Discurso durante a 116ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pesar pelo falecimento de José Tadeu Cury, Desembargador do Estado de Mato Grosso (MT).

Convite aos Senadores para que participem da votação da LDO na Comissão Mista de Orçamento.

Autor
Wellington Fagundes (PR - Partido Liberal/MT)
Nome completo: Wellington Antonio Fagundes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Pesar pelo falecimento de José Tadeu Cury, Desembargador do Estado de Mato Grosso (MT).
SENADO:
  • Convite aos Senadores para que participem da votação da LDO na Comissão Mista de Orçamento.
Publicação
Publicação no DSF de 14/07/2016 - Página 100
Assuntos
Outros > HOMENAGEM
Outros > SENADO
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, DESEMBARGADOR, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), APRESENTAÇÃO, PESAMES, FAMILIA, ELOGIO, VIDA PUBLICA.
  • CONVITE, SENADOR, PARTICIPAÇÃO, VOTAÇÃO, LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTARIAS (LDO), LOCAL, COMISSÃO MISTA DE ORÇAMENTO (CMO).

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Moderador/PR - MT. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu pensei que o senhor iria falar com a não costumeira elegância, mas, felizmente, nós estamos aqui, neste momento em que V. Exª faz uma prestação de contas do semestre. Eu penso que o ideal seria que o senhor o fizesse no início desta sessão, até porque, com a Casa lotada, eu acredito que todos os Líderes estariam aqui para reconhecer o trabalho liderado por V. Exª.

    Eu, também, representando aqui a Liderança do PR, e como membro da Comissão do Impeachment, tenho percebido que a população está sentindo segurança no sentido de que as coisas estão funcionando de forma muito normal. E isso é importante. Isso é o fortalecimento da democracia. E o Senado tem dado esse exemplo.

    Eu também pedi a palavra, Sr. Presidente, para, infelizmente, estar aqui entristecido para registrar o falecimento de um companheiro, um amigo, Desembargador do Estado de Mato Grosso, Dr. José Tadeu Cury. E, aqui, eu quero fazer este registro em nome de sua família - Dª Célia Cury.

    Ele foi uma pessoa sempre de costume simples. Começou a sua atividade em Alto Araguaia, depois em Barra do Garças, indo para Várzea Grande e, depois, sendo Desembargador daquele Estado. Um homem que sempre procurou, na magistratura, atuar, principalmente, com a sensibilidade humana. Ele fazia questão de receber os amigos na sua casa para conversar. Dentro da sua atividade, sempre fez questão, também, de atender as partes para poder dialogar e agir no julgamento da forma mais correta possível. Então, aqui, em nome de toda a família enlutada, em nome dos amigos, registro o falecimento do Dr. José Tadeu Cury.

    Sr. Presidente, eu também ainda gostaria de, como Relator da LDO, fazer um convite a todos os Senadores. Agora há pouco, eu falava com o Senador Moka, e ele: "Mas vai haver quórum?" É importante, V. Exª já convocou, aqui já falou o Líder do Governo, a nossa Senadora também Líder no Congresso. É importante nós, amanhã, estamos todos aqui para votar a LDO, porque não há como se falar em Orçamento, em planejamento de Orçamento sem primeiro nós votarmos aqui a LDO.

    E penso que o Congresso Nacional também, neste momento de dificuldades, tem que dar essa resposta à sociedade brasileira. Portanto, amanhã, às 10 horas, estaremos na Comissão Mista de Orçamento, mesmo a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara estando reunida, mas o nosso Presidente da Comissão já garantiu que estará lá amanhã, às 10 horas, para que a gente possa, então, ter essa reunião importante também em resposta, já que V. Exª já convocou para o dia 2 o Congresso Nacional.

    Agradeço, inclusive, a indicação de V. Exª para estar aqui como Relator também em plenário.

    Era isso que eu gostaria de registrar.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/07/2016 - Página 100