Discurso durante a 128ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações acerca da agenda cumprida por S. Exª no Estado do Acre.

Comentário sobre a possibilidade de ampliação de convenio de universidades chinesas com universidades do Brasil.

Comentário sobre o acordo que possibilita a entrada do Brasil no Instituto Internacional de Países Produtores de Bambu.

Comentário sobre a proposta de resolução do Senado que altera o ICMS de combustível da aviação.

Autor
Jorge Viana (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Jorge Ney Viana Macedo Neves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INTERNACIONAL:
  • Considerações acerca da agenda cumprida por S. Exª no Estado do Acre.
EDUCAÇÃO:
  • Comentário sobre a possibilidade de ampliação de convenio de universidades chinesas com universidades do Brasil.
INDUSTRIA E COMERCIO:
  • Comentário sobre o acordo que possibilita a entrada do Brasil no Instituto Internacional de Países Produtores de Bambu.
TRANSPORTE:
  • Comentário sobre a proposta de resolução do Senado que altera o ICMS de combustível da aviação.
Aparteantes
Aloysio Nunes Ferreira.
Publicação
Publicação no DSF de 18/08/2016 - Página 26
Assuntos
Outros > POLITICA INTERNACIONAL
Outros > EDUCAÇÃO
Outros > INDUSTRIA E COMERCIO
Outros > TRANSPORTE
Indexação
  • COMENTARIO, VISITA, ORADOR, MUNICIPIOS, CRUZEIRO DO SUL (AC), BUJARI (AC), SENADOR GUIOMARD (AC), PERIODO, ELEIÇÃO MUNICIPAL, SITUAÇÃO, INOVAÇÃO, NORMAS, ELEIÇÕES, IMPOSSIBILIDADE, DOAÇÃO, RECURSOS, EMPRESA PRIVADA, OPORTUNIDADE, REDUÇÃO, CORRUPÇÃO, APOIO, GRUPO, CANDIDATO, PREFEITO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT).
  • COMENTARIO, POSSIBILIDADE, AMPLIAÇÃO, CONVENIO, UNIVERSIDADE, ORIGEM, PAIS ESTRANGEIRO, CHINA, ENFASE, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE (UFAC), OBJETIVO, DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO, DESENVOLVIMENTO TECNOLOGICO.
  • COMENTARIO, ACORDO INTERNACIONAL, POSSIBILIDADE, ENTRADA, BRASIL, INSTITUTO, AMBITO INTERNACIONAL, GRUPO, PAIS, PRODUTOR, VEGETAIS, LOCALIZAÇÃO, SEDE, PAIS ESTRANGEIRO, CHINA, EXPECTATIVA, CONTRIBUIÇÃO, DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO, DESENVOLVIMENTO TECNOLOGICO, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, LOCAL, ESTADO DO ACRE (AC).
  • COMENTARIO, PROJETO DE RESOLUÇÃO DO SENADO (PRS), ASSUNTO, ALTERAÇÃO, IMPOSTO SOBRE CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS E SERVIÇOS (ICMS), COMBUSTIVEL, AVIAÇÃO, OBJETIVO, INCENTIVO, ATIVIDADE AEREA, ENFASE, CRIAÇÃO, LINHA AEREA, DESTINO, ESTADO DO ACRE (AC), PERIODO, DIA.

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - AC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, colegas Senadores e Senadoras, todos que me acompanham pela Rádio e TV Senado, neste fim de semana, no Acre, vivi uma intensa agenda.

    Ontem, do ponto de vista do calendário eleitoral, se inciou a campanha eleitoral para 2016, uma eleição diferente, sem a possibilidade das doações empresariais. Isso vai exigir uma mudança de atitude em todos aqueles que se candidatam nessas eleições, sejam vereadores, sejam candidatos a prefeito. Acho que o Brasil tem uma oportunidade de começar algo novo. Não podemos mudar o passado, mas podemos fazer as coisas diferentes daqui para frente.

    Acho também que o desprestígio que a política vive não é sem razão diante da sociedade. É porque o modelo fracassou, independente de partido. Quem está pagando a conta maior é o PT, mas não há nenhuma outra força política que possa estar apontando o dedo, fazendo acusações sem que seja considerado que os erros são de muitos anos e atingem todas as forças políticas.

    Estive em Cruzeiro do Sul, com a nossa candidata a prefeita Carla Brito, uma delegada, uma pessoa realmente gostável - eu gosto desse termo. Tive reuniões com lideranças, com os professores e professoras. Foi muito importante. Estive também no Município do Bujari, com o Clóvis Melo, uma pessoa que se preparou, já foi Prefeito e agora é o nosso candidato a prefeito, junto com o Galego; e a Carla e o Josinaldo em Cruzeiro do Sul, que é o segundo Município. Estive também em Senador Guiomard, com o Ney do Miltão e a Profª Silvelena, fazendo uma reunião com eles, me oferecendo para ajudar.

