Discurso durante a 119ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apreensão com a crise de segurança pública instalada no Rio Grande do Norte, indicando a necessidade de ampliação do sistema penitenciário do Estado.

Autor
Garibaldi Alves Filho (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RN)
Nome completo: Garibaldi Alves Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA:
  • Apreensão com a crise de segurança pública instalada no Rio Grande do Norte, indicando a necessidade de ampliação do sistema penitenciário do Estado.
Publicação
Publicação no DSF de 03/08/2016 - Página 18
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA
Indexação
  • APREENSÃO, CRISE, SEGURANÇA PUBLICA, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), ENFASE, NECESSIDADE, AMPLIAÇÃO, SISTEMA PENITENCIARIO.

    O SR. GARIBALDI ALVES FILHO (PMDB - RN. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu quero agradecer a deferência do Senador Wellington Fagundes, não pelo fato que ele citou, da idade...

    Realmente a sociedade norte-rio-grandense, natalense, viveu dias - e está vivendo ainda - da maior pressão, porque o crime organizado tomou conta, desde sexta-feira, da cidade, promovendo atos não apenas de arruaça, mas atos criminosos, incendiando o transporte público, deixando a população sem o serviço de ônibus - foram queimados mais de dez ônibus, Sr. Presidente! - e, além do mais, ameaçando até mesmo o funcionamento das escolas públicas, das escolas privadas. Criou-se um clima de terror na cidade.

    Por isso mesmo, eu quero agradecer as providências tomadas pelo Governo Federal, pelo Presidente Michel Temer, pelo Ministro do Exército, o Sr. Raul Jungmann, pelo Ministro da Justiça, de modo que já estão chegando ao Rio Grande do Norte mil militares do Exército e duzentos militares da Marinha.

    Mas isso, como disse o Senador José Agripino, muito bem, não será suficiente para aplacar essa sanha do terror. Nós não podemos deixar que fique patenteado que o crime compensa. Nós temos, de qualquer maneira, que tomar providências com relação ao futuro, porque, senão, os fatos podem se repetir.

    Então, o descontingenciamento de recursos do Fundo Penitenciário, do Fundo Antidrogas se faz necessário para que se construam penitenciárias, porque há uma superlotação nessas prisões. O Governador Robinson Faria determinou o bloqueio dos celulares, e isso desencadeou toda essa ação terrorista, a ação do crime organizado.

    Venho aqui dizer da apreensão, da preocupação e, ao mesmo tempo, fazer um apelo e assinar, como o Senador José Agripino, esse projeto, que vai permitir que o sistema penitenciário possa ter novas unidades.

    Fica difícil, Sr. Presidente, fica muito difícil mesmo, se não forem tomadas essas providências, ter devolvida a tranquilidade à sociedade norte-rio-grandense, à sociedade natalense.

    Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/08/2016 - Página 18