Pronunciamento de Lindbergh Farias em 02/08/2016
Discurso durante a 119ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Repúdio à suposta interferência do Presidente interino Michel Temer no processo de impeachment da Presidente afastada Dilma Rousseff.
- Autor
- Lindbergh Farias (PT - Partido dos Trabalhadores/RJ)
- Nome completo: Luiz Lindbergh Farias Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
GOVERNO FEDERAL:
- Repúdio à suposta interferência do Presidente interino Michel Temer no processo de impeachment da Presidente afastada Dilma Rousseff.
- Publicação
- Publicação no DSF de 03/08/2016 - Página 10
- Assunto
- Outros > GOVERNO FEDERAL
- Indexação
-
- INTERFERENCIA, MICHEL TEMER, EXERCICIO, PRESIDENCIA DA REPUBLICA, PROCESSO, IMPEACHMENT, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA.
O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu sugeriria que V. Exª marcasse horário, porque essa é uma reunião muitíssimo importante para a gente tentar organizar esse julgamento na fase final.
E eu queria, só para finalizar, Sr. Presidente, protestar contra a pressão indevida do Presidente interino Michel Temer. Há 48 horas que ele faz pressão - pressão em Senadores, pressão no Presidente do Supremo, que tinha falado que o começo iria ser no dia 29.
Está aqui, Sr. Presidente, em matéria agora do jornal O Globo, que diz o seguinte - olha só o que disse um Senador do PMDB:
O Michel disse que iria falar com Renan e que ele tentasse com o Lewandowski antecipar a data. Achamos que os prazos terminariam dia 22 ou 23, e não 25. Ele acha que dá para votar dia 24.
Esse não é o papel do Presidente interino Michel Temer! É um desrespeito! Ele está envolvido nesse processo, tem interesse. Então, você vê: um Presidente interino articulando, tentando acelerar o processo; isso para nós é um desrespeito ao Senado Federal. E neste momento, Sr. Presidente, nós somos juízes. Eu chamo a atenção de todos os Senadores: nós vamos estar aqui como juízes! Nesse caso, não convém ficar negociando com a parte acelerar o processo.
Eu acho que essa pressão indevida do Presidente interino Michel Temer, se ele quiser antecipar e acelerar do jeito que está fazendo - nós estamos dispostos aqui a construir um acordo -, mas se ele vier com essa, nós vamos ter que usar as nossas armas regimentais. Então, eu queria, Sr. Presidente, que ficasse claro que o Presidente interino não interferisse nesse processo.
E acho que V. Exª poderia marcar - eu daria até uma sugestão - na próxima quinta-feira, às 15 horas, porque...
(Intervenção fora do microfone.)
O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ) - Hein? O Senador... Desculpe, Secretário Bandeira. Porque eu acho que às 15 horas, na verdade, nós já teremos terminado a reunião da Comissão do Impeachment.
Ah! Se bem que às 16 horas tem jogo do Brasil. Talvez se anteciparmos para 14 horas. Eu daria essa sugestão, porque é importante que fique marcada essa reunião.