanhas do Espírito Santo. No dia 24 de agosto, em Figueira de Santa de Fé, foi organizada a segunda Igreja Batista, com 17 membros. E, no dia 2 de setembro, a terceira, com 14 membros, com sede em Morro de Argolas, em Vila Velha. Assim, no fim de 1903, o trabalho batista estava estabelecido no Espírito Santo, com três igrejas, 91 membros e um pastor.

    Ao longo desse século, um século marcado por muito trabalho, com muito comprometimento e muita promoção dos mais ricos e importantes valores da família capixaba, a Igreja Batista, no Estado, conta com quase mil pastores, 900 templos e cerca de 90 mil membros.

    Nesta semana, os batistas capixabas estão reunidos na centésima assembleia da Convenção. São muitas e as mais diversas atividades programadas e planejadas, com destaque para a celebração do centenário da Convenção, que vai ocorrer no próximo sábado, dia 16, com mensagens dos pastores Diné René Lóta e Doronézio Pedro Andrade, atual Presidente da convenção, a quem faço uma saudação muito especial, em nome de todos os pastores que estarão pregando, nessa importante data, para todos nós, capixabas, oportunidade em que nós estaremos comemorando um século da nossa querida e respeitada Igreja Batista no Estado do Espírito Santo.

    Deixo aqui, Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, as minhas humildes, modestas, mas sinceras homenagens a esse povo de fé, que desenvolve tantos trabalhos importantes e que, ao longo desse século, impactou de maneira positiva o nosso querido Estado do Espírito Santo.

    A convenção é a oportunidade de se reunirem, para, juntos, continuarem fazendo a diferença em cada canto, em cada comunidade do nosso Estado, não apenas na Região Metropolitana da Grande Vitória, mas também em todo o Estado do Espírito Santo, onde se faz presente essa "queridíssima" Igreja Batista, que deixa os capixabas, a todo o momento, com mais e mais reconhecimento, com mais e mais consideração e gratidão. São pessoas de bom coração, que não medem esforços para nos trazer uma mensagem de paz, de esperança e de confiança.

    Portanto, deixo aqui, Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o meu registro, da tribuna do Senado da República, os meus cumprimentos e a minha saudação à Igreja Batista do Espírito Santo, que comemora, nesta semana, um centenário, Senador Medeiros, um século de muita luta, de muito trabalho, de muita promoção social, de muito comprometimento com o desenvolvimento humano no Estado do Espírito Santo.

    Uma igreja caracterizada pela seriedade, pela honradez, pela dignidade, pela firmeza, pela participação que tem e teve, ao longo desses anos, nos mais importantes momentos decisivos da nossa querida Igreja Batista.

    Ouço V. Exª, Senador Medeiros, que vem lá do Estado do Mato Grosso - quero crer -, para trazer também o seu abraço à Igreja Batista do Espírito Santo.

    O Sr. José Medeiros (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - MT) - Senador Ricardo Ferraço, eu queria parabenizá-lo por essa lembrança e pela justiça que faz a esse importante grupo evangélico que tanto fez pelo Brasil. Quando V. Exª fez esse relato sobre o Espírito Santo, fiquei me lembrando aqui do que aconteceu também no meu Estado de Mato Grosso. Lá no início do século, com todas as dificuldades, esses missionários abnegados saiam, em lombo de jegue, em lombo de cavalo, andando, levando sua mensagem e, por vezes, Senador Ricardo Ferraço, fazendo um trabalho do Estado. Eu morei na roça e vi, por várias vezes, minha família ser amparada por presbiterianos, pelos batistas, que passavam pregando a mensagem e levando, às vezes, remédios aos doentes, enfim, fazendo um trabalho social onde não havia Estado. Levavam, além de conforto espiritual, também algum conforto físico e fazendo um verdadeiro trabalho de integração nacional. Então, V. Exª faz essa lembrança, com muita justiça, ao povo batista, que tem uma história muito ligada à interiorização do Brasil.

    O SR. RICARDO FERRAÇO (Bloco Social Democrata/PSDB - ES) - Encerrando as minhas manifestações, Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, agradecendo a atenção de V. Exªs, o que posso fazer é saudar a nossa querida Igreja Batista do Espírito Santo, desejando a ela vida longa.

    Os primeiros cem anos foram de muito sucesso, de muito trabalho, de muita promoção social, de muito envolvimento com os mais fraternos e caros valores e princípios. Que nós possamos estar aqui, daqui a 100 anos, quem sabe, não eu, mas um outro Senador do Espírito Santo, comemorado não apenas cem, mas 200 anos dessa Igreja que faz, fez e continuará fazendo um trabalho extraordinário no Estado do Espírito Santo.

    Vida longa à Igreja Batista do Estado do Espírito Santo.

    O Sr. Garibaldi Alves Filho (PMDB - RN) - Senador Ricardo Ferraço...

