Pela ordem durante a 128ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentário sobre a impossibilidade da Venezuela de assumir a presidência do Mercosul.

Autor
Omar Aziz (PSD - Partido Social Democrático/AM)
Nome completo: Omar José Abdel Aziz
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
POLITICA INTERNACIONAL:
  • Comentário sobre a impossibilidade da Venezuela de assumir a presidência do Mercosul.
Publicação
Publicação no DSF de 18/08/2016 - Página 52
Assunto
Outros > POLITICA INTERNACIONAL
Indexação
  • COMENTARIO, IMPOSSIBILIDADE, POSSE, PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA, PRESIDENCIA, MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL), AUSENCIA, PREENCHIMENTO, PRE REQUISITO, PROBLEMA, ECONOMIA, DEFESA, JOSE SERRA, MINISTRO DE ESTADO, ITAMARATI (MRE).

    O SR. OMAR AZIZ (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, não preciso aqui ser porta-voz no Ministro Serra, longe de mim, até porque ele, como Senador, poderia se defender aqui. Mas vamos à realidade.

    Na Venezuela, agora, quando foram abertas as fronteiras para a Colômbia, o povo venezuelano correu para comprar material de consumo de primeira necessidade. Veja bem, Senador Aécio! Como é que a Venezuela está com capacidade agora para presidir o Marcosul se não está conseguindo resolver os problemas internos de consumo, que é uma coisa natural? Sabe por que isso? Porque eles não pagam ninguém. Quem não paga não se fornece. A Venezuela deve uma fortuna para a Coca-Cola, deve acima de US$700 milhões. Por quê? Sobre todo produto da Coca-Cola que é produzido, sobre o insumo que é mandado para lá, que é aquele xarope para se produzir a Coca-Cola, o governo venezuelano fica com toda a arrecadação e não paga os fornecedores. Como um país desse pode ter, neste momento, capacidade para presidir o Mercosul?

    Ninguém é contra o Mercosul. Somos contra a política econômica que a Venezuela está praticando. E não a está praticando contra o Brasil, mas a está praticando contra o povo venezuelano. Roraima, Boa Vista e o Estado do Amazonas - estão aqui o Senador Telmário, a Senadora Angela, o Senador Romero - estão recebendo milhares de venezuelanos, que compram produtos de primeira necessidade e os levam para seu país. Então, este não é o momento.

    Agora, querer culpar o Serra por defender os interesses brasileiros é demais! O Senador Serra, o Ministro Serra, está certo. É o primeiro momento que estamos vivendo em que, realmente, alguém pensa no Brasil. Eu me lembro do que disse uma vez o Presidente Lula, Senador Tasso Jereissati, no Amazonas. Quando a Bolívia tomou aqueles equipamentos da Petrobras, as refinarias, o Presidente Lula disse: "O que posso fazer? Vou invadir a Bolívia? É um país pobre. O preço do gás que estamos comprando está bem abaixo do mercado."

    Então, deu razão aos bolivianos.

(Soa a campainha.)

    O SR. OMAR AZIZ (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - AM) - Deu razão. Nós não vamos dar razão à Venezuela; não temos por que dar razão à Venezuela.

    E o Uruguai que me desculpe, mas a situação do Uruguai não é diferente. É um país com 3 milhões de habitantes; o PIB do Uruguai é menor do que o de muitos Estados brasileiros. Não temos por que comprar o Uruguai para que vote em uma economia que é dependente exclusivamente do Brasil e da Argentina.

    Então, estamos tratando de economia, não estamos tratando aqui de questões partidárias ou ideológicas. Em relação à economia, o Senador Serra não precisa da minha defesa, mas está corretíssimo em defender os interesses do Brasil e do povo brasileiro.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/08/2016 - Página 52