Fala da Presidência durante a 118ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comentários sobre a assinatura do acordo, entre Brasil e Estados Unidos, para a exportação de carne in natura para os Estados Unidos.

Considerações acerca do processo de impeachment da Presidente Dilma Rousseff.

Autor
Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Ana Amélia de Lemos
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO:
  • Comentários sobre a assinatura do acordo, entre Brasil e Estados Unidos, para a exportação de carne in natura para os Estados Unidos.
GOVERNO FEDERAL:
  • Considerações acerca do processo de impeachment da Presidente Dilma Rousseff.
Publicação
Publicação no DSF de 02/08/2016 - Página 37
Assuntos
Outros > AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO
Outros > GOVERNO FEDERAL
Indexação
  • COMENTARIO, ASSINATURA, ACORDO, BRASIL, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), OBJETIVO, EXPORTAÇÃO, CARNE, PRODUTO IN NATURA.
  • COMENTARIO, PROCESSO, IMPEACHMENT, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA.

    A SRª PRESIDENTE (Ana Amélia. Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) - Cumprimento o Senador Waldemir Moka pela abordagem desses temas.

    Quero dizer que o pronunciamento do Ministro Blairo Maggi numa cerimônia no Palácio do Planalto revelou a disposição de, junto com o Ministério das Relações Exteriores - estavam lá o Ministro José Serra, o Ministro Blairo Maggi e o líder do processo desse convênio para exportação de carne in natura para os Estados Unidos -, fazer uma previsão de passar de 7% para 10% o crescimento da presença do agro brasileiro no comércio internacional, especialmente sendo o Brasil um dos maiores protagonistas do mundo.

    E também quero dizer que, de fato, é preciso que a gente mantenha a ampla defesa para a Presidente afastada Dilma Rousseff; mas isso já foi observado quando, na Comissão Especial, foram sugeridas pela Acusação 16 testemunhas e a Defesa conseguiu 44 testemunhas, que foram ouvidas, todas elas, no tempo que foi determinado.

    Cabe agora, nesta semana, a definição da leitura do relatório do Senador Anastasia, como disse V. Exª: a leitura do relatório, a aprovação pela Comissão Especial do Impeachment e, posteriormente, os prazos que foram aqui anunciados pelo Senador Raimundo Lira - obedecida a regra do processo de impeachment determinada no Regimento Interno e também no rito processual, que é presidido pelo Ministro Ricardo Lewandowski -; em seguida, a votação.

    Concordo com o Senador Romero Jucá que não precisamos fazer uma folga porque é sexta-feira, mas, sim, trabalhar sexta, sábado, domingo e segunda-feira para concluir esse processo. Como disse V. Exª, não é um problema da Dilma nem um problema do Temer, mas um problema do Brasil, que é maior que os dois e maior que a própria crise.

    Então, concordo com V. Exª.

    Não havendo mais oradores inscritos, dou por encerrada a presente sessão.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/08/2016 - Página 37