Discurso durante a 119ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defesa da criação de comissão temporária interna para acompanhamento de obras inacabadas do governo federal, destacando a situação de obras do sistema de saúde pública do Sergipe.

Autor
Eduardo Amorim (PSC - Partido Social Cristão/SE)
Nome completo: Eduardo Alves do Amorim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL:
  • Defesa da criação de comissão temporária interna para acompanhamento de obras inacabadas do governo federal, destacando a situação de obras do sistema de saúde pública do Sergipe.
Publicação
Publicação no DSF de 03/08/2016 - Página 17
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL
Indexação
  • DEFESA, APROVAÇÃO, PROPOSIÇÃO LEGISLATIVA DE REQUERIMENTO NO PROCESSO LEGISLATIVO (RQS), CRIAÇÃO, COMISSÃO TEMPORARIA, OBJETIVO, ACOMPANHAMENTO, OBRAS, AUSENCIA, CONCLUSÃO, FINANCIAMENTO, RECURSOS, ORIGEM, GOVERNO FEDERAL, ENFASE, SAUDE PUBLICA, ESTADO DE SERGIPE (SE).

    O SR. EDUARDO AMORIM (Bloco Moderador/PSC - SE. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, é também para parabenizar a iniciativa do Senador Ataídes sobre a comissão especial para as obras inacabadas.

    Ainda ontem, Sr. Presidente, colegas Senadores e Senador Ataídes, eu visitei, no Hospital Universitário do meu Estado, lá em Aracaju, duas obras inacabadas, duas obras inacabadas: uma maternidade, um hospital materno-infantil; e um outro centro onde seriam feitos transplantes em Sergipe e onde seriam tratados também os pacientes oncológicos, já que nós não temos um hospital para se fazer transplante, muito menos um hospital oncológico.

    Os equipamentos para esses dois centros chegaram. Estão lá encaixotados, Sr. Presidente, acredite, há quase três anos, há quase três anos. Portanto, a validade desses equipamentos, a garantia desses equipamentos prestes a serem vencidas e as obras estão completamente inacabadas. Faltam recursos, faltam investimentos. Enquanto isso, o povo sergipano, com certeza, não só sofre, mas muito morre pela ausência destas duas unidades: uma grande maternidade e um hospital que era para tratar e cuidar dos transplantes e dos pacientes oncológicos.

    Os equipamentos estão lá encaixotados - tomógrafo, angiógrafo, aparelho de ressonância magnética de última geração - há quase três anos, mas os prédios não foram concluídos, o que é muita incoerência. Como foi dito aqui, é muita perda para o povo brasileiro.

    Sei que existem centenas, ou melhor, como V. Exª disse aí, milhares de situações como essa existentes não só em Sergipe, mas em todo o Brasil.

    Mas, Sr. Presidente, quando se fala da área da saúde, com toda certeza, Senadora Rose, a dor é muito maior. Recurso da saúde é um recurso diferente, é um recurso especial. A dor é muito maior. Presenciei e testemunhei, mas também pedi ao Ministro da Educação e pedi ao Presidente Temer prioridade para terminar essa obra, porque é inconcebível como está, Sr. Presidente.

    Mas, parabéns, Senador Ataídes, grande ideia, grande iniciativa. Espero que V. Exª instale o quanto antes, Sr. Presidente, essa comissão especial.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/08/2016 - Página 17