Discurso durante a 127ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Elogio ao Ministro das Relações Exteriores, José Serra, e ao Governo brasileiro, pelas atitudes tomadas em relação à Venezuela, País em crise democrática e econômica.

Autor
José Medeiros (PSD - Partido Social Democrático/MT)
Nome completo: José Antônio Medeiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INTERNACIONAL:
  • Elogio ao Ministro das Relações Exteriores, José Serra, e ao Governo brasileiro, pelas atitudes tomadas em relação à Venezuela, País em crise democrática e econômica.
Publicação
Publicação no DSF de 17/08/2016 - Página 52
Assunto
Outros > POLITICA INTERNACIONAL
Indexação
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, JOSE SERRA, MINISTRO DE ESTADO, ITAMARATI (MRE), GOVERNO FEDERAL, POLITICA INTERNACIONAL, REFERENCIA, PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA, MOTIVO, CRISE, DEMOCRACIA, ECONOMIA.

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - MT. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu queria, em primeiro lugar, parabenizar o Senador José Aníbal. Em segundo lugar, parabenizar o Chanceler brasileiro José Serra e o Governo brasileiro.

    É óbvio, e até vou parafrasear o Senador Cristovam Buarque, que não se pode confundir Maduro com Venezuela, mas é certo também que os atos de um governante refletem em seu país e em seu povo. Tanto refletem que hoje a Venezuela não tem nem papel higiênico para os seus cidadãos; tanto refletem que eles estão indo à Colômbia e vindo ao Brasil, para tentar fazer compras, porque nada têm ali na Venezuela.

    O Mercosul, Sr. Presidente, é um bloco que reúne países e, para que esses países estejam no bloco, existem alguns quesitos a serem cumpridos. Um deles, o Tratado de Ushuaia. Ou seja, a cláusula democrática. E a Venezuela, Sr. Presidente... Ninguém me contou não. Eu fui lá. Eu, o Senador Petecão, o Senador Aloysio, o Senador Aécio Neves, o Senador Cássio Cunha Lima, o Senador José Agripino. Nós ficamos, uma comitiva do Senado Federal brasileiro, comitiva aprovada aqui, em missão oficial, nós ficamos presos no avião da FAB, retidos por uma hora, dentro do aeroporto. Quando nós descemos, enfim, a gente via medo na população daquele país. Não é um país neste momento. Não é um governo democrático.

    Então, eu queria louvar a posição do Governo brasileiro, por essa coragem, por esse pulso firme. O Brasil, com esse gigantismo, tanto econômico quanto em termos territoriais, tem que se portar como líder aqui na América Latina. E, nesse momento, o Brasil cumpre seu papel.

    E eu queria parabenizar, de novo, o Chanceler José Serra, que tem feito uma política grande. Aliás, muitos têm criticado o Chanceler José Serra, mas ele, juntamente com o Presidente Michel Temer e o Ministro Blairo Maggi, acabam de abrir o mercado de carne norte-americano para o Brasil. E, nessa esteira, vai vir o mercado tailandês e o Japão também.

    Então, neste momento, eu não comungo com aqueles que tanto defendem... Aliás, vejo gente aqui - alguns - mais defendendo o Maduro do que, propriamente, os interesses do Brasil.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/08/2016 - Página 52