Discurso durante a 127ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Manifestação contrária à deliberação de requerimento de voto de aplauso ao Governo brasileiro pelo não reconhecimento da Venezuela na Presidência do Mercosul e crítica à atitude golpista do Governo interino.

Autor
Gleisi Hoffmann (PT - Partido dos Trabalhadores/PR)
Nome completo: Gleisi Helena Hoffmann
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INTERNACIONAL:
  • Manifestação contrária à deliberação de requerimento de voto de aplauso ao Governo brasileiro pelo não reconhecimento da Venezuela na Presidência do Mercosul e crítica à atitude golpista do Governo interino.
Publicação
Publicação no DSF de 17/08/2016 - Página 47
Assunto
Outros > POLITICA INTERNACIONAL
Indexação
  • DESAPROVAÇÃO, DELIBERAÇÃO, PROPOSIÇÃO LEGISLATIVA DE REQUERIMENTO NO PROCESSO LEGISLATIVO (RQS), VOTO DE APLAUSO, GOVERNO FEDERAL, MOTIVO, AUSENCIA, RECONHECIMENTO, PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA, PRESIDENCIA, MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL), CRITICA, GOLPE DE ESTADO, BRASIL, PREJUIZO, PAIS, VIZINHO, INEXISTENCIA.

    A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PR. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, em primeiro lugar, esse requerimento não está na Ordem do Dia - não foi lido, nem sequer debatemos o requerimento aqui. Deve ser lido e entrar na Ordem do Dia. Portanto, não reconhecemos e não temos como aprová-lo aqui; tem que ser publicado, inclusive, para que o Plenário possa deliberar.

    Num segundo momento, é importante que este Plenário saiba o que está acontecendo.

    Não é possível que o chanceler brasileiro, que uma parte do Governo brasileiro se coloque contra as regras estabelecidas no Mercosul, que tem um rodízio da sua Presidência. Não há nada que impeça, hoje, a Venezuela de presidir o Mercosul. Não há nenhum impedimento por parte do Mercosul para que a Venezuela assuma a Presidência. Não é possível que este Governo interino, que está dando um golpe do Brasil, queira também exportar esse golpe para nível do Mercosul.

    Então, a primeira coisa que eu queria pedir a V. Exª é que nós não conheçamos este requerimento - que ele seja apresentado, publicado, lido e que siga regimentalmente o que deve ser seguido para, depois, virmos a discuti-lo.

    Segundo, quero deixar registrado aqui e lamentar a posição do Governo brasileiro, porque é uma posição golpista em relação ao Mercosul, golpista. Não há nada que desabone a Venezuela para participar, para ser Presidente do Mercosul agora. Além do mais, é um parceiro comercial importante do Brasil. O Brasil tem ganhado, com o Mercosul, em suas relações comerciais. Só com a Venezuela, nos últimos anos, nós tivemos um superávit de US$29 bilhões na nossa balança comercial. Além de tudo, é uma burrice do Governo brasileiro fazer esse confronto, esse enfrentamento.

    Então, eu queria deixar registrado, Sr. Presidente, e pedir para que nós não analisemos o requerimento hoje.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/08/2016 - Página 47