Discurso durante a 119ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defesa da criação de comissão temporária interna para acompanhamento de obras inacabadas do governo federal, destacando a importância dos analistas de infraestrutura, cargo de carreira da administração federal, para concluir tais obras.

Autor
Hélio José (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/DF)
Nome completo: Hélio José da Silva Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL:
  • Defesa da criação de comissão temporária interna para acompanhamento de obras inacabadas do governo federal, destacando a importância dos analistas de infraestrutura, cargo de carreira da administração federal, para concluir tais obras.
Publicação
Publicação no DSF de 03/08/2016 - Página 21
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL
Indexação
  • DEFESA, APROVAÇÃO, PROPOSIÇÃO LEGISLATIVA DE REQUERIMENTO NO PROCESSO LEGISLATIVO (RQS), CRIAÇÃO, COMISSÃO TEMPORARIA, OBJETIVO, ACOMPANHAMENTO, OBRAS, AUSENCIA, CONCLUSÃO, FINANCIAMENTO, RECURSOS, ORIGEM, GOVERNO FEDERAL, ENFASE, IMPORTANCIA, ANALISTA, INFRAESTRUTURA, FUNÇÃO, ADMINISTRAÇÃO FEDERAL.

    O SR. HÉLIO JOSÉ (PMDB - DF. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, quero cumprimentar V. Exª pela direção dos trabalhos e, ao mesmo tempo, queria também cumprimentar o Senador Otto Alencar por essa questão da fala aqui tão importante com relação à revitalização e recuperação do Velho Chico.

    Também cumprimento o nosso Senador Wellington Fagundes pelo relatório da LDO. E quero dizer, Srª Presidente, que, como engenheiro, como servidor público federal concursado, como analista de infraestrutura, que é uma carreira de 734 servidores que estão distribuídos em 15 Ministérios da infraestrutura nacional, quero colocar 100% de concordância com a proposta do Senador Ataídes, de fazermos essa comissão, de levantarmos obra por obra inacabada.

    É exatamente a minha categoria, os 734 engenheiros, arquitetos, geógrafos e técnicos que trabalham em PAC, PIL e em todas as obras dos Ministérios, dos 15 Ministérios de infraestrutura, que vai trabalhar nisso.

    Quero dizer para V. Exª que estou à disposição para participar dessa comissão importante, que apoio a proposta do nosso nobre Senador Ataídes, que quero pôr os meus 734 colegas servidores, analistas de infraestrutura, que é uma carreira que precisa realmente ser reconhecida na área pública federal como a gestora das obras de infraestrutura. É preciso trabalhar muito para trazer um PL que resolva definitivamente essa carreira.

    Quero dizer para o Senador Ataídes e para todos os Senadores desta Casa: vamos, junto com o Presidente Temer, concluir essas obras. A minha carreira será parceira dos 15 Ministérios da infraestrutura nacional para levantar obra por obra inacabada e ver como vamos superar esse grave problema para o nosso País, que são exatamente obras se iniciam com um projeto básico, mas não têm um projeto executivo, não têm um EVT correto, e depois ficam dando dor de cabeça para todos nós.

    Por isso apresentei, Srª Presidente, um projeto de lei nesta Casa, na linha da propositura da LDO, que o nosso Senador Wellington Fagundes apresentou, para que todo projeto, de agora em diante, para ter recurso e caminhar, tenha um projeto executivo e um EVT prontos, para podermos colocar dinheiro e para ele ser executado, senão depois fica no meio do caminho.

    Nós temos um exemplo muito claro, que é o linhão de energia elétrica que faz a ligação de Manaus a Boa Vista, em Roraima. Faz cinco anos que essa obra está enrolando, perpassando, por falta de um projeto executivo e de licença ambiental, porque passa pelas terras totalmente antropizadas dos Waimiri-Atroari, que são os índios lá da região.

    Então, precisamos superar essas questões. Um projeto só pode ter recursos para ser feito depois que estiver em condições de ser executado. Assim se evitam essas obras inacabadas, não é isso, Senador Ataídes?

    Por isso eu quero me pôr 100% à disposição, apoiar e dizer que a minha categoria vai estar toda, nos 15 Ministérios da infraestrutura nacional em que nós atuamos, empenhada em ajudar nessa questão. O que pudermos fazer para ajudar o Brasil a andar no caminho certo nós vamos fazer.

    Muito obrigado a V. Exª. Muito obrigado, Presidente, pela tolerância e pela fala.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/08/2016 - Página 21