Discurso durante a 128ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentário sobre a assunção da Venezuela na presidência do Mercosul.

Autor
Aécio Neves (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MG)
Nome completo: Aécio Neves da Cunha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INTERNACIONAL:
  • Comentário sobre a assunção da Venezuela na presidência do Mercosul.
Publicação
Publicação no DSF de 18/08/2016 - Página 52
Assunto
Outros > POLITICA INTERNACIONAL
Indexação
  • COMENTARIO, POSSE, PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA, PRESIDENCIA, MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL), ENTENDIMENTO, AUSENCIA, PREENCHIMENTO, PRE REQUISITO.

    O SR. AÉCIO NEVES (Bloco Social Democrata/PSDB - MG. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, ainda sobre esse tema, a forma acalorada como os aliados da Presidente afastada Dilma Rousseff se manifestam em relação a esse tema demonstra algo que é real.

    É importante que fique cada vez mais claro: há uma profunda divergência em relação ao que nós pensamos em relação à política externa hoje conduzida pelo Brasil e o que pensavam e praticavam aqueles que governaram o Brasil até pouco tempo. O alinhamento e a subordinação do Governo brasileiro a interesses da Venezuela sempre foram combatidos por nós com a mais absoluta clareza. E os resultados, pelo menos que nós constatamos até hoje, demonstram, de forma clara - tanto os da Venezuela quanto aqueles colhidos pelo Brasil -, que nós estávamos no caminho certo.

    Pedi a palavra, Sr. Presidente, apenas para fazer aqui uma correção, para que não fique um registro equivocado neste debate, que, certamente, terá ainda outras etapas para frente.

    Uma ilustre Senadora, agora há pouco na tribuna, dizia que a oposição venezuelana defende a Venezuela na Presidência do Mercosul, o que não é verdade. Pelo menos não foi isso que hoje eu e o Senador Aloysio ouvimos de um dos principais líderes ou de alguns dos principais líderes da oposição venezuelana, entre eles o Presidente da Comissão de Relações Exteriores do Parlamento venezuelano, que está no Brasil, que visitou hoje o Congresso e que defende a permanência da Venezuela no Mercosul. Nós compreendemos também a importância do Mercosul. Acham eles, avaliam eles que, neste momento, a Venezuela não tem as condições básicas mínimas de presidir o Mercosul. Portanto, diferentemente daquilo que foi aqui dito, a posição da oposição venezuelana em relação à substituição do Uruguai na Presidência do Mercosul não é essa que aqui foi dita por uma Senadora da atual oposição no Brasil.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/08/2016 - Página 52