Discurso durante a 132ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações acerca da importância dos agentes comunitários de saúde.

Autor
Tasso Jereissati (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/CE)
Nome completo: Tasso Ribeiro Jereissati
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE:
  • Considerações acerca da importância dos agentes comunitários de saúde.
Publicação
Publicação no DSF de 25/08/2016 - Página 68
Assunto
Outros > SAUDE
Indexação
  • RECONHECIMENTO, IMPORTANCIA, AGENTE COMUNITARIO DE SAUDE.

    O SR. TASSO JEREISSATI (Bloco Social Democrata/PSDB - CE. Sem revisão do orador.) - Presidente Renan, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, eu não poderia deixar de me manifestar sobre este tema, já que foi no nosso governo no Estado do Ceará que foi criado, em 1987, a figura do agente comunitário de saúde.

    Esse programa teve início numa seca, quando nós transformamos flagelados da seca, aqueles que iriam para o programa de bolsa de alimentos para a seca, aqueles que eram líderes comunitários, em agentes da comunidade para diminuir a mortalidade infantil. Nós conseguimos o recorde de diminuir a mortalidade infantil no Estado do Ceará em 67%, em dois anos, quando o Ceará foi premiado pela ONU como o melhor trabalho já feito de redução da mortalidade infantil. Fazendo justiça, em seguida, o Presidente Collor, à época, viu esse programa e, através do seu Ministério da Saúde, com o Ministro Alceni Guerra, que esteve no Ceará comigo, pegou esse programa e implantou esse programa no Brasil inteiro. Então, eu não poderia deixar de fazer essa menção e de lembrar também que, muitas vezes, no Ceará, quando nós começamos a fazer esse programa, fomos duramente criticados pelo PT, àquela época, que era contra o programa, porque o considerava um programa eleitoreiro e que nós estávamos usando de influência econômica para aliciar agentes da comunidade para o nosso Partido, para a nossa visão. Neste momento, eu não posso deixar de lembrar e rememorar isso, porque tenho visto aqui vários Senadores e Senadoras do PT falando nisso como se fosse um programa que tivessem aplaudido desde o início. Não foram. Foram críticos, e críticos veementes, desse programa. Era isso que eu queria salientar.

    Eu também sou a favor da transparência. Concordo com a posição colocada pelo Presidente Aécio Neves para que nós votemos no dia 8, com toda a transparência e clareza, para que todos nós possamos ter consciência dos resultados, dos números e de suas consequências, com certeza - posso garantir, e todos os agentes de saúde do Brasil sabem - com a nossa luta em favor de que seus anseios sejam alcançados.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/08/2016 - Página 68