Discurso durante a 127ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de encontro do Presidente Michel Temer com o Senador Renan Calheiros e governadores do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, para tratar de abatimento de dívidas do Fundo de Participação dos Estados e do Fundo de Exportação - FEX.

Autor
Garibaldi Alves Filho (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RN)
Nome completo: Garibaldi Alves Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ECONOMIA:
  • Registro de encontro do Presidente Michel Temer com o Senador Renan Calheiros e governadores do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, para tratar de abatimento de dívidas do Fundo de Participação dos Estados e do Fundo de Exportação - FEX.
Publicação
Publicação no DSF de 17/08/2016 - Página 54
Assunto
Outros > ECONOMIA
Indexação
  • REGISTRO, REUNIÃO, LOCAL, PALACIO DO PLANALTO, MICHEL TEMER, PRESIDENTE DA REPUBLICA, PARTICIPAÇÃO, RENAN CALHEIROS, PRESIDENTE, SENADO, GRUPO, GOVERNADOR, REGIÃO NORTE, REGIÃO NORDESTE, REGIÃO CENTRO OESTE, REFERENCIA, ABATIMENTO, DIVIDA PUBLICA, ESTADOS, FUNDO DE PARTICIPAÇÃO DOS ESTADOS E DO DISTRITO FEDERAL (FPE), EXPORTAÇÃO.

    O SR. GARIBALDI ALVES FILHO (PMDB - RN. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu queria dar conta, neste momento, do encontro que aconteceu há pouco no Palácio do Planalto, quando o Senador Renan Calheiros, após receber os governadores do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, levou os respectivos governadores à presença do Senhor Presidente da República, Michel Temer, Presidente em exercício. E Sua Excelência mostrou-se bastante sensível ao pleito dos governadores, porque os governadores acham que estão tratando uma questão desigual de uma forma igual, penalizando os Estados do Nordeste, Norte e Centro-Oeste.

    Na argumentação, os governadores afirmam que a proposta feita para o abatimento das dívidas não levou em conta que esses Estados representam apenas 9% do endividamento; não levou em conta que esses Estados têm o menor índice no recebimento do Fundo de Participação; e não levou em conta ainda o chamado - e eu aí gostaria de contar com a ajuda do Ministro Armando Monteiro - Fundo de Exportação, o FEX. Não é exato, Senador? E os governadores ainda pediram, se não puder ser feito um esforço de natureza fiscal, que o Governo possa liberar os empréstimos já encaminhados pelos Estados.

    O Presidente mostrou-se sensível e ficou de examinar, com o Ministro Meirelles, a alternativa a ser proposta.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/08/2016 - Página 54