    O SR. RICARDO FERRAÇO (Bloco Social Democrata/PSDB - ES) - Ouço V. Exª com muito prazer, Senador Garibaldi.

    O Sr. Garibaldi Alves Filho (PMDB - RN) - ... eu queria me congratular com V. Exª, que está ressaltando o trabalho da Igreja Batista no Espírito Santo. E queria dizer que, no meu Estado, o Rio Grande do Norte, acontece o mesmo trabalho. Um trabalho feito, claro, com toda a dedicação, com todo o empenho dos pastores da Igreja Batista. Por isso mesmo eu quero me congratular com V. Exª, que faz justiça aos membros da Igreja Batista. E eu diria: não só no seu Espírito Santo, mas em todo o Brasil.

    O SR. RICARDO FERRAÇO (Bloco Social Democrata/PSDB - ES) - Muito obrigado, Senador Garibaldi.

    A palavra de V. Exª é sempre muito balizada e tem sempre muita credibilidade, muita reputação. V. Exª, que é um experiente homem público, ex-Presidente do Senado da República, ex-ministro de Estado, ex-governador de Estado. Portanto, o testemunho de V. Exª sobre o trabalho e o exercício cristão dos batistas, no Rio Grande do Norte, só dialoga com essa realidade que eu estou trazendo aqui, porque sabe bem V. Exª - e eu também - que o Governo, que o Estado, não reúne todas as condições para cuidar dos tantos e complexos desafios da nossa sociedade. E as nossas igrejas cristãs cumprem um papel fundamental, levando a mansidão, levando a paz, levando a valorização, levando o fortalecimento espiritual.

    Portanto, a Igreja Batista - não apenas no meu Estado, mas no Estado de V. Exª e no Brasil por inteiro - é uma igreja que deve merecer toda a nossa consideração, todo o nosso reconhecimento e toda a nossa gratidão.

    Agradeço muito o testemunho e o depoimento vivo de V. Exª.

    Muito obrigado, Srª Presidente; muito obrigado, Srªs e Srs. Senadores.

    A SRª PRESIDENTE (Ana Amélia. Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) - Senador Ricardo Ferraço, a Mesa também endossa as manifestações de V. Exª. Falo também por todos os Senadores.

    Penso que mais Deus no coração poderia significar menor grau de violência, de desconforto e de falta de solidariedade. E a Igreja Batista tem mostrado essa solidariedade, essa concórdia, nesse trabalho educativo extraordinário que faz. Também no Rio Grande do Sul a Igreja Batista tem se notabilizado, exatamente por esses valores. Eu repito: a falta de Deus no coração das pessoas talvez justifique um pouco o aumento da violência em nosso País.

    O SR. RICARDO FERRAÇO (Bloco Social Democrata/PSDB - ES) - Muito obrigado, Presidente Ana Amélia.

    Se V. Exª...

    A SRª PRESIDENTE (Ana Amélia. Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) - Pois não.

    O SR. RICARDO FERRAÇO (Bloco Social Democrata/PSDB - ES) - ... me conceder mais um minuto, eu gostaria de ouvir essa voz sempre muito firme que vem lá do Acre, quero crer, para trazer a sua manifestação e o seu reconhecimento da importância da Igreja Batista em nosso País.

    O Sr. Sérgio Petecão (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - AC) - Senador, primeiramente quero agradecer. Eu estava aqui levantando o dedo e...

    O SR. RICARDO FERRAÇO (Bloco Social Democrata/PSDB - ES) - Eu peço desculpas a V. Exª, porque não vi.

    O Sr. Sérgio Petecão (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - AC) - Não, mas eu não poderia deixar, de forma alguma, de prestar este depoimento e de reconhecer o trabalho social que as Igrejas Batistas realizam lá no meu Estado. Então, aqui na pessoa do Pr. Agostinho, que é um grande líder da Igreja Batista, quero também me associar à sua fala. V. Exª faz o reconhecimento do trabalho que é feito no seu Estado. E lá no meu Estado, no Estado do Acre, também não é diferente. Então, eu queria parabenizá-lo por esse gesto de humildade e por esse gesto de reconhecimento que V. Exª faz a essa Igreja tão importante, no meu Estado e em nosso País. Parabéns pelo seu gesto.

    O SR. RICARDO FERRAÇO (Bloco Social Democrata/PSDB - ES) - Veja V. Exª: no Acre, no Rio Grande do Norte, no Rio Grande do Sul, no Mato Grosso, em Goiás - da Senadora Lúcia Vânia -, enfim, por todo o nosso País há a presença da nossa Igreja Batista, que, tenho certeza, tem, da parte dos Senadores, todo esse reconhecimento.

    Nós estamos muito felizes, no Espírito Santo, porque a nossa Igreja Batista faz cem anos. Cem anos é um século - um século de muito trabalho, de muito reconhecimento e muito comprometimento com a promoção social e com a paz em nosso Estado.

    Muito obrigado, Srªs e Srs. Senadores.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/07/2016 - Página 68