Discurso durante a 123ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Apresentação de requerimento, baseado no art. 210, inciso II, do Regimento Interno do Senado Federal, solicitando a transcrição nos anais da Casa de artigo de imprensa veiculado pela internet.

Autor
Vanessa Grazziotin (PCdoB - Partido Comunista do Brasil/AM)
Nome completo: Vanessa Grazziotin
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO:
  • Apresentação de requerimento, baseado no art. 210, inciso II, do Regimento Interno do Senado Federal, solicitando a transcrição nos anais da Casa de artigo de imprensa veiculado pela internet.
Publicação
Publicação no DSF de 10/08/2016 - Página 13
Assunto
Outros > SENADO
Indexação
  • APRESENTAÇÃO, PROPOSIÇÃO LEGISLATIVA DE REQUERIMENTO NO PROCESSO LEGISLATIVO (RQS), ASSUNTO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, INTERNET.

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) - Eu quero trazer aqui ao conhecimento da Mesa uma reclamação, Presidente, e, ao mesmo tempo, uma solicitação.

    O SR. PRESIDENTE (Ricardo Lewandowski) - Sim, pois não.

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM. Sem revisão da oradora.) - Eu já protocolei à Mesa duas questões de ordem e protocolei um requerimento. Eu acabo de receber o requerimento de volta, dizendo que não há base regimental para o seu recebimento.

    O requerimento, Sr. Presidente, Presidente Lewandowski, Presidente Renan, baseado no art. 210, inciso II, do Regimento Interno do Senado Federal, tão somente solicita a inserção, nos Anais da Casa da presente sessão, de uma nota que está hospedada num sítio da internet, uma nota que tem, absolutamente, tudo a ver com o processo que nós estamos analisando aqui neste plenário. Uma nota da qual eu vou pedir a V. Exª, através de pela ordem, para fazer a leitura, visto que a nota é muito sintética, não utilizarei mais do que cinco minutos, acredito que até três minutos, Presidente Lewandowski. E fui informada pela Mesa, ao receber de volta o meu requerimento, de que não há base regimental para o seu recebimento pela Mesa, porque esta sessão - apesar de eu indicar aqui os artigos do Regimento - está sendo regida por outras normas que não as normas regimentais.

    Ora, nós acabamos de aceitar uma decisão de V. Exª e os procedimentos que V. Exª leu, adotados na presente comissão, todos eles baseados no Regimento. Então, eu creio, Sr. Presidente... Por isso, solicito a V. Exª que, por favor, aceite, receba o requerimento que eu encaminho à Mesa.

    O SR. PRESIDENTE (Ricardo Lewandowski) - Pois não, eu vou deferir... Primeiro uma contradita, porque a senhora está fazendo uma questão de ordem. Então, se é uma questão... Ou é um requerimento, pura e simples, uma reclamação?

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) - Em forma...

    O SR. PRESIDENTE (Ricardo Lewandowski) - Pois não.

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) - É apenas um apelo a V. Exª.

    O SR. PRESIDENTE (Ricardo Lewandowski) - Pois não. Então, não há contradita com relação a esse aspecto.

    Eu queria dizer que, estudando o Regimento e já me antecipando a essa possibilidade, eu entendo que não é possível integrar esse pronunciamento no parecer ou na matéria a ser discutida, mas entendo que ele pode, sim, fazer parte do pronunciamento de V. Exª no seu discurso, que integrará os Anais do Senado Federal.

    E, nesses termos, é que está deferido.

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) - Então, Sr. Presidente, eu, se V. Exª me permite, eu posso pedir a palavra pela ordem, então, para pronunciar a leitura da nota?

    O SR. PRESIDENTE (Ricardo Lewandowski) - Aí, Senadora, eu diria que V. Exª, quando fizer uso da palavra, poderá...

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) - Não, Presidente, se for assim, eu prefiro recorrer, porque... Eu queria, Sr. Presidente...

(Tumulto no recinto.)

    O SR. PRESIDENTE (Ricardo Lewandowski) - Senadora Vanessa, com o máximo de respeito, V. Exª conseguiu aquilo que desejava: nós vamos integrar isso aos Anais, isso integrará o discurso de V. Exª, integrará a história da Casa...

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) - Presidente, veja...

    O SR. PRESIDENTE (Ricardo Lewandowski) - ...e V. Exª lerá oportunamente.

    Está deferido o seu pedido.

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) - V. Exª defere o meu pedido. Eu assim farei...

(Tumulto no recinto.)

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) - Sr. Presidente, V. Exª me concede ou não a palavra?

    O SR. PRESIDENTE (Ricardo Lewandowski) - Pois não.

    Vamos garantir a palavra à Senadora.

    O SR. ALOYSIO NUNES FERREIRA (Bloco Social Democrata/PSDB - SP. Fora do microfone.) - Isto aqui não é centro acadêmico. Isso é o fim da picada!

(Tumulto no recinto.)

    O SR. PRESIDENTE (Ricardo Lewandowski. Fazendo soar a campainha.) - Senadora, dois minutos para concluir por gentileza.

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) - Muito obrigada, Presidente.

    A nota que estou apresentando...

    Primeiro, quero dizer que é praxe todos nós podermos falar a qualquer momento e entregarmos por escrito aquilo que estamos falando. Então, faço isso, entregarei sim.

    O SR. PRESIDENTE (Ricardo Lewandowski) - Está bem.

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) - Essa nota, entretanto, Sr. Presidente, é da mais fundamental importância.

(Tumulto no recinto.)

    O SR. PRESIDENTE (Ricardo Lewandowski) - Senadora, faça um resumo do resumo por gentileza.

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) - Eu resumo nos dois minutos que V. Exª me deu. Eu ouvi daqui que V. Exª teria me concedido dois minutos. Eu não vou usar além dos dois minutos.

    O SR. PRESIDENTE (Ricardo Lewandowski) - Pois não.

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) - Peço até desculpas. Não sei se V. Exª está acostumado a esse tipo de ambiente e a essa forma como todos aqui se manifestam, que é lamentável. Eu lamento muito, mas lhe digo que não é sempre que isso acontece, Presidente Lewandowski.

    O SR. PRESIDENTE (Ricardo Lewandowski) - Pois não.

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) - Essa nota que eu faço questão que fique registrada nos Anais da Casa é uma nota emitida na última segunda-feira, uma declaração de Bernie Sanders, ex-candidato democrata à presidência dos Estados Unidos...

(Tumulto no recinto.)

    O SR. PRESIDENTE (Ricardo Lewandowski) - Senadora... Senadora...

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) - ...por meio da qual ele exorta a população americana a se posicionar contra o que acontece no Brasil, que é um golpe, Presidente.

    O SR. PRESIDENTE (Ricardo Lewandowski) - Senadora...

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) - Farei a leitura na íntegra. Não é brincadeira... Não me refiro a V. Exª, Sr. Presidente. Isto não é brincadeira...

    O SR. PRESIDENTE (Ricardo Lewandowski) - Senadora...

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) - Isto é sério. É um direito que nós temos de falar de uma coisa tão importante, falar de uma figura respeitada no mundo inteiro que divulgou uma nota pedindo que a população americana...

    O SR. PRESIDENTE (Ricardo Lewandowski) - Pois não.

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) - ... se volte contra o que vem acontecendo no Brasil.

    Obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/08/2016 - Página 13