    O mais importante foi uma reunião com o Reitor da Universidade Federal do Acre, o Prof. Minoru, e a Vice-Reitora, Guida. Fruto de minha ida à China, a convite do governo chinês, nós criamos a possibilidade de ter a ampliação de um convênio que existe hoje da Universidade de Pequim com a Unicamp, Senador Aloysio. O mais importante convênio que as universidades chinesas fizeram com as universidades do Brasil foi com a Unicamp. Então, hoje há um número enorme de chineses sendo treinados aqui no Brasil, inclusive na língua portuguesa e em outras áreas, e também de brasileiros indo para lá.

    O Instituto Confúcio é um instituto que cria possibilidade de cooperações. E deixei um caminho aberto para fazer um anexo ou agregar, ampliar o convênio que tem com a Unicamp e incluir a Universidade Federal do Acre. E o mesmo sugeri para as universidades que ficam no caminho da possibilidade da construção da ferrovia. Não tenho dúvida de que isso é muito importante. A segunda maior economia do mundo hoje é a China.

    Nós tivemos hoje uma audiência extraordinária - V. Exª presidiu - com o Marcos Caramuru, com o Antonio Patriota e também com o Embaixador que foi designado para a Colômbia.

    O SR. ALOYSIO NUNES FERREIRA (Bloco Social Democrata/PSDB - SP. Fora do microfone.) - Julio Bitelli.

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - AC) - Julio Bitelli.

    Como tem sido na Comissão de Relações Exteriores, é uma escola, porque eles se dedicam, estudam, aprofundam o conhecimento sobre o País a que estão designados e compartilham com os Senadores e as Senadoras. Hoje não foi diferente. Foi a manhã inteira de debate. Aprendemos muito.

    Tive o privilégio de, durante 15 dias, na China, a convite do governo chinês, vivenciar aquilo sobre o que o mundo está tão cheio de dúvidas, seja na Europa, seja nos Estados Unidos, seja em grandes economias como o Japão e a nossa brasileira. Na China não há nenhuma dúvida: o país segue crescendo.

    É a segunda maior economia do mundo, vai passar a economia dos Estados Unidos. E eu diria isso tranquilamente: se alguém quiser conhecer um lugar no mundo onde as coisas realmente estão acontecendo tem que ir à China. É impressionante! O crescimento se dá em todas as áreas: da agricultura ao meio ambiente, à geração de energia, à indústria, aos serviços. Então, realmente foi muito importante.

    Mas eu vou fazer um relato dessa viagem em outro momento. Hoje, era apenas para fazer esse registro, agradecer a acolhida que tive no Acre e dizer que eu vou trabalhar intensamente para que a Universidade Federal do Acre possa firmar um convênio com a Universidade de Beijing e nós possamos criar a oportunidade para os nossos alunos.

    A última questão importante é que chegou hoje - V. Exª, Senador Aloysio, também já me designou como Relator - o acordo que possibilita a entrada do Brasil no Inbar, um instituto internacional de países produtores de bambu, que é a principal e a primeira organização internacional sediada na China, pela qual o governo chinês tem um zelo muito grande. É um complexo de prédios construídos com a estrutura de cientistas trabalhando. Essa atividade envolve mais de US$30 bilhões, no que se refere aos produtos e ao valor agregado gerado a partir do uso do bambu.

    O Brasil tem uma das maiores áreas de floresta de bambu natural e está fora dessa organização. Nós vamos, na semana que vem, fazer um debate - estou me preparando - e vamos aprovar provavelmente esse acordo. O Brasil vai institucionalizar a sua presença no Inbar. Com isso, abrir-se-á um horizonte enorme para aprofundarmos pesquisa, termos cooperação e relação comercial.

    Só o Acre tem áreas de 700 mil, 800 mil hectares de floresta contínua de bambu. Entretanto, a gente não faz nenhum uso dela, não tem nenhum benefício com ela, porque não estabelecemos uma aproximação entre o conhecimento e o mercado. E a entrada do Brasil no Inbar vai possibilitar que a Funtac, minha organização de origem, de que eu sou funcionário, a Universidade Federal do Acre, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre e a Secretaria de Ciência e Tecnologia possam trabalhar, amparados na lei que nós aprovamos aqui, de ciência e tecnologia e de acesso à biodiversidade, com operações inclusive internacionais.

