Discurso durante a 116ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pedido de inclusão da CPI de Assassinato de Jovens, presidida por S. Exª., no balanço das atividades do Senado Federal no primeiro semestre de 2016.

Autor
Lídice da Mata (PSB - Partido Socialista Brasileiro/BA)
Nome completo: Lídice da Mata e Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO:
  • Pedido de inclusão da CPI de Assassinato de Jovens, presidida por S. Exª., no balanço das atividades do Senado Federal no primeiro semestre de 2016.
Publicação
Publicação no DSF de 14/07/2016 - Página 101
Assunto
Outros > SENADO
Indexação
  • PEDIDO, INCLUSÃO, MATERIA, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), HOMICIDIO, JUVENTUDE, BALANÇO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, SENADO, INICIO, PERIODO LEGISLATIVO, COMENTARIO, REUNIÃO, POLICIA, ORGANIZAÇÃO, DIREITOS HUMANOS, BARACK OBAMA, PRESIDENTE DE REPUBLICA ESTRANGEIRA, BILL CLINTON, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), ASSUNTO, VIOLENCIA, VITIMA, NEGRO.

    A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - BA. Sem revisão da oradora.) - Presidente, para parabenizar, em nome do nosso Bloco, V. Exª pelo relatório que acaba de ler das atividades que desenvolvemos aqui.

    Mas eu queria, solicitar a V. Exª que acrescentasse nesse relatório o trabalho desenvolvido - e eu tive o prazer de presidir - pela CPI de Assassinato de Jovens. Nós fizemos um relatório muito importante, que demonstra, infelizmente, uma situação de profunda dificuldade por que passa a juventude brasileira. E isso se junta a fenômenos internacionais.

    Ontem, nós tivemos um ato, nos Estados Unidos, com a participação de um ex-Presidente, o ex-Presidente Clinton, e do Presidente Obama, que convocou para si a tarefa de reunir instituições policiais e organizações dos direitos humanos para tratar exclusivamente da questão da violência contra os negros nos Estados Unidos. Em um país onde 12 a 15% da população é de negros, há uma decisão dessa natureza. No Brasil, onde mais de 60% da nossa população é de origem afrodescendente, as autoridades brasileiras não tomam para si a responsabilidade de debater essa questão. Mas o Senado o fez e realizou um trabalho muito correto, que foi apresentado no relatório do Senador Lindbergh Farias, com conclusões importantes, que nós vamos continuar debatendo no segundo semestre, além de levar o nosso relatório até V. Exª, para que possa incorporá-lo ao trabalho geral do Senado Federal.

    Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/07/2016 - Página 101