Fala da Presidência durante a 130ª Sessão Especial, no Senado Federal

Encerramento da sessão especial destinada a comemorar os 70 anos da Federação Democrática Internacional de Mulheres.

Satisfação com a organização dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e com o desempenho dos atletas.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
DIREITOS HUMANOS E MINORIAS:
  • Encerramento da sessão especial destinada a comemorar os 70 anos da Federação Democrática Internacional de Mulheres.
DESPORTO E LAZER:
  • Satisfação com a organização dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e com o desempenho dos atletas.
Publicação
Publicação no DSF de 23/08/2016 - Página 19
Assuntos
Outros > DIREITOS HUMANOS E MINORIAS
Outros > DESPORTO E LAZER
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, CELEBRAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, FEDERAÇÃO, INSTITUIÇÃO DEMOCRATICA, AMBITO INTERNACIONAL, DEFESA, MULHER, DIREITOS SOCIAIS, DIREITO DO TRABALHO, DIREITO A IGUALDADE.
  • ELOGIO, COMPETENCIA, REALIZAÇÃO, OLIMPIADAS, BRASIL, ESFORÇO, ATLETAS, VOLUNTARIO, ENFASE, IMPORTANCIA, PRATICA ESPORTIVA.

    O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) - Perguntaram a mim se eu tinha alguma proposta nesse encerramento e eu me lembrei da pérola negra, Mercedes Sosa.

    Então, o vídeo dela é que vai encerrar. Mercedes Sosa, a pérola negra, Eu só peço a Deus, e, na fala de Mercedes Sosa, nós vamos ver toda a sensibilidade das mulheres para um mundo de paz, sem miséria, sem pobreza, sem violência.

    Eu peço que nós encerremos com o vídeo da grande pérola negra, Mercedes Sosa.

(Procede-se à execução de vídeo.)

    O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) - Confesso que, quanto mais vejo esse vídeo - e há diversas versões -, sempre na voz de Mercedes Sosa, mais quero vê-lo, para que eu nunca perca esta gana, esta fibra, esta raça e a coragem de indignar-me sempre, sempre e sempre e defender as causas que são de vocês, do nosso povo, da humanidade.

    Vamos dar uma grande salva de palmas àqueles lutadores, pelas causas do povo brasileiro no mundo. (Palmas.)

    Quero encerrar, em mais um minuto - já falei na abertura -, e só dizer da beleza deste evento. Aí, sim, vou pedir uma salva de palmas de pé, no encerramento. Sabem para quem? Sei que vocês vão entender, aceitar e concordar comigo. Muitos diziam que as Olimpíadas no Brasil seriam um fracasso, que eram um erro, que deveriam nunca ter feito. Diziam! Agora, eles estão pianinhos, pianinhos, pianinhos, significando que estão quietinhos, quietinhos, quietinhos.

    O Brasil mostrou toda a sua competência, deu um espetáculo para o mundo; o mundo está batendo palmas para o Brasil. Os nossos atletas chegaram ao final desta Olimpíada com o maior destaque de todos os tempos: fomos o 13º do mundo em medalhas, fomos o número um da América Latina.

    Eu queria que déssemos uma grande salva de palmas, sem entrar em nomes, para todos os atletas do Brasil e do mundo, todos os que estiveram lá, todos os voluntários, todos aqueles que ajudaram esse espetáculo maravilhoso. Não sei se é porque joguei futebol, mas aquele gol do Neymar lá onde dorme a coruja lavou a minha alma da história daquele 7 a 1 que levamos da Alemanha naquele momento.

    Mas quero mesmo não é só falar do Neymar, mas de todos: dos que ganharam medalha; dos que não ganharam medalha; daquele gigante que não é brasileiro, mas ganhou todas as medalhas de ouro na natação; e de outro que ganhou todas as medalhas de ouro nas corridas, no atletismo. Como é o nome dele?

(Intervenções fora do microfone.)

    O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) - Diga aí, bem alto.

(Intervenções fora do microfone.)

    O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) - Usain Bolt.

    Eu queria cumprimentar todos, inclusive, aquele que competiu, competiu, e nem chegou ao final. Eu queria cumprimentar também ele, pelo espírito da Olimpíada.

    Eu queria dizer que sou um amante do esporte. Para mim, o esporte é vida, é direção, é sabedoria, é conhecimento e é também formação.

    Eu queria que a gente desse, de pé - e encerramos -, uma salva de palmas ao espetáculo que o Brasil mostrou ao mundo nas Olimpíadas. (Palmas.)

    Como disse o Zagallo e como disse agora o Neymar, aqueles que duvidavam da capacidade do povo brasileiro de fazer uma grande Olimpíada vão ter que nos engolir.

    Viva o povo brasileiro, viva a Federação Internacional de Mulheres.

    Está encerrada a sessão.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/08/2016 - Página 19