    Então, estou muito animado com o retorno dessa viagem. E a boa coincidência foi que, quando V. Exª se ausentou por uma questão de outro compromisso, o Embaixador Caramuru disse: "É a melhor notícia a entrada do Brasil no Inbar, porque eu já vou chegar lá ganhando um pouco mais de prestígio com as autoridades chinesas".

    Então, eles têm um carinho, uma atenção muito grande com essa organização. Eu vi lá as fotografias. O Presidente da China esteve várias vezes no Inbar para empoderar, para valorizar essa organização internacional, que foi a primeira organização internacional sediada na China.

    Eu ouço V. Exª, Senador Aloysio, para poder concluir.

    O Sr. Aloysio Nunes Ferreira (Bloco Social Democrata/PSDB - SP) - Senador Jorge Viana, V. Exª sabe que, quando eu tive a notícia de que esse acordo tinha chegado à Comissão de Relações Exteriores, eu imediatamente pensei no senhor para relatar.

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - AC) - Eu agradeço.

    O Sr. Aloysio Nunes Ferreira (Bloco Social Democrata/PSDB - SP) - Pela sua familiaridade com o tema, pela sua dedicação a essa matéria, que demonstrou amplamente quando da relatoria do Código Florestal. E também, em razão da sua formação de Engenheiro Florestal, eu imediatamente pensei no senhor. Quando o senhor veio falar comigo hoje, o senhor veio com a farinha, mas eu já estava com o pirão pronto. Eu tenho certeza de que será um excelente relatório, para aprovação desta medida. Eu aproveito a oportunidade em que V. Exª está na tribuna tratando de tema internacional para dizer que hoje fizemos três sabatinas excelentes, como o senhor reportou, ainda ontem outras duas. E eu falei com o Presidente Renan da conveniência de começarmos cedo a Ordem do Dia hoje de modo a podemos dar vazão a todas essas autoridades. Então, se V. Exª pudesse confirmar com ele e eventualmente até assumisse a Presidência, nós poderíamos já começar a esgotar esse rol de autoridades. Muito obrigado.

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - AC) - Muito obrigado, Senador Aloysio. Aí, neste caso, vou usar da sua retórica. V. Exª está chegando com a farinha, eu já estou com o pirão pronto. Já estive com o Presidente Renan, o primeiro nome é o Embaixador Luiz Figueiredo. Nós vamos apreciar imediatamente. Só vamos ouvir o Senador Dário Berger e vamos abrir a Ordem do Dia. Há uma série de autoridades a serem apreciadas. Vou fazer agora mesmo, como você tem solicitado.

    O Sr. Aloysio Nunes Ferreira (Bloco Social Democrata/PSDB - SP) - Vê que nós nos comunicamos por telepatia, caro Senador Jorge Viana.

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - AC) - Trabalhamos na mesma frequência.

(Soa a campainha.)

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - AC) - Mas eu queria então só concluir. Mais um minuto. Não mais. Quero dizer que, Senador Aloysio, eu sigo numa batalha. Está aqui uma proposta, aceitamos negociar, de uma resolução do Senado que altera um pouco o ICMS de combustível da aviação. Acho que dá para fazer um meio termo. Mas, veja bem, nas últimas três noites, eu não dormi, porque eu estava andando para o Acre, dentro do Acre e voltando para Brasília. Foram três noites sem possibilidade de fazer aquilo que o ser humano precisa: dormir, descansar um pouco. Por quê? Para chegar ao Estado do Acre, é só na madrugada, consumindo uma noite. Para andar de Rio Branco a Cruzeiro do Sul, só consumindo uma noite. E também para voltar, como voltei hoje, saí 1h30 da manhã de lá, cheguei 6h30 da manhã. É impraticável um Estado se desenvolver com isso.

    Então, eu faço um apelo.

(Soa a campainha.)

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - AC) - Está quase na fase final um entendimento com a Gol para que a gente possa voltar a ter voo de dia no Acre, com a reforma da pista de pouso que está sendo feita, com o novo terminal de passageiros em Rio Branco. O Governador Tião Viana se empenhou muito nisso. O Governo Federal tem sido parceiro, para nós termos o 737-800 de dia, fazendo um voo de dia para Cruzeiro do Sul. Faço o mesmo apelo à Presidente da TAM. É muito importante que a gente não tenha nenhum Estado da Federação tratado de maneira diferenciada dos demais Estados.

    Era isso, Sr. Presidente Benedito de Lira. Vou reassumir. O Senador Dário Berger vem aqui para a tribuna, e nós vamos fazer a Ordem do Dia em seguida. Aproveito para convidar os colegas para que venham ao plenário. Vamos ter votação nominal já, já.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/08/2016 - Página 26