Discurso durante a 118ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Felicidade pela assinatura de acordo, entre Brasil e Estados Unidos da América, que permite a exportação da carne bovina in natura; e outro assunto. Comentários sobre a importância da assinatura de acordo, entre Brasil e Estados Unidos da América, que permite a exportação da carne bovina in natura.

Solicitação de celeridade na conclusão do processo de impeachment da Presidente Dilma Rousseff.

Autor
Waldemir Moka (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Waldemir Moka Miranda de Britto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO:
  • Felicidade pela assinatura de acordo, entre Brasil e Estados Unidos da América, que permite a exportação da carne bovina in natura; e outro assunto. Comentários sobre a importância da assinatura de acordo, entre Brasil e Estados Unidos da América, que permite a exportação da carne bovina in natura.
GOVERNO FEDERAL:
  • Solicitação de celeridade na conclusão do processo de impeachment da Presidente Dilma Rousseff.
Publicação
Publicação no DSF de 02/08/2016 - Página 36
Assuntos
Outros > AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO
Outros > GOVERNO FEDERAL
Indexação
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, ASSINATURA, ACORDO, BRASIL, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), ASSUNTO, EXPORTAÇÃO, CARNE, PRODUTO IN NATURA.
  • SOLICITAÇÃO, AGILIZAÇÃO, CONCLUSÃO, PROCESSO, IMPEACHMENT, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, OBJETIVO, NORMALIZAÇÃO, SITUAÇÃO, PAIS.

    O SR. WALDEMIR MOKA (PMDB - MS. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, eu venho a esta tribuna, porque, hoje, no Palácio do Planalto, onde V. Exª estava presente, com as presenças de Sua Excelência o Presidente Michel Temer, o Ministro da Agricultura Blairo Maggi e o nosso Chanceler, nosso colega José Serra - aliás, ambos Senadores: o Ministro Blairo Maggi e o Chanceler José Serra -, foi assinada a questão da exportação da chamada carne in natura do Brasil para os Estados Unidos.

    Eu quero dizer que, não apenas para o meu Estado, mas para todos os Estados produtores, como é o caso do Mato Grosso, do Mato Grosso do Sul, do Estado de V. Exª...

    A SRª PRESIDENTE (Ana Amélia. Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) - Do Rio Grande do Sul também.

    O SR. WALDEMIR MOKA (PMDB - MS) - ... e de Rondônia, os grandes produtores da chamada proteína vermelha, que é a carne bovina, sem dúvida nenhuma, vai representar um avanço muito grande a permissão da exportação da carne in natura brasileira.

    Todos sabemos do rigor com que os Estados Unidos tratam as importações, sobretudo dos produtos in natura. E a carne brasileira passou por todos esses testes. Eu imagino que vai aumentar muito o volume da carne exportada, pois vai ser aberto um caminho de exportação para a carne brasileira. Por que digo isso? Porque é como se todos os outros países imaginassem que, se os Estados Unidos, com todo aquele rigor, assinaram a importação da carne brasileira, há um carimbo de exportação, o que vai trazer, sem dúvida nenhuma, uma maior produção. Ora, uma maior produção no campo significa que o produtor rural, sobretudo o pecuarista, vai aumentar sua produção, vai contratar mais gente, vai gerar mais emprego, vai gerar mais renda. E é exatamente disso que o País está necessitando.

    O Presidente Michel Temer completa hoje 80 dias de governo, e, para sua felicidade, isso foi assinado no seu Governo. Eu não sou ingênuo e sei que essa exportação é trabalhada há muito tempo. Isso é trabalho de muita gente. E eu quero, apenas e tão somente, dizer da importância do ato, da importância que se dá ao fato de o Brasil finalmente poder acessar um grande mercado consumidor que é o mercado dos Estados Unidos.

    Srª Presidente, eu quero também trazer aqui um fato. Nós divergimos aqui nessa questão de impeachment, do chamado, como disse o orador que me antecedeu, o Senador Romero Jucá, impeachment à prestação. Como ele disse, encomenda-se um golpe em cinco, em dez parcelas. Na verdade, o que o Senador Romero Jucá quer, como todos os brasileiros, é que termine essa agonia, que esse julgamento chegue ao final. O que não pode é o País ficar nessa interinidade. Isso é prejudicial não à Presidente Dilma ou ao Presidente Michel Temer, mas ao Brasil. Inúmeros negócios, inúmeros investimentos estão sendo adiados, esperando a decisão do Senado. E o que o Senador Romero Jucá cobra é que isso seja feito em um breve tempo.

    Eu vi aqui as explicações do nosso Presidente Raimundo Lira, que são coerentes. Ele segue rigorosamente o prazo, e é claro que aqueles que não querem que a votação seja feita procuram procrastinar; é legítimo, é um direito, mas isso daí tem um limite e a população... A maior prova disso foram as manifestações de ontem - ninguém aguenta mais falar dessa questão do impeachment. Então, espero que amanhã o Relator Antonio Anastasia possa ler o seu relatório, discutir, em seguida votar, no dia 9 vir aqui, para o Plenário referendar ou não aquilo que a Comissão de Impeachment decidir. E que S. Exª o Presidente Lewandowski possa fazer - evidentemente seguindo os prazos, porque ele não pode fugir disso - com que isso seja votado aqui. Como disse o Senador Romero Jucá, isso pode ser na segunda-feira, pode ser no sábado, pode ser em qualquer dia. O importante é que se decida esse fato e que a gente possa colocar este País na normalidade. Isso, tenho certeza, ajudará o desenvolvimento deste País.

    Um terceiro fato que foi colocado aqui é que uma atriz foi, segundo ela, agredida numa manifestação. Eu só quero lembrar que não é a primeira vez: a Advogada Janaina foi também agredida gratuitamente, e ela nem estava em manifestação, ela voltava do seu trabalho. Essas coisas vão criando um acirramento, e essa prorrogação só aumenta essa agonia, só aumenta esse acirramento. É por isso que eu acho que todos nós desejamos realmente que esse impeachment seja definido o mais rápido possível.

    Muito obrigado a V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/08/2016 - Página 36