Pela ordem durante a 127ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Crítica à crise econômica provocada pelo governo petista e elogio à atuação do Ministro das Relações Exteriores, José Serra.

Autor
Aécio Neves (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MG)
Nome completo: Aécio Neves da Cunha
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL:
  • Crítica à crise econômica provocada pelo governo petista e elogio à atuação do Ministro das Relações Exteriores, José Serra.
Publicação
Publicação no DSF de 17/08/2016 - Página 56
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL
Indexação
  • EXPECTATIVA, AFASTAMENTO, CARATER PERMANENTE, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENCIA DA REPUBLICA, CRITICA, CRISE, ECONOMIA NACIONAL, CULPA, GESTÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), GOVERNO FEDERAL, ELOGIO, ATUAÇÃO, JOSE SERRA, MINISTRO DE ESTADO, ITAMARATI (MRE), ENFASE, REFERENCIA, PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA.

    O SR. AÉCIO NEVES (Bloco Social Democrata/PSDB - MG. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, nós ouvimos aqui uma sucessão de pronunciamentos de Parlamentares da oposição, com ataques extremamente duros e, eu diria até, indelicados ao nosso colega que hoje serve ao Brasil como Ministro das Relações Exteriores.

    De todos os gravíssimos equívocos, Sr. Presidente, cometidos pelo governo petista que nos levou a essa crise econômica sem precedentes, certamente com impactos na vida cotidiana de milhões e milhões de brasileiros e que estão prestes a levar ao afastamento definitivo da Presidente da República, talvez a condução da nossa política externa tenha sido a mais desastrada de todas as ações desse governo que vive seus estertores.

    Na verdade, Sr. Presidente, ao nos submeter a uma orientação bolivariana, o que fez a política externa brasileira nos últimos anos, em síntese, foi nos isolar do mundo Deixamos de ser respeitados internacionalmente, deixamos de ampliar mercados para aqueles que trabalham e produzem no Brasil. E é este o ponto fulcral, o ponto fundamental: o que busca o ilustre Ministro das Relações Exteriores, José Serra, é retirar esse viés ideológico da condução da nossa política externa. Isso não vai ser feito sem traumas, sem trombadas, sem obstáculos, mas a direção nova já se impõe, e o Brasil como um todo é que ganha com isso, Sr. Presidente.

    Eu me surpreendo ao ouvir aqui o ilustre colega dizer que nós estávamos interferindo em assuntos internos da Venezuela. Não! Não! Quando se fala em democracia, em respeito aos direitos humanos, não há que se respeitar fronteiras, porque elas inexistem.

    Eu me lembro muito bem: nos estertores do regime autoritário no Brasil, foram várias as manifestações de lideranças democráticas de outros países, da Europa e de países vizinhos que ajudaram o Brasil a encerrar aquele ciclo negro de ausência de liberdades. Portanto, Sr. Presidente, devem ser, sim, sempre bem-vindas manifestações que preguem a democracia, respeito aos direitos humanos e a liberdade de cada povo buscar o seu destino.

    Portanto, rechaço, em nome do Partido do Ministro José Serra, de forma absolutamente clara, as acusações indevidas a ele aqui feitas, e reafirmamos não só a nossa confiança, mas o nosso aplauso à forma altiva e independente com que o Ministro José Serra vem conduzindo a política externa brasileira, fazendo jus, inclusive, à nossa tradição histórica, tradição essa violentada ao longo dos últimos anos por uma condução absolutamente equivocada dessa mesma política externa.

    Fica, portanto, aqui...

    A SRª KÁTIA ABREU (PMDB - TO) - Sr. Presidente.

    O SR. AÉCIO NEVES (Bloco Social Democrata/PSDB - MG) - ... uma palavra de desagravo ao Ministro José Serra e de reconhecimento pelo extraordinário esforço que vem fazendo para tornar o Brasil novamente respeitado no conceito das nações.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/08/2016 - Página 56