Discurso durante a 127ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Crítica à proposta do Ministro das Relações Exteriores, José Serra, de extinguir a União Aduaneira do Mercosul e à tentativa de comprar voto do Uruguai para impedir que a Venezuela exerça a Presidência do Mercosul.

Autor
Lindbergh Farias (PT - Partido dos Trabalhadores/RJ)
Nome completo: Luiz Lindbergh Farias Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INTERNACIONAL:
  • Crítica à proposta do Ministro das Relações Exteriores, José Serra, de extinguir a União Aduaneira do Mercosul e à tentativa de comprar voto do Uruguai para impedir que a Venezuela exerça a Presidência do Mercosul.
Publicação
Publicação no DSF de 17/08/2016 - Página 53
Assunto
Outros > POLITICA INTERNACIONAL
Indexação
  • CRITICA, JOSE SERRA, MINISTRO DE ESTADO, ITAMARATI (MRE), MOTIVO, TENTATIVA, EXTINÇÃO, UNIÃO, FISCALIZAÇÃO ADUANEIRA, MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL), PAGAMENTO, VOTO, PAIS ESTRANGEIRO, URUGUAI, OBJETIVO, IMPEDIMENTO, VENEZUELA, EXERCICIO, PRESIDENCIA, ENTIDADE, COMENTARIO, CRESCIMENTO, PAIS, EXPORTAÇÃO, REGIÃO, PRODUTO INDUSTRIALIZADO.

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ. Sem revisão do orador.) - Claro, Sr. Presidente. Vou ser até mais rápido, Sr. Presidente.

    Eu queria chamar a atenção dos senhores, aqui, para o fato de que estamos falando em política externa. O Brasil sempre teve um princípio de autodeterminação dos povos, de não intervenção. Nós tivemos relações, aqui, com todos os países da América Latina.

    Então, ganha um governo de direita na Colômbia e, porque aqui há um governo progressista, nós vamos brigar?! Não e assim que se faz política externa. É gravíssimo o que está acontecendo.

    O Ministro José Serra - e eu não consigo entender os motivos - está pregando o fim da União Aduaneira do Mercosul. E o maior prejudicado é o Brasil. Com o fim da União Aduaneira do Mercosul, qualquer país, como o Uruguai, pode fazer um acordo de automóveis direto com a China. É um equívoco. Sabe quem se levantou contra o fim da União Aduaneira? A Fiesp, que disse: "Alto lá!" Então, quem está impondo uma carga ideológica nesse debate é o Ministro José Serra.

    Eu queria só dizer para os senhores o seguinte: em 2002, nós exportávamos 4 bilhões para o Mercosul; em 2013, o valor chegou a 35 bilhões, sendo que 92% das exportações são de produtos manufaturados. Então, isso é muito importante para nós.

    Agora, nessa confusão toda, eles querem acabar com a União Aduaneira. E quem mais perde é o Brasil.

    Ele criou um conflito seriíssimo não só com a Venezuela, mas com o Uruguai. Isso que aconteceu no dia de hoje... Esta é a capa do El País, jornal uruguaio do dia de hoje. O Chanceler Rodolfo Nin vem reclamar, publicamente, da posição brasileira. O Senador Armando falava uma coisa ali... O Chanceler José Serra conseguiu um feito: conseguiu brigar com o Uruguai. É um equívoco completo! Tentou dizer que, se o Uruguai votasse pela retirada da Venezuela da Presidência Pro Tempore, ela podia ser beneficiada em negócios que o Brasil está construindo no mundo. Isso não faz sentido algum. Eu acho, sinceramente: o Ministro José Serra - que é Senador, que é colega nosso - tem que ser mais comedido.

    Na viagem para o México, ele arrumou outro problema. A repercussão da viagem ao México foi de declarações machistas do Senador José Serra. E agora essa declaração, com um parceiro, com um país amigo como o Uruguai!

    Eu quero seguir o Senador Roberto Requião, que é o nosso Líder. Ele lidera a delegação brasileira no Mercosul e no Parlasul, lidera toda a delegação do Senado e da Câmara dos Deputados e fez aqui um pedido de desculpas ao Uruguai.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/08/2016 - Página 53