Pela ordem durante a 132ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Leitura de carta da bancada do PT no Senado Federal, em que é defendida a convocação de plebiscito com o objetivo de consultar a população sobre a realização antecipada de eleições, bem como sobre a reforma política e eleitoral.

Autor
Gleisi Hoffmann (PT - Partido dos Trabalhadores/PR)
Nome completo: Gleisi Helena Hoffmann
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
SISTEMA POLITICO:
  • Leitura de carta da bancada do PT no Senado Federal, em que é defendida a convocação de plebiscito com o objetivo de consultar a população sobre a realização antecipada de eleições, bem como sobre a reforma política e eleitoral.
Publicação
Publicação no DSF de 25/08/2016 - Página 71
Assunto
Outros > SISTEMA POLITICO
Indexação
  • LEITURA, CARTA, AUTORIA, BANCADA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), SENADO, DEFESA, CONVOCAÇÃO, PLEBISCITO, OBJETIVO, ANTECIPAÇÃO, ELEIÇÕES, PRESIDENTE DA REPUBLICA, REFORMA POLITICA.

    A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PR. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Obrigada, Sr. Presidente.

    Eu havia solicitado a palavra pela ordem naquele momento, mas nós encaminhamos para um acordo e achei importante não fazê-lo.

    Eu quero, na realidade, Sr. Presidente, ler uma nota da nossa Bancada, da Bancada do PT aqui no Senado, sobre a proposta de plebiscito, em resposta a uma nota, também uma deliberação da Executiva Nacional do nosso Partido.

A Bancada do PT no Senado respeita, porém discorda da decisão da Executiva Nacional do Partido, a qual se posicionou contrariamente à convocação de um plebiscito para consultar a população brasileira sobre a realização antecipada de eleições e a reforma política eleitoral.

Em nosso entendimento, a grave situação política do País, submetido a um golpe parlamentar que cassa o voto de 54,5 milhões de eleitores com o intuito de promover um programa político extremamente regressivo, impõe medidas corajosas que busquem promover a pacificação da Nação, por meio do resgate da soberania do voto popular, fonte primeira e legítima do poder democrático.

Assim, a Bancada do PT no Senado Federal concorda com a corajosa e democrática decisão da Presidenta Dilma Rousseff que, pensando no bem do Brasil, decidiu, caso seja reintegrada ao cargo do qual foi ilegitimamente afastada, convocar o povo para decidir os destinos do País.

Como a Presidenta, daremos nosso apoio irrestrito à convocação de um plebiscito, com o objetivo de consultar a população sobre a realização antecipada de eleições, bem como sobre a reforma política e eleitoral, bandeira histórica do nosso Partido.

A Presidenta confia no povo brasileiro e na democracia. Nós também.

A democracia não é apenas o lado certo da História. A democracia é a única saída para o Brasil.

Bancada do PT no Senado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/08/2016 - Página 71